Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2903


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
    (2022-06-13T03:00:00Z) Nascimento, Robson Lima Pereira do; Nascimento, Rogério Lima do; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/0328312194273300; http://lattes.cnpq.br/0190171912727049
    Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.