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    Das cores primárias ao tapete vermelho: relato de experiência de extensão universitária em unidade prisional feminina (RMR - PE)
    (2020-09-29) Lima, Izabelly Mikaela Rocha; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/8351926168482175
    Este trabalho é um relato de experiência feito com base no projeto “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário” (2019), em relação às atividades desenvolvidas em uma Unidade Prisional Feminina, da Região Metropolitana do Recife-PE. O projeto foi pensado a partir da área do conhecimento da Economia Doméstica. As oficinas foram realizadas por meio de exposição dialogada e experimentação prática de pelo menos um dos conteúdos abordados, que foram desde as cores primárias, até a vivência básica de um desfile de moda.
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    “Dos átomos aos bits”: movimento de significados e consumo no metaverso do Roblox
    (2022-10-06) Santos, Cássio Santana Correia dos; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/5623932636464010
    Os ambientes virtuais dos jogos, fruto dos avanços tecnológicos, proporcionaram um novo espectro de consumo que pode afetar o comportamento do consumidor em contextos digitais. Essas inovações criaram um ecossistema de redes interconectadas e, em vários estágios, as tecnologias assumiram papéis importantes ao introduzir novos significados na vida dos consumidores modernos. Resultando em uma digitalização generalizada de muitos bens de consumo o que os torna mais desmaterializados. Portanto, a fim de definir como o significado se movimenta na relação consumidor e bem digital, no contexto do metaverso, esse trabalho teve como objetivo geral investigar significações e sentidos que permeiam o consumo de produtos virtuais na plataforma de jogos Roblox, a partir da análise de material público, disponível na plataforma Youtube, principalmente de produtores de conteúdo da geração Z. Para tal, seguiu-se um método que faz uma junção de buscas exploratórias - tanto para textos quanto para vídeos, com observação netnográfica. A partir dos textos retornados na busca foi estruturado o referencial teórico, enquanto que da busca de vídeos foi feita uma análise descritiva. Dos vídeos selecionados e observados foi feita uma análise temática com aportes de análise semiótica (HOHLFELDT et al., 2008; SANTAELLA, 2017; BARROS, 2001; FIORIN, 1990). A partir do estudo realizado, pode-se perceber que os consumidores/jogadores partem das associações dos bens virtuais tendo como referencial características e aspectos do mundo concreto e comumente os itens que os consumidores possuem são assimilados às suas próprias peculiaridades. Deste modo, foi possível considerar que os artefatos digitais ganham sentidos na medida em que os usuários atribuem significados aos bens a partir das interações sociais do metaverso e além dele. Ou seja, a construção dos significados e seus movimentos se efetivam, na medida em que a relação entre jogadores, desenvolvedores e marcas se estabelece sobre uma dinâmica, que os associa com representações do mundo físico.
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    Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”
    (2021-12-02) Silva, Irtes Rodrigues da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4285115769436827
    Historicamente, as mulheres são as que mais sofrem com padrões estéticos, sendo o padrão de beleza atual dificilmente alcançado pela maioria delas. Neste contexto, o corpo gordo é geralmente associado apenas à doença e pessoas com tais características não são consideradas potencialmente consumidoras, principalmente no mercado de moda. Tendo como resposta a tal cenário, houve o surgimento do movimento plus size, que ganha destaque com o aumento de usuários de redes sociais digitais, o que é o foco deste trabalho. Por meio da netnografia foi feita uma aproximação com o universo estudado e posteriormente foi realizada uma análise de conteúdo das publicações de seis perfis da Região Metropolitana do Recife - PE, na rede social digital Instagram, voltados ao público gordo ou plus size, dos quais foram três perfis individuais e três perfis de coletivo/movimento. Ademais, foi feito recorte temporal das publicações. Após análise, foi possível categorizar as mesmas em: “Indicação de marcas e lojas”; “Looks”; “Saúde”; “Empoderamento e amor próprio”; “Eventos e Mídia”; “Estilo de Vida e Auto Divulgação”; “Engajamento”; “Parceiros”; “Questões Sociais”; “Models e Pessoas Inspiradoras”. A análise do conjunto das publicações de perfis da Região Metropolitana do Recife-PE mostrou que nesta região do estado de Pernambuco - que é um grande produtor de moda-vestuário, também se está acompanhando a tendência de uma pauta nacional e internacional de reivindicações do movimento em prol de uma moda que contemple a valorização de pessoas gordas.
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    Extensão universitária e arte: um relato de experiência na produção de figurino
    (2020-10-05) Santos, Maria da Conceição de Oliveira; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/0082286430557169
    Este trabalho trata-se de um relato de experiência feito a partir de vivência de estágio, no projeto de Extensão Universitária “Geração de Renda e Arte: da fantasia ao figurino”. O trabalho tem o foco voltado ao que foi abordado sobre conteúdos técnico-científicos referente à produção do vestuário, bem como os referentes às Artes Cênicas, especialmente ao teatro, que possibilitaram ao público-alvo desenvolver habilidades para criar e construção de figurinos.
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    Gerenciamento e consumo da informação no serviço público: um estudo de caso em setor de estágio em instituição de ensino superior
    (2023-09-12) Silva, Tamires Amanda Gonçalves da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2131976097619056
    O presente trabalho trata-se de uma reflexão a partir de uma experiência de estágio e seu registro, que teve o objetivo de analisar o gerenciamento de uma rede social (Instagram) do Setor de Estágio de uma instituição de ensino superior pública, considerando, principalmente, descrever a produção (processo) e expor o consumo da informação (dados); considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se aos conceitos e definições sobre Redes Sociais; Economia da Atenção; Planejamento e Produção de Conteúdo e Marketing Público. Metodologicamente, foi abordado de forma qualitativa e como estudo de caso; os resultados foram analisados de forma descritiva. A principal recomendação que se apresenta com o estudo realizado, é reiterar a importância de considerar as redes sociais digitais como forma de engajamento social, bem como de aprimoramento da prestação de serviços públicos, como uma ferramenta da gestão que efetive cada vez mais o ciclo de comunicação entre as partes envolvidas.
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    Moda all size
    (2021-07-06) Tani, Marianna Megumi; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/6502755641753802
    Este trabalho foi elaborado com o objetivo geral de refletir sobre beleza e corpo e o vestir, levando em conta a diversidade corporal, principalmente chamando à atenção para a necessidade de considerar pessoas gordas e seus gostos e anseios, bem como reflexões sobre as terminologias all size e plus size no campo da moda-vestuário. As temáticas Beleza e Corpo foram abordadas de modo que a primeira categoria foi compreendida como uma construção histórico-cultural, enquanto que a segunda conforme a variedade de silhuetas femininas. Para as reflexões sobre as marcações plus size e all size no campo da moda-vestuário, também considerou-se a produção de conteúdo em redes sociais digitais, em que a discussão tem sido frequente. Visando alcançar o objetivo proposto, procedeu-se: estudo bibliográfico; levantamento de dados secundários em redes sociais digitais sobre as temáticas; captação de dados primários por meio de aplicação de formulário on-line via plataforma Google Forms, sobre as categorias estudadas, que totalizou uma participação de 188 respondentes, assim com o formulário on-line foi possível alcançar mulheres que declararam vestir os tamanhos PP + P (62 / 33%), M + G (82 / 44%), GG + XG (32 / 17%), e XG+ (12 / 6%). Em relação aos resultados, foi quase unânime a vontade das mulheres que participaram do estudo em mudar algo em seus corpos, sendo geralmente considerado feio algo relacionado ao peso. Com relação à Moda-vestuário, a maioria das respondentes demonstram interesse em Moda, esperam sentir que suas roupas lhes representam, e que sejam confortáveis. No que se refere ao termo all size em si, ainda é pouco falado, apesar de já ser possível encontrar algumas marcas que produzem alinhadas à ideia. Em relação às respondentes, independente do tamanho que vestem, em sua maioria, preferem que as roupas tenham maior variação de tamanhos ao invés de segregar em “moda” e “moda plus size”.
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    Reflexões sobre sustentabilidade e o ofício da costura
    (2023-04-03) Santos, Rogério Júlio dos; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/9577626215045560
    Este trabalho apresenta reflexões sobre a sustentabilidade e o empreendedorismo no campo da moda-vestuário, bem como em relação ao ofício dos/as costureiros/as auxiliado por um breve levantamento dos profissionais de costura atuantes na cidade de Recife. Para tal, foi feita uma explanação a respeito dos temas, para em seguida usar de pesquisa qualitativa com o intuito de compilar um material para possíveis conexões reflexivas ao se pensar o cotidiano dos/as profissionais da área.
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    Relato de experiência de extensão universitária: estímulo à criatividade para concepção de moda-vestuário em comunidade rural (Limoeiro - PE)
    (2020-12-01) Silva, Irani Gomes do Nascimento; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2530777650612821
    A moda é algo que vai e volta ao longo da história, principalmente com relação ao vestuário. Em muitas regiões, as vestimentas vão de acordo com a cultura local, influenciando os modelos. A cidade de Limoeiro-PE traz, em sua essência cultural, forte influência religiosa, bem como conta com inspiradoras paisagens, histórias da tradição local e uma significativa área rural. Diante do exposto, objetivou-se realizar um projeto de extensão denominado “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário”. Portanto, o presente trabalho trata-se de relato da experiência vivenciada pela autora, a partir do que se propôs estimular a criatividade para produção de moda-vestuário, para mulheres e suas famílias de comunidade rural, da cidade de Limoeiro-PE. Para que fosse possível a realização do projeto, foram organizadas oficinas voltadas às temáticas criatividade e inspiração, cor, moulage. As oficinas aconteceram em dois espaços, em uma casa de uma das famílias na comunidade rural, e, na sede do CAM - Centro de Assistência à Mulher, no centro da cidade. Os registros da experiência apontam que o público atendido estavam tendo o primeiro contato com conteúdo técnico de produção de moda-vestuário, e após as oficinas, propuseram looks e estampas inspiradas na localidade, levando em consideração conceitos de cores, linhas e formas. Ademais, a realização do projeto permitiu, à autora e à equipe de extensão, conhecer as dificuldades do grupo e perceber que necessita-se de uma mobilização de esforços para criar condições que possibilitem aos indivíduos envolvidos, criar, transformar e inovar, de modo que sejam pensadas alternativas diante de desafios, entraves estruturais e culturais, que se apresentem em determinada localidade.
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    Um olhar sobre a moda modesta feminina plus size na atualidade brasileira (2021-2022)
    (2022-05-26) Arruda, Maria Carla Santana de; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/7523113586119068
    A moda modesta é caracterizada por ser uma moda que objetiva atender normas religiosas de vestimenta, e partir do presente estudo, há o entendimento de que seu viés é predominantemente para o público feminino. Pensando nas especificidades de parte do público deste segmento “moda modesta feminina”, o atendimento da demanda de mulheres que vestem acima do tamanho 46 foi considerado para traçar o objetivo geral do estudo, que foi analisar a moda modesta plus size para mulheres evangélicas na atualidade brasileira (2021-2022), especificamente o público assembleiano. Para isso, utilizou-se três etapas metodológicas: Uma busca exploratória da literatura; levantamento de dados em lojas virtuais e físicas e pesquisa ativa por meio de observação participante. Compreendeu-se que a moda modesta possui características ainda mais “recatadas” do que a moda evangélica e, assim como a moda secular, possui oferta limitada de modelos e estampas para mulheres gordas. Constatou-se ainda que, mesmo no meio religioso, padrões estéticos também como a moda secular hegemônica foram repetidos ao longo dos achados, acusando a pouca representatividade de mulheres pretas e gordas em mídias sociais e nas publicidades de negócios de moda modesta.
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    Uniformes laborais sob a ótica dos/as funcionários/as de uma unidade de alimentação e nutrição
    (2018) Nóbrega, Irma Vieira de Sousa; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141
    Este trabalho tem como objetivo geral investigar as compreensões dos/as funcionários/ as sobre os uniformes da Unidade de Alimentação e Nutrição em que trabalham. Para captação dos dados foram executadas entrevistas com 23 funcionários/as do restaurante universitário da UFRPE, das quais suas respostas foram analisadas predominantemente seguindo um caráter qualitativo. Ademais, esta pesquisa também se fundamenta por meio de observações feitas pela pesquisadora, quanto aos uniformes dos/as funcionários/as na realização das suas atividades laborais, que são diversificadas e intensas, de modo que exigem grande mobilidade corporal, e ocasionam a exposição destas pessoas a variadas temperaturas, utensílios e equipamentos. Neste contexto, o uso adequado de uniformes, deve contemplar fatores ligados ao conforto, de modo a contribuir para um maior desempenho e rendimento das operações de trabalho e bem-estar das pessoas envolvidas. Os/as entrevistados/as mostraram-se satisfeitos/as quanto ao uso do uniforme, no entanto, sinalizaram melhorias como: a troca do cordão que sustenta a calça na altura da cintura por elásticos; o tipo de bota específica a cada função; aventais e luvas individuais proporcionais às atividades e estrutura anatômica. Portanto, é válido considerar que, o/a profissional em Economia Doméstica pode contribuir para o planejamento e proposições de melhorias no uniforme laboral, no intuito de promover confortabilidade, bem-estar e satisfação, de modo a incidir positivamente no rendimento do trabalho e na qualidade de vida dos/as colaboradores/as de uma empresa, por meio do vestuário.
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