Licenciatura em Química (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2945

Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das contribuições de um estudo de caso abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de química
    (2019) Lima, Cicera Gondim de; Silva, Cristiane Martins da; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860
    Muitas pesquisas na área de ensino de química apontam a importância da inclusão da história da ciência nas disciplinas cientificas. O ensino da história da ciência não só auxilia no entendimento sobre ciência e seu desenvolvimento, mas também a forma que os alunos irão se expressar, expor suas opiniões. Assim, esse trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições de um estudo de caso contendo controvérsias históricas sobre a teoria de valência para as discussões sobre a natureza da ciência. Para isso, foi aplicado um estudo de caso contendo uma controvérsia histórica sobre o desenvolvimento da teoria de valência em uma turma de História da Química do curso de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Além do estudo de caso, que foi filmado, a fim de analisar as discussões realizadas pelos licenciandos. Foram aplicados também um questionário inicial e final com o intuito de verificar as concepções prévias e o aprendizado esperado ao termino da intervenção do caso. Os resultados indicam que o estudo de caso favoreceu que algumas discussões sobre natureza da ciência surgissem durante as discussões, o que indica que esta é uma boa estratégia para estabelecer diálogos sobre ciência.