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    Análise estrutural de placas retangulares submetidas a carregamentos estáticos trapezoidais
    (2019-07-12) Santana, Vitor Carneiro de; Melo, Weslley Imperiano Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4789771132461158; http://lattes.cnpq.br/6721685438361084
    Uma das etapas fundamentais de um projeto estrutural é a análise dos esforços internos e deslocamentos iniciais de determinado elemento, quando este for solicitado por um carregamento externo. Para o caso de elementos estruturais de superfície, esta análise torna-se mais complexa devido ao efeito bidimensional nos esforços de flexão, sendo necessário a utilização de métodos que descrevam o comportamento da estrutura de maneira simplificada. Um dos métodos comumente utilizados em placas é a análise estática do elemento segundo a teoria da flexão de placas delgadas, onde, a partir da resolução da equação diferencial da placa (também denominada de equação de Sophie-Germain-Lagrange), são geradas tabelas para os cálculos dos esforços internos e deflexões. Um dos parâmetros cruciais das equações diferenciais dos esforços e deslocamento transversal é o coeficiente de Poisson, sendo comumente fixados num valor 0,20 para lajes de concreto. Este estudo apresenta uma análise da influência da variação do coeficiente de Poisson nos esforços internos e deflexão de placas simplesmente apoiadas sujeitas a carregamentos linearmente distribuídos (formato trapezoidal). Para isso, a partir da resolução da equação de diferencial de Sophie-Germain-Lagrange pelo método de Navier, foram geradas tabelas de cálculo para carregamentos constantes e triangulares, com o coeficiente de Poisson variando de 0,00 a 0,40. A validação destas tabelas se deu mediante a análises comparativas dos resultados com bibliografias estabelecidas e com o software ANSYS Student 2019 R1, obtendo-se diferenças percentuais de até 3,19% e 7,12% para carregamento constante e triangular, respectivamente. A partir dos resultados, foi verificado que o aumento nos valores do coeficiente de Poisson acarretaram em momentos fletores maiores e na redução dos momentos torçores e esforços cortantes.
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    Avaliação da estabilidade global de edifícios de concreto armado, considerando os pilares-parede apenas como paredes de corte ou pórticos planos
    (2025-03-21) Vieira, Luiz Guilherme Calheiros Alves; Melo, Weslley Imperiano Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4789771132461158; http://lattes.cnpq.br/8853293029403253
    No presente estudo, é avaliada a estabilidade global de um edifício de concreto armado, enfatizando-se as configurações dos pilares-parede: como paredes de corte e como pórticos planos, sempre para os parâmetros α e γz. Foram utilizadas rotinas de cálculo baseadas nas normas NBR 6118 (ABNT, 2023), NBR 6123 (ABNT, 2023) e NBR 6120 (ABNT, 2019), além da literatura técnica. Realizou-se o dimensionamento dos esforços do vento e a determinação dos parâmetros capazes de verificar-se a instabilidade, visando-se à comparação dos dois tipos de sistemas de contraventamento. Os resultados indicam que as paredes de corte apresentam valores de instabilidade significativamente maiores em relação aos pórticos planos, com variação percentual: de 47,62% na direção x; de 51,47% na direção y, para o parâmetro α; de 4,54% na direção x e de 7,27% na direção y, para o coeficiente γz. Apesar dessa diferença, ambos os sistemas atendem aos limites estabelecidos pela norma quanto ao grau de instabilidade para a modelagem apenas de primeira ordem, demonstrando-se soluções viáveis para o edifício estudado.
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    Fatores e critérios de avaliação de terrenos em área de incorporação: revisão teórica e estudo de caso em Recife - PE
    (2023-04-19) Marques, Rafael de Melo; Melo, Weslley Imperiano Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4789771132461158; http://lattes.cnpq.br/9785586178863250
    A engenharia de avaliações é de fundamental importância para diversos tipos de serviços tais como: garantias, decisões judiciais, atualização de taxas de impostos como IPTU e desapropriação. No presente trabalho são estudados métodos e maneiras de avaliar terrenos localizados em zonas de incorporação imobiliária, através de estudo teórico, aplicado em caso real na cidade de Recife- PE. A partir desse estudo foi possível discutir o comportamento das variáveis influentes no valor dos terrenos, validando os resultados através de diversos testes propostos pela estatística inferencial, dessa forma se alcançou resultados plausíveis e que geraram confiança por seu embasamento lógico e matemático. A pesquisa obteve um Grau II de Precisão e Grau III de fundamentação no laudo de avaliação do estudo, o que de acordo com a NBR 14.653 é um resultado válido e preciso, podendo ser utilizado para diversas finalidades.
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    Implicações estruturais dos erros de execução em treliças planas metálicas destinadas ao vigamento principal de pontes retas ferroviárias
    (2024-03-07) Siebert, Ana Paula de Farias; Melo, Weslley Imperiano Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4789771132461158; https://lattes.cnpq.br/8706577989789156
    As treliças planas são utilizadas em uma variedade de aplicações, incluindo para compor o vigamento principal de uma ponte reta. São comumente utilizadas em pontes rodoviárias ou ferroviárias com vãos de média a longa distância, pois possuem uma grande capacidade de carga. É fundamental a execução correta desse tipo de estrutura, para que se tenho um bom desempenho do seu funcionamento. Por isso, este trabalho versa sobre a avaliação de uma estrutura treliçada que servirá para compor o vigamento principal de uma ponte reta ferroviária, idealizada na região da grande Recife como estudo de caso, onde será analisado dois tipos diferentes de formas construtivas: uma executada seguindo os parâmetros determinados pelo projeto estrutural e a outra com erros executivos. A análise comparativa, mostrou que o erro por excentricidade de 150 mm em algumas ligações nos perfis, fez com que a treliça passasse a se comportar como um pórtico plano, gerando esforços de cortante e fletor, onde foi verificado a necessidade de aumentar a bitola dos perfis, em aproximadamente 64% de área de aço, para suportar as solicitações provenientes do erro de execução, aumentando os custos da obra.
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    Influência da resistência característica (fck) na taxa de armadura em lajes nervuradas de concreto armado sob diferentes configurações de apoio para os concretos do grupo I e II de resistência, segundo a NBR 6118 (ABNT, 2014)
    (2019-07-12) Amorim Júnior, Laelson de Andrade; Melo, Weslley Imperiano Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4789771132461158; http://lattes.cnpq.br/7943300714310248
    As lajes nervuradas estão sendo muito utilizadas na construção civil por permitirem transpor grandes vãos com baixa taxa de armadura, baixo consumo de concreto e menor peso próprio, em relação às lajes do tipo maciça, permitindo-se assim a execução de estruturas mais esbeltas e consequentemente mais econômicas. Além de serem de fácil execução, podendo ser executada “in loco”, ou através de material pré-moldado e em diversos tipos de edificações, de residências a grandes hospitais e shoppings. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo verificar a influência do (fck) na taxa de armadura em lajes nervuradas de concreto armado sob diferentes configurações de apoio para os concretos dos grupos I e II de resistência, segundo a NBR 6118 (ABNT, 2014), através de estudo de caso e elaboração de rotinas de dimensionamento com base na literatura vigente. Pode-se observar que, para o estudo de caso proposto, a elevação do (fck) não teve grande influência na diminuição da taxa de armadura, havendo apenas uma diminuição de 8,4% na seção de aço, gerando uma redução de custo de 34% no consumo do mesmo, enquanto que o concreto teve um aumento significativo de 190% no seu custo. Contudo, tal análise foi feita apenas para edifícios residenciais comuns com pequenos vãos e pequenas e cargas, desta forma para vãos e carregamento de obras especiais, tais como pontes, nada se pode afirmar.
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