Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
    (2022-06-08) Alencar, John Miranda; Cavalcante, Vinícius Albuquerque; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6354901727868389; http://lattes.cnpq.br/9143007203563032
    Nessa pesquisa abordamos o ensino de Astronomia com foco no Sistema Solar e na colonização do planeta Marte. A pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de um jogo educacional com estudantes do Ensino Médio da EREM Sizenando Silveira, foram escolhidas duas turmas do 1º ano e duas turmas do 2º ano para aplicação do produto educacional. O referencial teórico foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel e nas teorias de ensino através de jogos de Lev Vygotsky. Para isso dividimos o presente trabalho em 5 momentos, no primeiro momento aplicamos um teste de sondagem, no segundo momento ministramos aulas expositivas com uso de recursos didáticos interativos, no terceiro momento os estudantes assistiram a um documentário sobre viagem espacial, no quarto momento aplicamos o jogo educacional que desenvolvemos e no quinto e último momento reaplicamos o teste diagnóstico com o propósito de discutir os resultados óbitos através do produto educacional. O produto educacional consiste num jogo físico de tabuleiro, adaptado a partir do jogo Imobiliário (Monopoly) onde em todo o seu percurso os estudantes devem contar com estratégias e com seu conhecimento de astronomia. A partir desse trabalho foi possível constatar que aulas com o uso de software interativo permitem ao educando interagir melhor com o conteúdo e desenvolverem um senso crítico acerca das dificuldades de uma colonização espacial, adicionalmente o uso de jogos didáticos se mostra um método capaz de incentivar os estudantes pelos tópicos relacionados ao ensino de astronomia e outras áreas afins.
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    Uma proposta de sequência didática sobre o ensino de Planetas do sistema solar usando o jogo de trilha como Ferramenta educacional
    (2022-06-17) Silva, Cláudio Roberto Barrozo da; Lima, Márcio Antonio de; Santos, Larissa Carlos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9071559983694986; http://lattes.cnpq.br/3797629213095919; http://lattes.cnpq.br/4874234219166591
    O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática sobre o estudo dos planetas e planetas anões do nosso Sistema Solar. Destacando os conceitos e características de cada astro e explorando os diversos contextos na Educação Básica se fundamentando nos documentos oficiais, como o currículo de Ciências da rede estadual de Pernambuco. A abordagem desses temas será apoiada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, e uso diversos organizadores prévios, como recursos para promover a interação entre os temas abordados. E apresentamos como produto educacional um jogo de tabuleiro, precisamente, um jogo de trilha, e assim explorando as potencialidades que os jogos educativos possibilitam no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O jogo, Pé na Trilha da Astronomia, possibilita o estudo dos temas abordados gerenciando o momento lúdico e pedagógico que ocorre na aplicação de um jogo educativo.
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    Análise da abordagem do conteúdo sistema solar no 9º ano do ensino fundamental (anos finais) na fala de professores
    (2022-07-30) Almeida, Jeferson José dos Santos; Gonçalves, Paula Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/6221874223227758; http://lattes.cnpq.br/8515312342571982
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a didatização da abordagem do conteúdo Sistema solar a partir da fala de dois professores de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para isso, propusermos aos docentes um formulário com 8 questões dissertativas, com intuito de identificar os desafios da abordagem do conteúdo Sistema Solar. Após a análise, foi possível depreender que existem desafios semelhantes e específicos encarados por ambos professores. Nessa perspectiva, buscamos refletir em possíveis propostas didáticas e metodologias com objetivo de tentar auxiliar os professores e diminuir os problemas vivenciados por eles. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos defendidos por Langhi e Nardi (2005), Lima (2018), Hetem & Pereira (2010) e Gomes (2017), também, a BNCC (2017) os PCN Ciências (1997) e o Currículo de Pernambuco (2019). Ainda utilizamos as contribuições intelectuais de Cecatto (2011), Picazzio (2014), Borges e Hyoshida (2018) e França et al. (2017). O corpus do trabalho é constituído da fala de um professor da rede particular de ensino e o outro da rede pública estadual, ambos do município de Itaquitinga – PE. A partir da fala dos professores, foi possível interpretar que ambos sentem dificuldades metodológicas provenientes das suas formações acadêmicas, pois, eles alegam que não foram orientados para lecionar Sistema Solar e assuntos que remetem à Astronomia na Educação Básica. Além disso, um dos professores declarou que faltam subsídios tecnológicos na sua escola e isso, para ele, acarreta uma dificuldade na mediação do conteúdo. Nesse prisma, buscamos metodologias e propostas didáticas que contornem os problemas apresentados pelos docentes e percebemos que dentre as perspectivas por nós investigadas, as que oferecem melhor aplicabilidade tendo em vista a realidade encaradas pelos docentes entrevistados são as que privilegiam uma abordagem lúdica do conteúdo.