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Navegando por Orientadores "Freire Junior, Luciano Galvão"

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    Cenário do mercado regulado de MDL no nordeste do Brasil
    (2019) Gonçalves, Raphaella Lima; Freire Junior, Luciano Galvão; http://lattes.cnpq.br/0044703870148646; http://lattes.cnpq.br/3019799894396625
    Ao longo deste trabalho foi realizado um estudo descritivo, utilizando pesquisas bibliográficas a partir de fontes secundárias. A obra discorre sobre a teoria econômica por trás do mercado de carbono, a evolução da abordagem econômica sobre o desenvolvimento econômicoambiental e a estimativa de emissão de gases de efeito estufa (GEEs) no Brasil, por setor econômico. Verificou-se que após o tratado de Quioto foram criados três mecanismos de flexibilização para controle da emissão desses gases: Comércio de Emissões, Implementação Conjunta e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), sendo que apenas neste último é possível a atuação de países em desenvolvimento que ratificaram o protocolo, como o Brasil. O MDL é baseado em projetos. Com o registro e monitoramento destes são emitidas as Reduções Certificadas de Emissões (RCEs), que são comercializadas, cada RCE corresponde a uma tonelada de carbono equivalente que deixou de ser emitida ou foi mitigada da atmosfera. A lógica por traz disto, é que os gases são transfronteiriços, portanto trata-se de um tema de relevância social, e essa mitigação ocorrendo em qualquer lugar do planeta é benéfica como um todo. O objetivo é demonstrar uma literatura mais esclarecedora sobre as teorias econômicas por trás dos mercados ambientais, e especificamente, o Mercado Regulado de Crédito de Carbono do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Além disso, visualizar as emissões de GEEs no Brasil. Analisou-se, também a quantidade e tipos de projetos, ligados a esse tema, implantados na Região Nordeste. Constatou-se que o maior percentual de emissões de GEEs no Brasil é oriundo de atividades agropecuárias, demonstrados por atividades econômicas em agricultura e em grande parte do setor de mudança do uso de terra.
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    Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial
    (2019) Lima, Jeferson Alan Rodrigues de; Freire Junior, Luciano Galvão; http://lattes.cnpq.br/0044703870148646
    Esta pesquisa analisa o processo da comercialização do mercado de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú, evidenciando quais são as principais estratégias adotadas por um grupo empresarial para se expandir nesse mercado e, tornar-se um forte concorrente nesse segmento. Para isso, foram identificados os perfis dos consumidores, assim como os canais de comercialização desse mercado, sendo A.S ROTA (canal formado por hipermercados, supermercados grandes, supermercados médios, mini mercados, lojas de conveniências e armazéns/mercearias), FRIO (os mercados formados por bares, barzinhos, academias, clubes, botecos, botequins, danceterias, restaurantes, trailers, barracas, quiosques, casas de massagem, pizzarias) e SUB (caracterizado por a composição de atacadistas e depósitos de bebidas). A comercialização desse mercado junto à adesão de estratégias bem definidas busca aumentar a produtividade de uma empresa e torná-la mais eficiente. Utilizou-se basicamente de dados secundários obtidos junto à empresa analisada referentes ao período de 2013 a 2017. Verificou-se que, o sucesso desse mercado está interligado com as estratégias de execução de mercado, participação de programas de mercado e política de preços, onde além de aumentar seus lucros, as vendas e o faturamento, os investimentos nesse setor rendem para uma empresa a sua expansão territorial e a torna mais competitiva para a obtenção de resultados para se elevar o “Share” de mercado dos produtos que são comercializados.
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