Navegando por Orientadores "Figueiredo, Marcos Antonio Bezerra"
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Item Agroecologia e ancestralidade - encantamento e fortalecimento da identidade e lutas camponesas nos Sertões de Crateús-CE(2024-03-07) Silva, Jaislânia Araújo; Figueiredo, Marcos Antonio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4886000173439874O presente Memorial Acadêmico apresenta a minha trajetória vivida ao longo dos quatro anos do curso Bacharelado em Agroecologia-UFRPE, estruturado em formato de linha do tempo, com o objetivo de apresentar, analisar e refletir sobre essa experiência, as aprendizagens adquiridas, os momentos marcantes e atividades de ensino, pesquisa e extensão. A construção se deu através de revisão de cadernos, textos, fotos, vídeos e conversas com amigos e familiares. Revela a minha história de vida e como se deu a escolha pelo curso e pela Agroecologia. Descreve, analisa e reflete as temáticas do Campesinato, Agroecologia e Feminismo, Bordado como arte-educação, que me marcaram nesse período, importantes na minha formação profissional e pessoal. Reconhecendo o papel valioso dos camponeses e camponesas na construção da agroecologia e o bordado como instrumento artístico/cultural, capaz de enriquecer e potencializar os processos de ensino-aprendizagem.Item Agrofloresta para convivência com o semiárido: a experiência da Agrodóia Exu - PE(2018-08) Paiva, Mauro; Figueiredo, Marcos Antonio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4886000173439874; http://lattes.cnpq.br/7825106109701814O objetivo da orientação técnica é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, buscando formas mais sustentáveis e contextualizadas com as realidades dos agricultores. Nessa lógica o objetivo da vivência junto ao casal de agricultores Vilmar Luiz Lermen e Maria Silvanete Benedito de Sousa Lermen foi de participar das diferentes estratégias de manejo utilizadas em seu sistema agroflorestal. A propriedade do casal situa-se na comunidade Serra dos Paus Dóias, município de Exu no alto sertão pernambucano. Lá o estagiário participou de atividades diversas relacionadas aos sistemas agroflorestais, tais como: uso de ferramentas e maquinário agrícola, várias técnicas de podas, plantios através de sementes e por materiais de propagação (estaquia), estudo das espécies nos arranjos agroflorestais e nos consórcios, capinas seletivas e preparo do terreno para plantio de novas áreas, manejo do solo e Insumos. Além da implantação de uma sementeira, observou o beneficiamento de produtos da Caatinga com entendimento da dinâmica envolvida na comercialização. Também participou de atividades na associação da qual Silvanete Lermen é presidente, onde é feito beneficiamento de frutas nativas, como o cambuí, murta, maracujá da Caatinga, jatobá e araçá. Presenciou testes de extração de óleos essenciais das plantas nativas da Chapada do Araripe destinada à produção de cosméticos.Item ATER agroecológica para a agricultura familiar no semiárido: do enfrentamento da fome, à abundância promovida pelos sistemas agroflorestais nos municípios de Buíque, Exu e Triunfo em Pernambuco(2024-02-04) Silva, Raul Brainer; Figueiredo, Marcos Antonio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4886000173439874Apresento em uma abordagem autobiográfica meu percurso acadêmico e profissional nesse memorial, onde muitas das reflexões foram obtidas por meio da vivência em diferentes territórios, no cotidiano de agricultoras em diferentes localidades do Semiárido. O referido documento tem como finalidade destacar a minha compreensão e aprendizados nas temáticas relacionadas a Educação em Agroecologia com processos participativos rurais, diante o conhecimento adquirido no Bacharelado em Agroecologia Campesinato e Educação Popular (BACEP) e a vivência da “Cultura Sertaneja” no território em torno do PARNA-Vale do Catimbau, Serra do Araripe e Sertão do Pajeú, através do Sítio Alcobaça, Associação dos Agricultores e Agricultoras da Serra dos Paus Dóias (AGRODÓIA) e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico (SABIÁ) no semiárido de Pernambuco. Relacionando o Conhecimento Científico Agroecológico aos conhecimentos ancestrais de comunidades tradicionais nativas, destacamos aqui a importância dos diferentes sistemas de cultivo e criação integrados, com arranjos de baixo impacto ambiental. Apresentando as vivências dos Estágios Supervisionados Obrigatório (ESO’s), a partir das práticas de manejo, implantação e beneficiamento do que é produzido nos Sistemas Agroflorestais (SAF’s), trazendo o SAF como estratégia para geração de renda, enfrentamento às mudanças climáticas e parte da solução ao enfrentamento da questão da fome no Nordeste Sertanejo, retratado na obra de Josué de Castro “Geografia da Fome”, publicada em 1964 e ainda atual quanto às problemáticas desenvolvimentistas que ameaçam a segurança alimentar no semiárido.
