01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    O impacto da relação familiar no processo de aprendizagem de estudantes de Ensino Médio
    (2021-03-05) Pedrosa, Millena Leal Ferraz; Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/8623894938993142; http://lattes.cnpq.br/2776978634454172
    O presente trabalho visa refletir acerca do impacto da instituição familiar na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista a complexidade psíquica do sujeito adolescente, e considerando a influência e importância social neste processo. Ao longo do trabalho, o processo de aprendizagem é desmistificado como linear e apresentado como integrado, resultante de vários aspectos que influenciam na formação e desempenho de um estudante adolescente, inclusive o aspecto inconsciente. Consideramos que questões familiares podem interferir no processo de aprendizagem dos sujeitos adolescentes, demonstrando a importância de o docente considerar uma possível influência da família nesse processo. O trabalho estabelece uma relação entre família, subjetividade e aprendizagem, ressaltando como esses aspectos podem se conectar e influenciar mutuamente. Essa discussão foi estabelecida por meio de uma revisão bibliográfica, onde realizou-se uma leitura analítica da literatura já produzida, bem como interpretação, compilação e sumarização das informações, com posterior elaboração escrita. Por fim, considerando a complexidade e peculiaridade dos sujeitos adolescentes e suas relações com os docentes, alguns pontos de diálogo entre a ética psicanalítica e o construtivismo são estabelecidos, e as metodologias interacionistas são apresentadas como caminhos pedagógicos que podem conduzir esses discentes a um processo de aprendizagem com maior chance de eficácia.
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    Mães que passam o dia com outras famílias: discutindo a cidadania com empregadas domésticas e diaristas
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
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    Observatório da Família Itinerante
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2011) Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
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    Práticas de consumo e orçamento doméstico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Silva, Maria Zênia Tavares da
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    Gênero, maternidade, família e cidadania: um diálogo com as mulheres usuárias do Programa Mãe Legal
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2011) Regino, Fabiane Alves
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    Obesidade infantil: uma visão interdisciplinar
    (2019) Silva, Tiago Cícero da; Silva, Celiane Gomes Maia da; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402
    O excesso de peso já é um problema que afeta 1/5 da população infantil e pode resultar em uma geração futura de obesos, pois crianças obesas se tornam adolescentes obesos e 80% destes chegam à vida adulta também com obesidade. São vários os fatores que geram este sério problema, entre eles estão a influência da mídia, maus hábitos alimentares, sedentarismo, fatores genéticos e/ou a combinação desses e de outros elementos. Objetivou-se na elaboração desta monografia realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema obesidade infantil com ênfase na influência da mídia, na percepção da famíliae da importância da escola. Foram realizadas buscas utilizando bases de dados on line, como Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (Scielo). A partir dos trabalhos utilizados nesta pesquisa observou-se que é grande a influência que a mídia e as propagandas exercem no comportamento alimentar de crianças e adolescentes, bem como o tempo gasto com a televisão, internet e jogos eletrônicos. A família exerce um papel muito importante com relação aos hábitos alimentares das crianças, pois, muitas vezes são os costumes alimentares que ela oferece que irá definir quais alimentos farão parte do paladar da mesma. A escola também tem uma grande responsabilidade na questão nutricional, é seu dever oferecer uma merenda rica nutricionalmente e diversificada, ambas as partes devem trabalhar em sintonia para alcançar o resultado desejado. Portanto, é fundamental que haja acompanhamento profissional para realização do diagnóstico nutricionalnas crianças e orientação quanto aalimentação mais adequada. A família e cuidadores devem estar sensibilizados para o problema e deve-se buscar estratégias efetivas e sustentáveis no âmbito individual, familiar, escolar, comunitário e nos demais espaços em que a criança está inserida, de forma que a adoção de hábitos de vidamais saudáveis seja facilitada e promovida.