Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Barros, Abner Corrêa"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de um sistema com dispositivo portátil para auxílio no diagnóstico de coarctação da artéria aorta em neonatos
    (2018-08-16) Amorim, Jéssyca Karolinny da Silva; Barros, Abner Corrêa; http://lattes.cnpq.br/3825998752196688; http://lattes.cnpq.br/4499057406814333
    Nos últimos anos, os avanços da tecnologia têm trazido incontestáveis benefícios à vida humana notadamente na área da medicina. Com o desenvolvimento tecnológico, procedimentos e exames que até pouco tempo eram tidos como inviáveis técnica e economicamente, vieram a se tornar usuais e até mesmo corriqueiros no tratamento e no diagnóstico de inúmeras doenças. Entretanto, infelizmente, todo este desenvolvimento não tem sido suficiente para propiciar um diagnóstico precoce de algumas doenças congênitas, notadamente as Cardiopatias Congênitas (CC), destacando entre estas a Coarctação da Aorta (CoA). Os métodos de diagnósticos disponíveis atualmente são ineficaz, não permitindo um diagnóstico precoce, o que, devido a complicações, pode levar o paciente ao colapso cardíaco, com possíveis consequências neurológicas e até mesmo à morte. O presente trabalho tem como objetivo oferecer sua contribuição com o tema por meio da participação no desenvolvimento de um dispositivo computacional para a realização da fotopletismografia simultânea de dois canais, trabalhando diretamente no desenvolvimento e validação dos algoritmos de das curvas fotopletismográfica (PPG) de neonatos a fim de auxiliar na identificação e no diagnóstico de CoA.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de metodologias ativas de ensino associada à robótica educacional com alunos do Ensino Fundamental: relato de uma experiência
    (2020-11-04) Cupertino, Gabriela Barbosa; Barros, Abner Corrêa; http://lattes.cnpq.br/3825998752196688; http://lattes.cnpq.br/6157059647848581
    As metodologias ativas de ensino são abordagens de ensino-aprendizagem que caracterizam-se por levar o aluno a assumir um maior protagonismo na dinâmica da aquisição de conhecimento, de forma que o professor passa a atuar não mais como um detentor maior da informação e do saber mas como um facilitador e mediador deste processo. Nesta abordagem o aluno é estimulado a participar de forma ativa na construção do conhecimento por meio da busca por soluções para problemas relevantes no seu contexto de vida e pelo exercício constante do senso crítico. O objetivo desta monografia é trazer um relato crítico do uso de metodologias ativas de ensino (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem em Pares e Movimento Maker) associadas a ferramentas tecnológicas (Robótica Educacional e Design Thinking) em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Vitória de Santo Antão - PE. Serão analisados tanto os métodos pedagógicos empregados quanto o impacto do uso dessas metodologias no desempenho e na vivência escolar dos estudantes envolvidos. Os resultados observados ao longo deste processo permitiu concluir que as metodologias adotadas proporcionaram aos alunos ganhos em áreas que foram além da simples aquisição do conhecimento acadêmico, com melhoras significativas na capacidade de socialização, trabalho em equipe e na construção de um pensamento crítico e questionador.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão