Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2903
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre(2022-06-13T03:00:00Z) Nascimento, Robson Lima Pereira do; Nascimento, Rogério Lima do; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/0328312194273300; http://lattes.cnpq.br/0190171912727049Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.Item Analema solar: uma sequência didática na construção e embasamento do que permeia no movimento aparente do Sol(2022-06-09T03:00:00Z) Araújo, Maria de Fátima Lima de; Gonçalves, Rosiberto dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4542964526401859; http://lattes.cnpq.br/3561385306324256A observação celeste trouxe a humanidade informações que mudaram determinados aspectos influenciando no formato e maneira de vida da sociedade. Especificamente o entendimento dos fenômenos do céu diurno colaboraram com tal consolidação. Apesar disso, ao longo do tempo essas informações de posições celestes dos astros se tornou obsoleta deixando sérios prejuízos na perpetuação desses conhecimentos. Nesse contexto, esse trabalho propõe a construção de uma sequência didática para alunos do 2o ano do Ensino Médio da ETE Miguel Batista na tentativa de contribuir e divulgar esses saberes. O produto educacional foi projetado em cinco etapas que compõem uma sequência didática desenvolvendo assim um estudo de caso com ação pedagógica. Através de leituras, debates, experimentações virtuais e físicas os envolvidos, nessa proposta, puderam construir e remodelar conceitos sobre Astronomia Observacional redescobrindo o horizonte celeste sem apenas apreciá-lo superficialmente. Destaca-se a importância da vivencia de cada fase, nas suas respectivas ordens, para uma melhor construção e identificação do principal objeto de estudo que foi o Analema.
