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    Até que a morte os separe: a violência física e os crimes passionais contra as mulheres na cidade do Recife (1915-1918)
    (2019-07-05) Pereira, Kamila de Melo; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/2794485332746684
    O presente artigo tem como objetivo analisar a violência física e os crimes passionais cometidos contra às mulheres na cidade do Recife nos anos iniciais do século XX por meio dos periódicos da época. Portanto, a pesquisa consiste em uma análise acerca do modo que as notícias vinculadas à temática eram tratadas e, além disso, é examinado como a produção do discurso jornalístico usava seu poder de difusão de informação para realizar denúncias a respeito dos padrões comportamentais que já não mais se encaixavam na cidade que estava se modernizando.
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    Cabaré Chanteclair (Chantecler): as noites perfumadas de um Recife de outros tempos (1950 – 1960)
    (2021-07-13) Santos, Helton Cezário dos; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/5545422434251637
    O presente trabalho se propõe a abordar, a partir de um determinado recorte temporal, as atividades noturnas que tiveram como palco o Edifício Chanteclair. Nosso propósito é trazer à tona um pedaço da história do Recife quase esquecido, dar vozes a anônimos, deixá-los falar, contar suas histórias, nos relatar suas memórias e, a partir destas lembranças, darem vida ao velho Edifício Chanteclair. Pretendemos explicitar o que havia por detrás daquelas janelas, deixar aflorar aos nossos dias, parte do cotidiano daquele que outrora era tido como um dos maiores e mais renomados redutos da prostituição do Bairro do Recife. Local de forte presença de anônimos e intelectuais que ali, embora de forma espontânea, se confraternizavam. Trazer o Edifício Chanteclair de volta à cena, esmiuçá-lo, reaver detalhes do funcionamento do então Cabaré Chantecler, local de luzes, de luxo, de elegância, imponente templo do glamour que pela sua beleza e majestosa aparência encantou até mesmo membros da realeza britânica que por aqui passaram. Uma história que encanta a uns, que as rememora com nostalgia, ao mesmo tempo em que entristece a outros, ou melhor, outras, que também as rememoram, mas com pesar, tristeza e até uma certa vergonha de certas coisas ali vividas e presenciadas. Para o bem ou para o mal, o Edifício Chanteclair, hoje prisioneiro de um processo de restauração inacabável, ainda mexe com quem trafega pela movimentada e turística Avenida Marquês de Olinda e adjacências, seja pela sua imponência e beleza, seja pela sua história. História esta que a nós inspirou esta escrita e gostosa pesquisa, cujo objetivo é justamente convidar o leitor a uma viagem ao passado das noites perfumadas de um Recife de outros tempos.
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    Círculos de Mulheres no Recife (2000-2021): uma nova configuração política do feminino
    (2023-03-02) Bastos, Danielle Goberto; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/7499507947928613
    O trabalho “CÍRCULO DE MULHERES NO RECIFE (2000-2021): debates e histórias”, vinculado ao projeto matriz “A MÁTRIA DAS MULHERES: Feminismos, Sagrado Feminino e Círculo de Mulheres no Recife (2000-2021), orientado pela Profª Alcileide Cabral do Nascimento, tem como objetivo principal analisar como e quando as feministas do Recife articulam os Círculos de Mulheres e promovem uma nova configuração política do feminino entre 2000-2021. Para desenvolver a pesquisa utilizamos como base teórica Mirella Faur e Jean Shinoda Bolen sobre os Círculos de Mulheres. Do ponto de vista metodológico foi realizado levantamento bibliográfico e de fontes, como conteúdo das mídias digitais relacionados aos Círculos de Mulheres. Para este trabalho, o foco de análise foi o círculo de mulheres promovido por Liv Falcão e financiado pela Lei Aldir Blanc, intitulado Roda EuMulher, realizado de forma remota, em 2020, pela plataforma Youtube. Os resultados finais indicam que as feministas que promoveram e participaram deste Roda/Círculo pertencem a diferentes posições sociais. O movimento busca a conexão com os saberes dos povos originários e ancestrais que reconectam às pessoas aos ciclos da natureza, da vida, da morte e do renascimento. É possível afirmar que o Círculo em análise promoveu um olhar decolonial numa perspectiva interseccional ao promover um fecundo debate sobre gênero e identidade sexual e a dimensão estruturante do racismo em nossa sociedade. Observa-se um olhar empoderador para os corpos/corpas que performam o feminino e um confronto com o patriarcado e as bases que o sustentam.
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    Da moralidade à transgressão: a moda feminina na cidade do Recife entre os anos 1916 a 1920
    (2021-02-24) Lima, Thays de Souza; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/3891718129870477
    Este trabalho objetiva analisar de que forma as novidades presentes na moda recifense, entre os anos de 1916 a 1920, se contrapõem aos modelos tradicionais de gênero e padrão da mulher ideal, representando tanto uma ruptura nos costumes quanto uma ferramenta de transgressão feminina. A escolha do recorte temporal se justifica em razão das novidades que são apresentadas com o desfile da Casa Gondim, ocorrido no ano de 1916, além das mudanças na moda nos primeiros anos do pós guerra que precedem os chamados “anos loucos”. Para tal, a metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica e análise de jornais e revistas do período, de modo a identificar os elementos que contribuíram para a inserção de novas práticas na sociedade. Com base nisso, investigamos como as mudanças espaciais e as inovações ocorridas nas práticas de socialização, bem como sua influência na importação e uso de novas tendências de moda, representaram uma ameaça ao modelo de moralidade que regia a sociedade recifense no período, refletindo na representação do macho nordestino e na figura da mulher de boa família. O referencial teórico apresentado ao longo deste trabalho, nos auxiliou na análise a respeito da relação entre a moda e construção simbólica dos gêneros em perspectiva binária. Os conceitos de habitus, distinção e campo em Pierre Bourdieu, contribuíram na compreensão da moda enquanto prática cultural, percebendo sua utilização como dispositivo de poder simbólico, a fim de reafirmar papéis e características esperadas na binariedade relacional entre feminino e masculino. O conceito de gênero desenvolvido por Joan Scott nos permitiu pensar a concepção de feminilidade como uma categoria histórica, que varia de acordo com o contexto e as relações de poder do período. Dessa forma, as transgressões presentes na moda feminina, no recorte temporal da presente pesquisa, delinearam novas formas de “ser mulher”, mostrando que a moda, enquanto prática cultural, tanto pode ser utilizada como ferramenta de disciplina dos corpos, quanto como discurso que desnaturaliza os ideais morais e biologizantes atribuídos ao feminino.
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    De Nova Descoberta/Recife a Brasília: uma luta coletiva das mulheres pela garantia de direitos constitucionais (1975-1988)
    (2024-03-23) Marinho, Caroliny dos Santos; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/8371012646053075
    Este artigo busca compreender a participação das mulheres do Grupo Mulher Maravilha (GMM) do bairro Nova Descoberta, na cidade de Recife, no contexto de articulação dos movimentos e organizações sociais para a Assembleia Nacional Constituinte 1987-88. Como solo documental, são utilizadas as fontes orais e documentos do acervo físico do Grupo e a profícua literatura historiográfica sobre redemocratização, movimentos sociais, movimentos periféricos urbanos, estudos de gênero e movimentos feministas. Neste sentido, essa pesquisa evidencia a participação das mulheres do bairro de Nova Descoberta como sujeitas atuantes na articulação nacional que buscava a promulgação de uma nova Carta Constitucional que garantisse direitos civis, sociais e políticos para as mulheres.
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    Faces do feminismo liberal em Pernambuco e na Bahia: debates e conquistas da luta feminista (1927-1932)
    (2024) Coelho, Talita Maria de Melo; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/2504393821873386
    O trabalho intitulado “FACES DO FEMINISMO LIBERAL EM PERNAMBUCO E NA BAHIA: debates e conquistas da luta feminista (1927-1932)” tem por objetivo compreender de que forma o movimento feminista liberal, liderado por Bertha Lutz e pela Federação Brasileira pelo Progresso Feminino atuou em Pernambuco e na Bahia, e como organizaram-se para formar as bases de luta pelo voto feminino, ampliação da cidadania política com a participação das mulheres na cena pública, entre os anos de 1927 e 1932. Com este trabalho buscamos dar visibilidade e demonstrar a relevância das mulheres e suas reivindicações na cena pública e no processo de formação da recém-criada República Brasileira. Para tais análises foram realizadas pesquisas bibliográficas e leitura de fontes documentais como jornais, relatórios e cartas encontradas em acervos digitais como a Hemeroteca Digital e o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN). Com base nessas análises identificamos as estratégias e discursos adotados pela Federação Nacional e suas filiais, nos seus contextos estaduais e suas repercussões. Para fundamentação teórica utilizamos os conceitos de gênero e teorias feministas propostos por Flávia Biroli e Carole Pateman, que foram essenciais para desenvolvermos os debates sobre estruturas de poder e opressões das quais essas mulheres estavam submetidas. Foram utilizadas também as obras de José Murilo de Carvalho, nas quais nos auxiliou na compreensão sobre o conceito de cidadania no Brasil. Diante das análises e pesquisas realizadas observamos que as atividades realizadas pela Federação Brasileira nos estados de Pernambuco e Bahia foram exitosas, visto que o debate feminista esteve em evidência nos períodos analisados. Portanto, podemos inferir que a atuação dessas mulheres foi capaz de abalar uma forte estrutura de opressões, permitindo assim a inserção de uma parcela feminina nos espaços de poder e decisões.
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    Representações cinematográficas: gênero em cena no ciclo do Recife (1923-1931)
    (2019-07-10) Spíndola, Nataly Cristine Castro; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/7237835947715745
    O presente estudo tem como objetivo compreender as relações de gênero e a representação da mulher nas produções cinematográficas do ciclo do Recife durante os primeiros anos da década de 1920. Como fonte de pesquisa e análise, temos os filmes Retribuição (1925) e Aitaré da Praia (1925), e os periódicos Diário de Pernambuco e Cinearte, ao investigar como a mulher era reconhecida pela sociedade nesse período e entender como o feminino era representado durante o ciclo do cinema silencioso. Ao perceber as formas de exibição das produções cinematográficas e os periódicos utilizados, notamos como esses veículos difundem aspectos conservadores das relações de gênero ao exibir a instituições recorrentes como o casamento e a tutela masculina, embora fosse considerado um período de mudanças.
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    Transgressão e repressão às práticas sociais das mulheres negras no Recife (1890-1899)
    (2023-09-09) Silva, Flaviane Soares da; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/3410730257414704
    Este artigo busca analisar o controle sobre a honra e a moral das mulheres pobres e mulheres negras na década de 1890 na cidade do Recife. Por meio de três processos de habeas corpus e de alguns recortes de periódicos de grande circulação, como o Diário de Pernambuco e o Jornal do Recife, pretende-se acessar as experiências cotidianas e conflitos sociais vivenciados pelas sujeitas investigadas. De modo a abordar tanto as jovens que, junto aos seus familiares, buscaram a reparação da sua honra nos tribunais de justiça, quanto explorar os desvios de condutas das mulheres lidas como imorais, já que rompiam com o modelo de feminilidade exigido. A partir disso compreender que ambas as sujeitas sentiram as pressões sociais sobre seus corpos, o que impactou sobremaneira as suas vivências.
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