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Navegando por Orientadores "Ferreira, Hugo Monteiro"

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    A dialogicidade como meio de enfrentamento à violência escolar e fortalecimento da autonomia infantil numa escola democrática
    (2019-11-21) Andrezzo, Clara; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/9709122120661613
    O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da dialogicidade na escola como base para processos escolares democráticos, e como ferramenta para o enfrentamento e a prevenção à violência escolar. A escolha desse tema surgiu da vontade de compreender se efetivamente o fortalecimento das crianças, tendo o diálogo como princípio, pode auxiliar no enfrentamento à violência escolar? A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e utiliza a observação participante como método, entrevista semi-estruturada e questionário como técnicas de construção de dados. O lócus foi numa escola da Rede de Ensino Pública Municipal do Recife, localizada na Zona Norte da Cidade. Considerando que a escola pode ser um espaço e um tempo em que o diálogo seja fundamental para o fortalecimento da autonomia das crianças, nos dedicamos a observar os casos de violência, e identificar os dispositivos facilitadores de diálogo presentes na escola, além de analisar os princípios constitutivos de uma escola democrática, evidenciando a repercussão em processos dialógicos.
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    A importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE: um estudo sobre o Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE
    (2022-10-07) Moraes, Rafaela Gomes Carvalho de; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/8866417999723799
    Esta pesquisa objetiva de modo geral compreender a importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), considerando o caso do Núcleo do Cuidado Humano dessa mesma universidade. Fundamentamos nossa pesquisa em teorias sobre o cuidado humano; sobre a educação socioemocional; sobre a educação superior brasileira, tomando como base os principais autores: Ferreira (2021), Goleman (2010), Pires (2016), Cruz (2015), Caixeta (2011), Zoboli (2003), Carleto (2018), Stallivieri (2019) bem como os documentos oficiais do NCH, do curso de Pedagogia e do Ministério da Educação do Brasil. É uma investigação de base qualitativa, sendo utilizado método de estudo de caso, com técnicas de construção de dados que se deram de três formas: (a) observação exploratória; (b) questionário e (c) entrevistas semiestruturadas. O lócus de investigação ocorreu no espaço virtual, local em que tivemos acesso ao material documental e a alguns dados e contatos com parte dos sujeitos interlocutores da pesquisa. Nossos sujeitos da pesquisa foram estudantes da licenciatura em Pedagogia da UFRPE; professores da referida licenciatura e a ex-reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, à época em que o Núcleo do Cuidado Humano foi instituído na UFRPE. Após resultados, chegamos a alguns pontos de reflexão: (a) as estudantes participantes da pesquisa disseram sentir cansaço, exaustão mental, estresse e desejam um ambiente universitário mais cuidadoso e que se preocupe com a saúde emocional da comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo, vimos que, desde o ano de 2018, época em que o NCH foi criado, a UFRPE tem se esforçado para que a Universidade passe a ser espaço de prevenção ao sofrimento psíquico e de promoção da saúde mental, considerando a sua comunidade.
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    A prática pedagógica docente e a educação inclusiva: as diferenças e a interação entre pares
    (2019-11-26) Silva, Ullair Maria da; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/8211246095655132
    Prática Pedagógica Docente, interação entre pares e inclusão são temas que vêm sendo evidenciados a cada dia. É no ambiente escolar, que o(a) estudante passa uma boa parte do seu dia. Na sala de aula, o(a) docente passa por diversas experiências, muitas situações são resolvidas e devem ser bem resolvidas no momento que acontecem. O papel docente é importante para a aprendizagem, desenvolvimento dos(as) estudantes, interação e inclusão. A interação do(a) estudante dentro e fora de sala de aula influência em seu desenvolvimento cognitivo e emocional, assim se faz pertinente estudar essa temática. Quanto à inclusão, vivemos em um mundo cercado de “diferenças” e é na escola que começamos conhecer e conviver com culturas, identidades, religiões diferentes da nossa. Por isso, chegamos ao estudo acerca dessa temática, cujo objetivo geral é analisar a prática pedagógica docente e suas influências nos processos de inclusão entre pares em sala de aula. Para alcançar esse objetivo geral, tomamos como respaldo, teóricos que descrevem sobre prática pedagógica docente, inclusão e interação entre pares. Destacamos Martins(2012) por retratar questões acerca da Educação Inclusiva, trazemos Mantoan(2003) que também discorre sobre Educação inclusiva e suas implicações, utilizamos Morales(2001) para contribuir acerca do papel docente, e outros(as) autores(as) que são importantes para o nosso trabalho. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma de 4º Ano de uma Escola Municipal da Cidade do Recife, tendo como sujeitos interlocutores, a docente e os(as) estudantes, em destaque um estudante que é diagnosticado com autismo e uma estudante que é excluída pelos(as) amigos(as). Utilizamos como base, a abordagem qualitativa e tomamos como técnicas de coleta de dados: observação participante, entrevista semiestruturada e roda de discussão. A partir das técnicas utilizadas e da fundamentação teórica, pudemos observar a prática pedagógica docente em prol à inclusão e à interação dos(as) estudantes.
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    Bullying gordofóbico na escola: questões de enfrentamento, questões de negligência
    (2019-12-10) Ramos, Ellayne Pereira; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/0045483921122793
    Aqui serão apresentadas teorias e práticas acerca do fenômeno do bullying gordofóbico. Tal fenômeno ocorre nos ambientes educativos. Tratasse de uma pesquisa de cunho etnográfico que foi realizada numa escola municipal da rede do Jaboatão dos Guararapes - PE. Durante os anos de 2018 a 2019. No estudo, buscou-se identificar quais os mecanismos de enfrentamento que a escola tem utilizado para combater o bullying gordofóbico nesses espaços, ou se a escola simplesmente não faz uso de suas ferramentas e acaba por corroborar com negligência em tais espaços.
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    Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças
    (2021-02-26) Silva, Raissa Auanne dos Santos; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/8531560790849988
    Este trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade.
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