Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

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    Desenvolvimento e validação do módulo de gestão pedagógica do SysAPAE
    (2019) Gomes, Wédson Rodolfo Lopes; Albuquerque, Hidelberg Oliveira; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/0955255065576989; http://lattes.cnpq.br/6856457873240027
    As organizações não governamentais (ONG) são corporações sem fins lucrativos atuantes no terceiro setor da sociedade civil, com uma atuação solidária de grande importância na comunidade na qual está inserida atendendo em lugares e situações que o Estado é pouco presente. Uma destas organizações é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), sendo o maior movimento filantrópico do Brasil, auxiliando crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Com a grande quantidade e a diversidade dos usuários da APAE, as turmas de maneira geral não possuem um nivelamento educacional, ocasionando em um obstáculo em relação ao engajamento de todos nas atividades pedagógicas, sendo necessário elaborar tipos específicos de tarefas que se adequem às necessidades educacionais de cada usuário. Também, vale ressaltar que a instituição possui uma grande quantidade de variedade de documentos, registros esses que são descritos como relatórios de atividades, indicadores de desempenho e características dos usuários da instituição. Por esses motivos, o objetivo deste trabalho é automatizar o processo de gestão pedagógica para pessoas com necessidades educacionais especiais da APAE de Serra Talhada –PE. À vista disso, foi desenvolvido um sistema WEB para auxiliar a equipe pedagógica dessa instituição. Para isso, o método empregado se divide em três etapas: a primeira está caracterizada pela identificação do problema na qual foi observado todo o procedimento da gestão pedagógica para garantir o entendimento do processo oferecido pela organização, a segunda etapa está definida como levantamento e validação dos requisitos para só assim dar início ao processo de desenvolvimento das principais funcionalidades, e finalmente, para avaliar o sistema foi realizado um estudo de caso por meio de uma investigação com os educadores e a coordenação pedagógica.Graças a validação do sistema foi possível notar a aceitação, o entusiasmo e o sentimento de aprovação da ferramenta por parte da equipe pedagógica. É constatado que por meio do ambiente colaborativo que o SysAPAE propõe, a associação acrescenta dados melhorados, potencializando o processo e desenvolvimento pedagógico.
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    Desenvolvimento e validação do módulo de gestão de usuários do SysAPAE
    (2019) Andrade, Vinícius de Oliveira; Albuquerque, Hidelberg Oliveira; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/0955255065576989; http://lattes.cnpq.br/1580359132681549
    A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Para atender às necessidades dos usuários, a associação é organizada em quatro principais áreas: a área de saúde, assistência social, financeira e pedagógica. Com isto, uma grande quantidade de informação é gerada a todo momento e muitas destas informações são compartilhadas entre essas áreas da associação. Em entrevistas realizadas com os colaboradores e voluntários da APAE, percebeu-se que o gerenciamento atual das informações dos usuários, na sua grande maioria feita manualmente, dificulta o manuseio e compartilhamento de dados essenciais entre os setores da APAE. Além disso, para fazer buscas por características específicas do usuário ou para saber qual usuário já foi atendido, ou está agendado o atendimento é inviável, já que para isto teria que verificar manualmente todas as fichas dos usuários. Tendo em vista o problema enfrentado pela associação, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um módulo para automatizar os processos de gerenciamento da área da assistência social da APAE de Serra Talhada-PE. O desenvolvimento da solução, batizada de SysAPAE, está dividida em três etapas. A primeira etapa consiste na definição do problema, onde se fez necessário realizar uma entrevistar semiestruturada com os colaboradores sobre os processos que exercem na APAE. A validação destes processos foi feita através da elaboração e validação de um diagrama dos processos da organização. A segunda etapa consiste no desenvolvimento da solução, a definição dos requisitos, validação dos requisitos, através da elaboração e validação de diagramas, assim como a implementação e implantação do sistema. Já a última etapa consiste na avaliação da solução quanto a sua usabilidade e satisfação, com o objetivo de identifica as melhorias que o sistema trouxe a gestão e descobri o que aperfeiçoar no sistema. Com a validação do sistema foi visto que o sistema foi aprovado quanto ao teste de usabilidade e satisfação. A equipe da assistência social comprovou que o sistema viabiliza o trabalho com as informações dos usuários da APAE, assim como, permitir um ambiente de cooperação entre as áreas da organização e que o sistema melhora a eficiência dos processos.
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    Seleção e implantação de um sistema de gestão financeira para APAE de Serra Talhada
    (2019) Almeida Filho, Augusto Alves de; Souza, Ellen Polliana Ramos; Albuquerque, Hidelberg Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0955255065576989; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356
    O terceiro setor precisa, constantemente, traçar planos para captação de recursos para garantir sua sobrevivência a curto e longo prazo. Porém, na maioria dos casos, o problema não está diretamente relacionado a limitação de recursos, mas a falta da gestão financeira. É possível dizer que a gestão financeira tem como função interpretar ou estabelecer objetivos, de acordo como capital disponível, para então alocar recursos necessários para atender tais objetivos. Dentre as organizações do terceiro setor, destaca-se a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), que é uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Atualmente existem várias unidades espalhadas em todo território nacional, estando uma delas localizada no município de Serra Talhada. Sua gestão financeira é feita através do auxílio de planilhas eletrônicas, sendo que a gestão da organização entende que a ferramenta e mutilização é inadequada e possui muitas limitações. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo selecionar e implantar um sistema de gestão financeira na APAE de Serra Talhada. O método foi dividido em cinco etapas, são elas: diagnóstico; definição e validação dos requisitos;análise comparativa dos sistemas; seleção do sistema e, por último, a implantação. Sendo assim,através de entrevistas foi possível compreender o processo de gestão financeira da APAE, assim como realizar o mapeamento deste processo. As entrevistas permitiram também realizar o levantamento de requisitos, que serviu como norte na etapa de seleção, onde foram busca dos sistemas que atendessem tais requisitos que tinham como prioridade o controle de doações e doadores, fluxo de caixa e relatórios para prestação de contas. Durante o processo de seleção,vários sistemas foram analisados (Ongfácil, HYB, Any3, Economato, Argus, KAD APAE, ContaAzul e GestãoClick), sendo que o Argus foi aquele que mais agradou aos gestores da APAE,por atender aos requisitos desejados e ainda permitir a gestão de outros módulos, como saúde eeducação por exemplo. Por falta de tempo não foi possível concluir a implantação do sistema e, consequentemente, não foi possível realizar a avaliação. Mas espera-se que o sistema possa proporcionar aos gestores da APAE uma melhor visibilidade dos recursos disponíveis e dos recursos necessários para sustentabilidade dos seus projetos, assim como consciência dos limites da organização em termos de limites na realização de projetos. Além disso, espera-se também que o sistema facilite a prestação de contas da APAE e proporcione mais transparência, informando a população dos gastos e investimentos da organização, como uma forma de prestar contas dos recebimentos e apresentação das necessidades para continuidade dos projetos sociais, que visam a inclusão e assistencialismo às pessoas portadoras de deficiência e que requerem uma atenção especial.