Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Almeida, Edvaldo Lopes de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aspectos clinicos e tratamento em cadelas portadoras de Piometra
    (2018-07-27) Silva, Valdi Barbosa da; Almeida, Edvaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1496582925826113
    A piometra destaca-se como um processo toxi-infeccioso inflamatório mediado por influência hormonal que ocorre na fase luteal, considera-se uma doença que requer rápido tratamento devido a sua importância. Este trabalho objetivou trazer uma revisão de literatura e um relato de caso de uma cadela portadora de piometra aberta, sob os aspectos clínicos e tratamento cirúrgico, detalhando a ovariosalpingohisterectomia. Conclui-se que, devido à grande agressão que a doença causa no organismo, faz-se necessário mais trabalhos acadêmicos sobre o tema, com o intuito de incrementar o acervo científico sobre Hiperplasia Endometrial Cística – Piometra.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Fístula uretro-prepucial em cão sem raça definida - uretrostomias: relato de caso cirúrgico
    (2019-06-27) Vasconcelos, Gislaine Mariel de Sousa; Almeida, Edvaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1496582925826113; http://lattes.cnpq.br/7033904589854016
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado para conclusão do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, foi desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa foi realizada no Hospital Veterinário do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com carga horária de 260 horas, durante a qual foram atendidos 47 animais. A segunda etapa, ocorrida no Hospital Veterinário do campus Júlio de Mesquita Filho da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), teve carga horária de 160 horas e total de 22 pacientes atendidos. Dentre os pacientes acompanhados no Hospital Veterinário da UFRPE, foi selecionado um paciente da espécie canina com fístula uretro-prepucial congênita para ter o caso relatado neste trabalho. A realização do ESO promoveu melhora pessoal, pois possibilitou o contato social entre os profissionais e os tutores. Além disso, permitiu associar os conhecimentos teóricos adquiridos na graduação à prática da profissão, sendo, portanto, uma etapa de fundamental importância para a conclusão do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Hiperplasia nodular esplênica em cães
    (2018-08-20) Silva, Suzana Gabriela da; Almeida, Edvaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1496582925826113; http://lattes.cnpq.br/0421419511355810
    Alterações na forma e tamanho do baço são frequentemente observadas em cães. Essas alterações são confirmadas em animais que passam por exames complementares de imagem como radiografias e ultrassonografia. Acometendo geralmente cães idosos, de médio ou grande porte, sem predisposição de raça e sexo. As esplenopatias são doenças comuns nesta espécie, e tanto podem estar associadas com doenças benignas, com excelente prognóstico, como doenças com alto grau de malignidade e elevada taxa de mortalidade. A esplenectomia é, em alguns casos, a medida adotada como conduta terapêutica. Objetivou-se com este trabalho relatar o atendimento de um canino, fêmea, de treze anos de idade, da raça Poodle, que deu entrada na Clínica Veterinária Arionaldo de Sá, para consulta clínica. Foram solicitados exames complementares, tais como ultrassonografia, hemograma e bioquímica sérica, radiografia de tórax e eletrocardiograma, com o intuito de obter o diagnóstico e avaliar o estado geral do paciente. Os exames complementares revelaram a presença de estrutura arredondada no baço, com alta vascularização ao doppler, mas com ausência de metástase pulmonar. Com base nos exames complementares, o animal foi encaminhado para realização de esplenectomia. Após retirada do órgão, este foi encaminhado, em formol à 10%, para exame histopatológico para análise de neoplasia e graduação de possível malignidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Megaureter Esquerdo associado a Hidronefrose: relato de caso em cadela
    (2019-01-17) Costa, Fred George Tenório da; Almeida, Edvaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1496582925826113
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vivenciado na área de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, no período de 18 de setembro a 07 de dezembro de 2018, totalizando 420 horas, foi realizado no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Patos-PB, sob a orientação do professor Dr. Edvaldo Lopes de Almeida da UFRPE e supervisão do professor Dr. Pedro Isídro da Nóbrega Neto da UFCG. O presente trabalho objetivou apresentar um breve relato das atividades desenvolvidas durante o ESO, bem como relatar um caso de megaureter esquerdo associado a hidronefrose em uma cadela da raça husky siberiano. O animal tinha dois anos e seis meses de idade e 22,0 Kg, a mesma foi atendida na Clínica de Pequenos Animais do HVU da UFCG, Campus Patos-PB e tinha como queixa principal perda de peso, apatia, queda de pelos e distensão abdominal. Exames clínicos e complementares foram realizados para a confirmação do diagnóstico e tratamento. A ultrassonografia abdominal revelou alterações no rim esquerdo tais como perda da assimetria, falha na conformação renal interna, adelgaçamento da região cortical, distensão da pelve renal e intensa presença de conteúdo líquido intraparenquimal. Foi observado ureter esquerdo intensamente dilatado, por conteúdo anecóico homogêneo (urina), medindo 4,9 cm de diâmetro. A impressão diagnóstica dos achados ultrassonográficos foi indicativa de hidronefrose severa, e como diagnósticos diferenciais evidenciou-se megaureter e ureter ectópico. O tratamento de escolha foi cirúrgico, através do procedimento de nefrectomia total do rim esquerdo. O procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso, tendo o animal recebido alta e a tutora orientada sobre todos os cuidados que deveriam ser seguidos em casa até o término do tratamento terapêutico pós-cirúrgico. O ESO no hospital veterinário da UFCG foi experiência acadêmica única. A vivência da rotina hospitalar, o contato com profissionais preparados, a superação das dificuldades e tomada de decisões foram vitais para apropriação de habilidades que não são rotina em sala de aula.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Terapia celular em lesões articulares, tendíneas e ligamentares de equinos
    (2019-12-13) Cavalcanti, Augusto César Souza de Hollanda; Almeida, Edvaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1496582925826113
    O Estágio Supervisionado Obrigatório faz parte da grade curricular de conclusão do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O discente concluiu sua carga horária total de 420 horas, no périodo de 09 de setembro a 29 de novembro. O ESO foi realizado em duas fases: A primeira na Medical Assistence and Instelment for Sporthorses Veterinary Team no município de São Paulo – SP, que presta assistência médica desportiva domiciliar a mais de 250 cavalos atletas. Já a segunda fase foi realizada no Equine Hospital de Bosdreef, no município de Moerbeke-Waas – Bélgica, que tem como principal público alvo equinos de alto rendimento esportivo. O objetivo do estágio foi adquirir conhecimento técnico-cientifico sobre a clínica cirúrgica de equinos através do acompanhamento de diversos casos em ambas as instituições. Durante a primeira etapa do ESO, realizou-se visitas domiciliares para acompanhar o desempenho, performance atlética e estado de saúde dos cavalos. Na segunda etapa, foram realizados procedimentos nas áreas de ortopedia, neurologia, clínica médica e cirúrgica e diagnóstico por imagem. Este relatório descreve as atividades desenvolvidas no ESO em dois capítulos. O primeiro descreve o relato das ações desenvolvidas no estágio, e o segundo apresenta uma revisão de literatura sobre terapias celulares em lesões articulares, tendíneas e ligamentares de equinos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão