Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Alves, Maria do Socorro Valois"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial AADEE: um profissional da educação sob múltiplos olhares
    (2018-08-13) Rêgo, Selmo Vieira; Alves, Maria do Socorro Valois; http://lattes.cnpq.br/1019759205900756; http://lattes.cnpq.br/2855393823883797
    A pesquisa apresentada neste trabalho se insere no campo das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, com ênfase no campo da Educação. Nosso objeto de estudo é o Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial, por se constituir como um novo cargo na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife. A escolha do tema Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE, Um Profissional da Educação Sob Múltiplos Olhares, emerge da reflexão sobre o meu campo de atuação profissional, uma vez que me encontro exercendo essa função, e da observação do exercício profissional nesse mesmo campo em outras unidades educativas, o que suscitou inquietações passiveis de buscar respostas lastreadas pelo rigor científico próprio do campo da pesquisa, tais como: Sendo um cargo novo na rede pública de ensino da cidade do Recife, qual a percepção que o AADEE tem da sua própria atuação? Qual o entendimento dos demais profissionais que estão diretamente ligados ao AADEE, no ambiente escolar, têm desse novo cargo? Traçamos, então, como objetivo geral, identificar qual o entendimento que o AADEE e aqueles que estão ligados diretamente a ele, no exercício de sua função, têm sobre sua atuação. Também procuramos verificar quais as principais dificuldades encontradas pelo AADEE em seu apoio aos estudantes com deficiência, e ainda, apresentar os entendimentos dos sujeitos da pesquisa, de forma quantitativa, baseado nas informações por eles prestadas, fazendo, posteriormente, inferências de caráter qualitativo. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, característica que se configura no escopo do percurso metodológico adotado o qual contempla a análise de conteúdo como procedimento de tratamento dos dados coletados. A pesquisa realizada nos trouxe alguns resultados surpreendentes, relacionados a atuação do AADEE na área pedagógica; a precária formação dos professores no exercício da docência em Educação Especial, professores esses que não atuam no atendimento escolar especializado, entre outros. Por fim, fizemos nossas considerações finais discutindo alguns problemas e discrepâncias encontrados nos resultados da pesquisa. A partir dos achados esse estudo não tem a pretensão de se apresentar como pronto e acabado, antes instiga novas inquietações, novas respostas às mesmas inquietações na perspectiva de alimentar outras pesquisas relevantes à análise desse cargo que por ser novo na rede pública de ensino, sugere um certo ineditismo como campo fértil a descobertas epistemológicas relacionadas ao campo pedagógico, sociológico e político da formação de quadros para atuação no setor educacional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caminhos do PNE 2014-2024: implicações da Emenda Constitucional 95 para a educação brasileira
    (2019-07-12) Costa, Lásaro Filipe Lopes; Alves, Maria do Socorro Valois; http://lattes.cnpq.br/1019759205900756
    As implicações da promulgação da emenda constitucional 95/2016 na efetivação da meta 20 do Plano Nacional De Educação no decênio 2014-2024. Este trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos causados pela concretização desta Emenda Constitucional, que versa sobre a implantação de um novo regime fiscal, no cumprimento da meta 20 do PNE que trata da ampliação do investimento público em Educação pública, ao patamar de 10 por cento do PIB até o final da vigência do Plano. Os dados foram obtidos através de um levantamento bibliográfico minucioso aos poucos documentos publicados sobre estes temas devido a sua contemporaneidade. Os resultados mostram que a perspectivas da ampliação dos investimentos públicos em educação pública após a consolidação da Emenda Constitucional 95/2016 que vigorará por vinte exercícios financeiros, que correspondem há vinte anos a partir de 2017, passarão por um arrocho financeiro que praticamente congelará os investimentos em educação pública afetando não só a meta destacada por este trabalho do Plano Nacional de Educação, como todas as outras 19 metas que visam estabelecer um novo modelo de educação no Brasil. Com a implementação da Emenda Constitucional não serão alcançados os objetivos do Plano Nacional de Educação pública pelos próximos anos no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os conhecimentos matemáticos de feirantes da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE
    (2023-05-03) Nascimento, Dayvid de Oliveira; Alves, Maria do Socorro Valois; http://lattes.cnpq.br/1019759205900756; http://lattes.cnpq.br/9504031141445096
    O presente estudo propõe identificar os conhecimentos matemáticos empregados em operações comerciais que são utilizadas pelos feirantes da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE. Na fundamentação teórica trazemos a discussão acerca da Etnomatemática utilizando os referenciais de D’Ambrósio (1990, 2013); Borba e Costa (1996), PCN- Brasil (1998) entre outros. A pesquisa é caracterizada como investigativa de natureza qualitativa e quanto aos objetivos do presente estudo, do tipo exploratório-descritiva, sendo que a coleta de dados se deu através de observações feitas na feira livre e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com 10 feirantes. Após a coleta dos dados foi feita a análise dos relatos dos feirantes, averiguando os conhecimentos matemáticos utilizados pelos mesmos na feira livre. Com o resultado das análises identificamos diversas formas de utilização da Matemática praticada pelos feirantes desta cidade, caracterizando-as como conhecimento popular que pode ser estruturado como uma matemática formal, contribuindo ambas para o desenvolvimento da sociedade e no meio acadêmico. Além disso, o conhecimento matemático é obtido tanto no ambiente escolar quanto fora dele, e o saber matemático que a feira nos transmite é constituído em situações-problema encontradas naquele ambiente. Compreendemos que os feirantes usam os seus conhecimentos matemáticos na feira livre, mediante uma matemática que foi desenvolvida a partir de aprendizados escolares e não escolares, pelo fato de que nem todos os sujeitos entrevistados têm algum grau de instrução, e desenvolvem esses conhecimentos pelas atividades laborais executadas repetitivamente em seus cotidianos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão