Navegando por Orientadores "Dantas, Mariana Albuquerque"
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Item A importância de conteúdos digitais para o ensino de História: articulação política indígena e revisão historiográfica(2024-09-23) Lima Filho, Henrique Rodrigues; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/8646187137396793O presente artigo teve como objetivo apontar as ações dos povos indígenas no tempo presente como protagonistas na construção histórica do país. Discutimos a Lei nº 11.645/2008 determinando o ensino de história e culturas dos povos indígenas nas escolas do Brasil e que é fundamental em todo o processo de ensino sobre essa temática. Realizamos uma breve revisão historiográfica de autores importantes para pensar o tema. Por fim, tratamos das ações no tempo presente dos povos indígenas enfatizando conteúdo publicado em redes sociais, com potencial de se tornar subsídios para ser utilizado no ensino da história indígena no Brasil.Item “Becos da resistência”: uma análise historiográfica sobre Conceição Evaristo e Kmila CDD(2019-12-17) Paraiso, Diana Bárbara do Nascimento; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5957556943043849Este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise comparativa, entre o livro “Becos da memória”, de Conceição Evaristo e o EP “Preta Cabulosa” de Kmila CDD, mulheres negras, que apresentam no lirismo discursos fortemente representativos da memória afro-brasileira, a partir do resgate oral e musical. Ambas nascidas nas periferias de grandes centros urbanos, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, carregam em suas vivências e, consequentemente, nas suas produções, memórias coletivas. Além disso, pretende-se apontar a ausência do uso das letras e das músicas do rap no ensino de História nas escolas. Assim, procura-se como as teorias que abrangem a História Cultural no Brasil, bastante difundida a partir dos anos 1980, por agregar as subjetividades, novas abordagens e novos objetos, expandidos à escrita da História por Walter Benjamin, E.P. Thompson, Margareth Rago e outros, influenciaram no resgate historiográfico dessas autoras que utilizam de linguagens diversas, a literatura e o rap, respectivamente, contribuindo para protagonizar memórias geralmente silenciadas na história nacional tanto na universidade como nos demais espaços formais e não formais de educação.Item Disputas, mistura e transformações identitárias: o processo de formação do lugar de Águas Belas e do Aldeamento dos Carnijó, em Pernambuco, entre as décadas de 1650 e 1760(2022-05-31) Santos Neto, José Cordeiro dos; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/3864055213140532Entre 1654, após a expulsão dos holandeses, e 1760, durante o chamado período pombalino (1750-1777), diversos processos foram realizados no interior da capitania de Pernambuco, que interferiram diretamente na organização e no modo de vida dos povos indígenas. Os indígenas que habitavam a região do atual município de Águas Belas, no agreste pernambucano, vinham passando por processos de contato, reelaboração das identidades, formação de alianças e conflitos por terra, se apropriando dos mecanismos coloniais, de acordo com as limitações impostas e os seus interesses. Dessa forma, o presente artigo tem como principal objetivo a análise e interpretação desses processos relacionais e das disputas por terra, entre as décadas de 1650 e 1760, na formação do lugar de Águas Belas e do aldeamento dos Carnijó.Item “Dos índios do Brasil em geral”: povos indígenas na “História geral do Brasil” de Francisco Adolfo de Varnhagen(2023-09-19) Lira, Maria Augusta Freitas Barbosa Paiva de; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/5150234226847838O presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel conferido aos povos indígenas na obra História Geral do Brasil, escrita pelo historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). O foco da análise foi direcionado para o capítulo “Dos índios do Brasil em geral”, pois ali se encontram as principais ideias do autor sobre os indígenas, que serão retomadas ao longo da obra. Busca-se compreender como o seu discurso contribuiu para a criação das representações evocadas que marcam a elaboração do senso comum sobre a imagem dos povos indígenas na historiografia do século XIX e em como essa narrativa vai perdendo lugar desde a década de 1990 com o avanço das pesquisas referentes à temática do protagonismo indígena na construção do Brasil.Item Extinção do Aldeamento de Cimbres: reelaboração espacial e transformações das identidades indígenas na Serra do Ororubá (Pesqueira/PE), 1850-1879(2024) Nascimento, Alice Victória do Monte; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/9502249666929102Nesse texto buscamos apresentar as intervenções das políticas indigenistas no século XIX, com foco no Aldeamento de Cimbres, analisando como as mudanças locais, reestruturando de forma contínua aquele ambiente, construíram relações complexas e provocaram mudanças importantes nas identidades indígenas. Com esse propósito, a partir de uma revisão bibliográfica e análise de documentos oficiais, utilizando os conceitos de territorialização e ressocialização, nos debruçamos sobre as especificidades do processo para a extinção do Aldeamento de Cimbres, na Serra do Ororubá, em Pesqueira/PE. Por fim, realizamos um breve balanço sobre as formas de permanência dos indígenas após a extinção do Aldeamento.Item Flechas e punhais: as relações socioculturais entre os indígenas Atikum e os cangaceiros na Serra do Umã no Sertão pernambucano (1922-1938)(2021-12-15) Cavalcanti, Maria Tereza de Melo; Dantas, Mariana Albuquerque; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/4296981034439802O presente trabalho buscou analisar as relações entre o povo indígena Atikum e os bandoleiros no período lampiônico, entre 1922 a 1938, época quando Virgulino Ferreira da Silva, de codinome Lampião, chefiava um dos maiores bandos de cangaceiros nos sertões nordestinos. Buscamos, assim, compreender os processos que constituíram essas interações, apontando as dinâmicas vivenciadas por esses dois grupos, levando em consideração que o contexto sociocultural do período em questão indicava algumas das razões para o estabelecimento dessas relações. A Serra do Umã é o espaço privilegiado de análise por ser uma localidade historicamente habitada por indígenas e que, no início do século XX, foi refúgio para cangaceiros.Item Gênese do conceito "América Latina": debates e perspectivas históricas(2024-03-08) Oliveira, Gabriel Clementino de; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333Este artigo tem o objetivo de apresentar o debate relacionado à gênese do conceito de América Latina e ao processo político de sua constituição na segunda metade do século XIX, a fim de indicar as pessoas responsáveis por sua criação e, portanto, também quem não estava representado pelo conceito, ou seja, pessoas não brancas, que representavam a maioria da população. Para tanto, este estudo foi realizado através do método da pesquisa bibliográfica a respeito do tema central, bem como da conjuntura social e política da América Latina, quando de sua elaboração e das ideias e concepções vigentes, que estruturaram a exclusão dos indígenas, mestiços e negros na formação da identidade e das políticas dos novos Estados das antigas colônias espanholas na América.Item Manoel Valentim: indígena, cabano e articulador político. Trajetória e defesa do aldeamento Riacho do Mato na Zona da Mata Sul de Pernambuco (1859-1880)(2021-12-10) Lima, Paulo José de Melo; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/2516800326175280Este artigo teve como objetivo apresentar os resultados das pesquisas realizadas sobre a trajetória e liderança do indígena Manoel Valentim dos Santos, na criação e defesa do aldeamento Riacho do Mato, localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco, numa região próxima à fronteira com Alagoas. Buscamos apresentar algumas informações sobre a trajetória de vida de Manuel Valentim ao longo do século XIX e abordar a situação histórica na região citada durante os processos de existência e extinção do aldeamento Riacho do Mato.Item Os Xukuru do Ororubá na Liga Camponesa de Pesqueira (1948-1969): uma análise através de periódicos(2021-03-01) Silva, Ellen Joshua Alves da; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/2963047353907000Este artigo investiga a participação de indígenas Xukuru do Ororubá na Liga Camponesa do município de Pesqueira no período que vai de 1948 a 1969, com destaque para a ocupação do Sítio Pedra D’Água, área da Serra do Ororubá anteriormente pertencente ao aldeamento de Cimbres, onde habitavam os Xukuru. Os periódicos assumem papel fundamental nesse trabalho por explicitar os discursos das elites pernambucanas - principalmente da elite pesqueirense – acerca da legitimidade da identidade Xukuru, da “ameaça comunista” no município e das disputas agrárias pela Serra do Ororubá. Além disso, tal intersecção entre as Ligas e os Xukuru se mostra bastante significativa para o entendimento prático do conceito de territorialização, formulado por João Pacheco de Oliveira.Item Política externa do Primeiro Reinado: antecedentes de um império entre repúblicas às vésperas do Congresso do Panamá (1822-1831)(2024-10-02) Santana Neto, José Felix de; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/5751622751895692Este trabalho historiográfico analisará as relações diplomáticas estabelecidas pelo Império do Brasil no período que compreende o Primeiro Reinado - de 1822 a 1831 - com os países vizinhos do continente americano, bem como o contexto da época, que impactou profundamente a identidade nacional e como tudo isso culmina no Congresso Anfictiônico do Panamá. Mais adiante, analisaremos aspectos relevantes que circundam os eventos em torno do Congresso do Panamá (1826) e a ausência brasileira no evento, se encaixando nesse debate como uma recapitulação do que já foi estudado a nível nacional e continental sobre o tema, enquanto explora possíveis lacunas ainda não analisadas completamente nas produções já feitas, principalmente no que diz respeito a essa não participação.Item Populações indígenas no sul de Pernambuco: o caso do Riacho do Mato e da Colônia Socorro (1860 - 1880)(2023-09-20) Ferreira, Ailton Robson de Oliveira; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/0537716810045849O presente trabalho tem como objetivo principal compreender o processo de formação e desestruturação do aldeamento indígena na região do Riacho do Mato entre as décadas de 1860 e 1880, localizado ao sul da província de Pernambuco, próximo à fronteira com Alagoas. É central para a análise a compreensão da convergência e das interações entre diferentes sujeitos históricos que habitavam ou circulavam por esse território, indígenas e não indígenas. Após a extinção do aldeamento do Riacho do Mato, em 1873, foi criado no mesmo lugar a Colônia Socorro para receber migrantes da seca do interior da província. Mesmo com uma duração curta, 1878-1880, a Colônia foi motivo de profundas transformações no local devido ao ingresso de milhares de novos moradores, à reestruturação do território e da administração pública.Item Representações sobre povos indígenas: uma análise historiográfica a partir da crônica “Duas viagens ao Brasil” de Hans Staden(2025-03-18) Santos, Yasmim Larissa Gonçalves dos; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/6536981049328121Este trabalho propõe um olhar acerca da crônica “Duas Viagens ao Brasil” (1557) de Hans Staden analisando as formas que o discurso do cronista do século XVI influenciou as maneiras pelas quais sociedades indígenas e suas relações sociais e culturais são refletidas. Atentando-se sobre como o contato de Staden com diferentes povos indígenas, desde Pernambuco até Bertioga, foi moldando sua visão acerca dessas sociedades. Através do levantamento bibliográfico de trabalhos de autores como João Pacheco de Oliveira e Elisa Garcia, propõe-se uma revisão bibliográfica que toma como ponto central o protagonismo desses povos nas transformações sociais e culturais presentes em seus cotidianos. Assim como, o poder que a tomada de crônicas de viajantes como fonte verídica das realidades de povos indígenas do século XVI tem na criação de estereótipos sobre essas comunidades. Ademais, destaca-se o papel ativo das mulheres indígenas como molas centrais de suas comunidades, seja através das atividades desenvolvidas ao estabelecimento de alianças por meio de casamentos. Buscando assim, olhar para as imagens desenvolvidas em torno dos indígenas do século XVI, como também produtos de uma realidade social que entendia nesse, o outro que deveria ser civilizado por preceitos e normas de uma sociedade europeia tida como civilizada.
