Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Araújo, Luiza Cristina Pereira de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento humano integral: contribuições da psicomotricidade
    (2019-07-26) Pinto, Tainá Gomes; Araújo, Luiza Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/0135396145333123; http://lattes.cnpq.br/4091658484116375
    As teorias sobre o desenvolvimento humano e a psicomotricidade nos apresentam uma maneira de compreender o sujeito como ser global. Percebendo a escassez da discussão sobre esse tema no curso de Letras, bem como as nossas experiências em sala de aula na graduação, e a necessidade de melhor compreender o desenvolvimento humano, chegamos à problemática, a saber, em que medida a psicomotricidade estimula o desenvolvimento integral da pessoa contribuído para os processos educativos em geral. Para responder essa inquietação inicial, o presente trabalho teve por objetivo geral compreender o desenvolvimento humano integral, através das contribuições da psicomotricidade, refletindo brevemente sobre a sua relação com o campo educacional. A fundamentação teórica deste estudo se deu, principalmente, por perspectivas acerca do desenvolvimento humano e uma seleção de estudos sobre psicomotricidade no campo da educação. O estudo foi constituído por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, de caráter exploratório por meio da qual permitisse obter um conhecimento básico sobre o tema. Os resultados apontam para compreensão da importância da psicomotricidade como uma teoria e um método de abordagem do desenvolvimento humano integral e da educação. Constatamos, assim, como esses conhecimentos podem colaborar para a prática pedagógica do educador, bem como ampliar a discussão do campo de estudo da psicomotricidade no curso de letras onde pouco se discute sobre esse tema.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão da criança autista em sala de aula regular em Recife
    (2020-09-28) Silva, Adriana Marilia da; Araújo, Luiza Cristina Pereira de; Oliveira, Marcia
    Este artigo tem por objetivo analisar a inclusão da criança autista em sala de aula de ensino regular em uma escola privada e outra publica em Recife, através de relato dos docentes. Na escola da rede pública é possível notar através do relato das educadoras que a maior dificuldade para elas é a falta de recurso familiar e assistência medica adequada. Infelizmente a maioria depende do atendimento médico apenas do sistema único de saúde. Por sua vez o atendimento se torna demorado e nem sempre dispõe da equipe medica necessária para conseguir fechar diagnostico da criança com TEA (transtorno do espectro autista) de forma mais precisa. Diversos autores (Diniz, Barbosa e Santos,2009) apontam para elementos, além da perícia biomédica, das condições sociais de desigualdade que gravitam em torno da questão da criança autista, barreiras sociais, por exemplo, colocando-a em desvantagem nos processos de participação em diversos ambientes e atividades. Recorremos do ponto de vista metodológico ao relato de três docentes que nos possibilitou compreender como ocorre a educação especial com perspectiva inclusiva nas escolas em que atuam, suas dificuldades, suas práticas, suas experiências, e suas concepções. Os resultados apontaram para a importância de suas práticas pedagógicas para além de tão somente atividades adaptativas, mas para todo o processo pedagógico abrangente, junto às crianças autistas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O idoso e a expressão de suas necessidades: um estudo de uma uma realidade local
    (2019-02-14) Silva, Jussara de Araújo; Araújo, Luiza Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/0135396145333123; http://lattes.cnpq.br/8707377633851333
    Este estudo teve por objetivo geral compreender a expressão das necessidades das idosas em um lar de longa permanência e partir de uma realidade local, relacionadas tanto à situação institucional, cotidiana, quanto aspectos gerais de sua experiência de vida,utilizando como referência principal para compreender esses aspectos, a escala das necessidades proposta por Maslow (1970), além dos referenciais de artigos e pesquisas científicas que tratam da temática do idoso e sua relação com a instituição, ou lares de longa permanência, ou também denominadas de abrigos, cujos idosos estão em situação de abrigamento, num enquadramento institucional. O interesse pelo tema surgiu a partir da nossa experiência pessoal, de convivência no local de pesquisa, e nos deparamos com situações diversas de abrigamento e sentimos a necessidade e o desejo de compreender melhor as formas de expressão do idoso nesse contexto e como eles lidam com as adaptações exigidas por essa condição institucional. Este estudo se propôs a realização de um estudo de caráter exploratório, por meio da realização de uma pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa. Pelo viés exploratório, identificamos as manifestações das necessidades dos idosos, visando aumentar o conhecimento a respeito da temática e torná-la mais explícita, num primeiro momento. (SEVERINO, 2007; MALHEIROS, 2011). Foi utilizada a técnica da entrevista com as idosas e os dados gerados a partir das falas dos sujeitos foram analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Por fim, os resultados mostraram que as necessidades fisiológicas, de segurança e amor são os principais motivos para a institucionalização e são expressas pelo discurso das idosas e apontaram a necessidade de ampliação e aprofundamento dos estudos nessa área, visando compreender melhor as necessidades e condições do idoso em instituições de longa permanência, a fim de que os mesmos possam ser ouvidos e estimulados a expressarem suas necessidades e serem atendidos, para que sua estadia possa representar, para além das limitações institucionais, a possibilidade de sentirem-se cuidados e vivenciarem momentos de crescimento pessoal e ressignificação de suas experiências, nessa fase importante de suas vidas.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão