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Repositório Institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

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Frequência da infecção por vírus da Leucemia felina (FeLV) e vírus da imunodeficiência felina (FIV) em gatos residentes na região metropolitana da cidade do Recife
(2025-02-26) Cordeiro, Amanda Marques; Pinheiro Junior, José Wilton; http://lattes.cnpq.br/3931532041328673; http://lattes.cnpq.br/2297087461813170
Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas durante a residência em Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária, com ênfase em Viroses da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Estas foram realizadas no período de março de 2023 a fevereiro de 2025. Ao longo da residência, foram conduzidas diversas atividades, incluindo disciplinas teóricas, vivências no Sistema Único de Saúde, estágio na Equipe Multiprofissional de Saúde, além de participação em atividades de extensão e educação em saúde, principalmente, atividades laboratoriais específicas da área de concentração, com foco no diagnóstico laboratorial. O relatório está estruturado em dois capítulos distintos. O primeiro aborda as atividades realizadas no Laboratório de Virologia Animal, bem como as experiências na Vigilância em Saúde e na equipe Equipe Multiprofissional de Saúde, ambas desenvolvidas no Distrito Sanitário I, localizado no bairro da Boa Vista, no município do Recife, estado de Pernambuco. O segundo capítulo apresenta a pesquisa intitulada “Frequência da Infecção por Vírus da Leucemia Felina (FeLV) e Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) em Gatos Residentes na Região Metropolitana do Recife”, detalhando sua metodologia, resultados e relevância para a área de estudo.
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Explorando os heróis do solo: construção e validação de um kit didático para o ensino de biologia do solo no contexto do ensino básico
(2025-06-30) Galvão, Gabryella Dayane Menezes; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Silva, Cíntia Caroline Gouveia da; http://lattes.cnpq.br/9814234807547606; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6134849404451180
O solo, apesar de toda a sua importância para o funcionamento dos ecossistemas, é um recurso extremamente negligenciado, principalmente no cenário educacional. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os solos passaram a receber maior atenção, uma vez que sua preservação e bom funcionamento influenciam diretamente pelo menos 12 das 17 metas estabelecidas. Os conteúdos relacionados ao solo apresentam grande potencial interdisciplinar, e sua abordagem sob a perspectiva da Biologia, associada aos preceitos da Educação Ambiental, surge como uma alternativa viável para a inserção desse tema no contexto escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um Kit didático que possibilite o ensino de Biologia do Solo no contexto do ensino básico. Para isso, foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em busca das lacunas nos conteúdos de solos para as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Posteriormente à análise do currículo e identificação das lacunas, foi produzido o Kit “Explorando os Heróis do Solo”, com a montagem de artefatos para a utilização de professores e alunos. Para a validação do Kit, 5 juízes especialistas na área de Biologia, Ciência do Solo e Educação foram convidados a avaliarem os materiais via formulário. Utilizou- se a escala de Likert (Concordo Totalmente – CT; Concordo – CO; Indiferente – IN; Discordo – DI; Discordo Totalmente – DT) para o cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), considerado-se válido IVC= 0,80 ou 1,00. A análise curricular revelou negligência nos conteúdos de Solos e Biologia do Solo para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, com grande escassez do tema nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com a identificação das lacunas, 7 artefatos pedagógicos foram produzidos, sendo 1 artefato para professores e 6 para aplicação em sala de aula. Os artefatos mesclam diferentes recursos e são acompanhados de sugestões de aplicação. A avaliação dos juízes se mostrou favorável à validação, e o IVC para os itens referentes a objetividade, relevância, aplicabilidade e inclusão ficou entre 0,80 e 1,00, indicando a necessidade de pequenas melhorias e a validação do Kit para a utilização em sala de aula. Como conclusão, foi possível observar que o currículo para a Educação Básica possui lacunas para os conteúdos de solos, sendo este visto apenas nas perspectivas da geografia e desconsiderando as possibilidades de abordagem interdisciplinar. Além disso, o trabalho reforça a importância de utilizar recursos educativos atrativos e diversos, de modo que sejam inclusivos e atendam a diferentes realidades educacionais. O Kit “Explorando os Heróis do Solo” tem potencial de aplicação e pode fortalecer o ensino de biologia do solo na educação básica, tornando o aprendizado significativo e chamando a atenção para as potencialidades inerentes ao ambiente edáfico. O uso de materiais interativos e interdisciplinares representa uma estratégia inovadora, que quebra com a educação conservadora e preza pela interatividade e processos de ensino-aprendizagem significativos, formando estudantes conscientes sobre sustentabilidade, valorização e preservação do solo.
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A prática pedagógica no processo de alfabetização e letramento em uma turma de 1° ano: uma visão construtivista sobre alfabetizar
(2025-07-14) Lima, Maria Luiza Moura de; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542
Esse trabalho trata-se de uma pesquisa que possui como tema a prática pedagógica no processo de alfabetização e letramento de uma escola que se denomina construtivista localizada na cidade do Recife. Nosso objetivo foi analisar como uma professora organiza a prática pedagógica de alfabetização e letramento a partir de uma perspectiva construtivista de aprendizagem. Utilizou-se como aporte teórico Ferreiro e Teberosky (1986); Soares (1998); Mortatti (2001); entre outros para salientar aspectos da alfabetização e letramento voltados para a perspectiva construtivista. Apresenta metodologia de caráter qualitativa e utilizou-se de observação, entrevista e análise documental para identificar as práticas pedagógicas e a organização da docente. Nesta pesquisa foi possível analisar uma prática pedagógica voltada para a alfabetização e letramento de acordo com a perspectiva construtivista. Os dados apontam no sentido de reafirmar a importância do planejamento e de elementos estruturantes da prática cotidiana, como o olhar atento às necessidades dos alunos para a escolha de recursos e atividades proveitosas e também uma rotina bem estruturada para assim proporcionar uma aprendizagem mais significativa para o aluno.
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O que isso tem a ver comigo? Professores (as) de história frente aos casos de violação de direitos da criança e do adolescente no contexto escolar
(2025-08-01) Silva, Carlos Wellington Nascimento; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4611848956404156
Situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes no contexto escolar não é um acontecimento incomum. Na maior parte do tempo, a escola é cenário de gestos, narrativas e práticas racistas, homofóbicas, gordofóbicas, sexistas, xenófobas, misóginas e algumas vezes espaço de violência física. O presente trabalho busca analisar a percepção de três professores de História da rede pública de ensino diante de situações de violação dos direitos de crianças e adolescentes. Para tal, usamos a metodologia teoria da repesentação social (Moscovici, 2007), onde apresentamos três situações em que professores de história demonstram suas percepções ao serem indagados sobre como resolvem situações relativas a violência sexual de menores, racismo recreativo e agressões físicas. Como fonte para análise, utilizamos as narrativas dos professores e as matérias de jornais que retratam a violação do direito da criança e do adolescente nesse espaço. Dessa forma, discutiremos o conceito de violação de direitos (Miranda, 2018), direitos das crianças e dos adolescentes (Brasil, 1990), saberes profissionais dos professores (Tardif, 2000), Ética (Foucault, 1998) e ideia de educação combativa e emancipatória (Freire, 1996). Após análise dos dados, identificamos que os professores possuem condutas de combate e prevenção com relação às violações, centrados na perspectiva da educação emancipatória baseados no diálogo com os estudantes, familiares e sociedade.
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Discurso e música: uma análise crítica de letras de rap como instrumento de denúncia e de resistência
(2023-03-28) Nogueira, Erlania Maria da Silva Souza; Guimarães, Lilian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/4635263700059688
O objetivo geral desta pesquisa visa analisar o papel do rap enquanto discurso, à luz dos estudos da Análise Crítica do discurso. Especificamente, procuramos averiguar, por meio da análise de elementos linguísticos e de elementos contextuais, a construção estereotipada que há do rap e daquele que o compõe. Além disso, intencionamos discutir a importância de um olhar crítico para as composições musicais, a fim de se refletir sobre os problemas abordados pelo rap. Como fundamento teórico, adotamos os seguintes referenciais: Fairclough (2003), Van Dijk (2001) e Wodak (2004). A pesquisa se justifica a partir do entendimento de que o discurso do rap surge como um importante instrumento utilizado para abrir espaço para que as chamadas “minorias” possam relatar os problemas sociais, políticos e econômicos enfrentados no dia a dia do povo pobre e negro, em especial. Para tanto, a pesquisa adotou como procedimento metodológico o tipo de pesquisa qualitativa. Como corpus de análise, foram selecionadas três músicas de grande circulação do rap Emicida: “Levanta e anda” (2014), “Boa Esperança” (2015) e “Ismália” (2019). Os resultados obtidos indicam que o discurso do rap – a partir da análise de elementos linguísticos que se materializam no texto, e de seus contextos sociais, históricos, políticos, culturais e econômicos de produção, circulação e recepção – não apenas procura expor as mazelas existentes na sociedade, mas principalmente busca reivindicá-las, com o intuito de propor uma mudança social.
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Classificação multi-rótulo para análise de qualidade de feedback
(2025-08-06) Batista, Hyan Hugo Noá; Mello, Rafael Ferreira de Leite; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/4262454011553103
O feedback é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem e crucial na Educação a Distância, pois, como professores e alunos estão separados no espaço e/ou tempo, é através do feedback que o aluno vai entender como está o seu desempenho na disciplina e quais são os próximos passos do aprendizado. Existem na literatura modelos de feedback que ajudam o professor a estruturar e fornecer um feedback de qualidade ao aluno. Nesse trabalho utilizamos o conceituado modelo de feedback de Hattie e Timperley que divide o feedback em categorias (tarefa, processamento da tarefa, regulação e pessoal). É possível encontrar na literatura trabalhos que analisam feedback automaticamente com base nesse modelo. Contudo, esses trabalhos utilizam algoritmos tradicionais de aprendizagem de máquina e treinam classificadores binários para cada nível de feedback. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo utilizar algoritmos de deep learning para classificação multi-classe de feedback com base no modelo de Hattie e Timperley.
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Aprendizagem de máquina para classificação de tipos textuais: estudo de caso em textos escritos em português brasileiro
(2025-07-30) Barbosa, Gabriel Augusto; Miranda, Péricles Barbosa Cunha de; http://lattes.cnpq.br/8649204954287770; http://lattes.cnpq.br/7161363389816372
A classificação de textos considerando tipos textuais é de suma importância para algumas aplicações de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Nos últimos anos, algoritmos de aprendizado de máquina têm obtido bons resultados nesta tarefa considerando textos em inglês. No entanto, pesquisas voltadas para a detecção de tipos textuais escritos em português ainda são escassas, e ainda há muito a ser estudado e descoberto nesse contexto. Assim, este artigo propõe um estudo experimental que investiga o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para classificar textos em português considerando tipos textuais. Para isso, propomos um novo corpus composto por textos em português de dois tipos textuais: narrativo e dissertativo. Três algoritmos de aprendizado de máquina tiveram seu desempenho avaliado no corpus criado em termos de precisão, revocação e pontuação F1. Além disso, também foi realizada uma análise dos atributos envolvidos no processo para identificar quais características textuais são mais importantes na tarefa atual. Os resultados mostraram que é possível alcançar altos níveis de precisão e rememoração na classificação de textos narrativos e dissertativos. Os algoritmos obtiveram níveis de métricas semelhantes, demonstrando a qualidade das características extraídas.
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Política de crédito rural e agricultura familiar no sertão do pajeú-pe: análise a partir dos dados censo agropecuário de 2017
(2022-10-07) Santos, Luciene de Lima; Souza, Patrícia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/7515103658189588; http://lattes.cnpq.br/8934430454066446
A atividade agropecuária se consolidou como um dos principais setores econômicos do país, sobretudo na região Nordeste, onde há forte presença da agricultura familiar. O crédito rural é a principal fonte de incentivo para essa atividade, sendo o PRONAF um programa de destaque, por atender os pequenos agricultores nas modalidades de crédito para investimento, custeio, comercialização e manutenção. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar os instrumentos de crédito rural utilizados pelos estabelecimentos da agricultura familiar da microrregião do Sertão do Pajeú – PE, através dos dados do Censo Agropecuário de 2017. A metodologia incidiu no mapeamento dos 17 municípios da microrregião, onde os dados do censo foram coletados, tabulados, organizados em gráficos via o programa Excel 2010 e analisados de forma descritiva. Como resultados obtidos, os estabelecimentos agropecuários que mais contrataram o crédito, obtiveram um resultado positivo os quais foram os municípios de: Serra Talhada, Flores, Tabira, Afogados da Ingazeira, Carnaíba e São José do Egito, possuindo uma maior quantidade de estabelecimentos com produção e com pequena parte voltada à comercialização. Entre as modalidades, a de investimento foi a mais utilizada por todos os municípios, revelando um foco maior para a realização de melhorias na infraestrutura do local, na compra de equipamentos e de animais. Por outro lado, a modalidade de comercialização é a menos utilizada por esses estabelecimentos, indicando que encontram dificuldades para destinar sua produção ao mercado local e regional. Apesar disso, a abrangência do crédito rural ainda é muito baixa pelos estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar da microrregião e no geral, a principal finalidade da produção dos estabelecimentos é voltada para a própria subsistência. Sendo assim, o crédito possui grande importância para o desenvolvimento da atividade agropecuária, contudo é necessário melhorias e acompanhamento dos agricultores contratantes, a fim de romper barreiras para maior efetividade e amplitude de acesso ao crédito rural.
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A (in) desejada das horas: o tema morte na poesia de Manuel Bandeira
(2023-03-29) Diniz, Carlos Samuel dos Santos; Almeida, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6940108368664351
O trabalho tem por objetivo analisar os poemas do autor pernambucano Manuel Bandeira no que tange a temática da morte e entender as suposições que levaram o poeta a escrever sobre o tema de forma tão recorrente em suas obras. Nesse viés, o contexto de desenvolvimento deste trabalho, é selecionar três poemas para análise e compreender o que levou Bandeira a dialogar tão bem com a morte, como nenhum outro poeta brasileiro modernista o fez. Para tanto, buscamos analisar, principalmente, as perspectivas de Arrigucci Jr (1990) e Rosenbaun (2002), que trazem um panorama ímpar dos traços bandeirianos sobre o tema, além de outros estudiosos tão importante quanto no desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, procuramos investigar a temática nos poemas “Preparação para a morte” (1960), “Desencanto” (1917) e “Profundamente” (1989). As análises não admitem uma regra cronológica. Ao longo da pesquisa podemos observar que entendemos a importância da literatura para com o corpo social e com os desdobramentos que ela possui, tanto para a relação dos “eus”, nesse caso, Bandeira e sua vida pessoal, quanto para a relação do poeta com o mundo.
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Avaliação ultrassonográfica da proporção endométrio/miométrio como indicativo precoce de prenhez em búfalas
(2025-08-04) Lima, Sanderson Jorge Roberto Ramos de; Bartolomeu, Cláudio Coutinho; http://lattes.cnpq.br/7619056086707716; http://lattes.cnpq.br/5673881285178227
O estágio supervisionado obrigatório (ESO), faz parte do 11º período do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo a última oportunidade de realizar atividades práticas enquanto discente. Foi realizado em duas localidades distintas, fora da Região Metropolitana do Recife, cuja a principal área buscada foi a reprodução de bovinos, bubalinos e equinos. A primeira localidade foi na Agropecuária tapuio, no município de Taipu – Rio Grande do Norte, sob supervisão do Dr. Francisco de Assis Veloso Júnior, durante o período de 14 de abril a 23 de maio de 2025, de segunda a sexta, 8 horas por dia, totalizando uma carga horária de 216 horas. Já na segunda etapa, o estágio foi realizado na Agromaratá, com a fazenda Maratá situada no município de Olho D’água das Cunhãs, no Maranhão, sob orientação do M.V. MSc Matheus Cavalcanti de Farias, durante o período de 23 de junho a 29 de julho de 2025, de segunda a sexta, 8 horas por dia, totalizando uma carga horária de 208 horas. Dessa forma, foi totalizado a carga horária da disciplina, que são 420 horas, sob orientação do Prof. Dr. Cláudio Coutinho Bartolomeu. Por fim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o período do ESO e posteriormente apresentar um artigo científico obtido através do estágio na empresa Tapuio Agropecuária.