Licenciatura em Química (UAST)
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Item Análise das interações discursivas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos(2019-07-10T03:00:00Z) Rezende, Luana Russana Ferreira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/4751253414418946Nos últimos anos as pesquisas no ensino de química buscam promover recursos para superar as limitações apresentadas no modelo de ensino tradicional e que levem em consideração a articulação entre a ciência, a tecnologia e a contextualização com o ambiente que os estudantes estão inseridos. Portanto, este estudo analisa as interações discursivas ocorridas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do interior de Pernambuco. Como fundamento foram consideradas referências importantes sobre oficinas didáticas e orientações teóricas sobre dialogicidade, hermenêutica, dialética e complexidade. A metodologia da pesquisa compreendeu a coleta de dados por videografia das cinco etapas da oficina e, posteriormente, para a análise desse corpus, para avaliar recursos, direções e construção de sentidos nos diálogos no contexto, utilizamos a lista de observáveis proposta por Flores (2010), levando em consideração as teorias apresentadas acima. Como resultado desta pesquisa, foi possível identificar que a proposta da oficina contribuiu para o processo de socialização dos alunos através do estímulo e articulação entre o fazer, sentir e agir envolvida nas atividades e para construção do conhecimento por meio de um processo mais questionador e dialogado. Verificamos também que as oficinas didáticas interdisciplinares permitem grandes momentos e movimentos de interação entre aluno-aluno e aluno-professor, que devem ser bem planejadas por professores para trabalhar os conceitos científicos abordados através de temas do cotidiano do aluno e para haver a descentralização das falas.
