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Item A profissionalidade docente no âmbito do PIBID/Pedagogia/UFRPE(2018-12-18) Costa, Marina Catolé Guimarães Cordeiro; Oliveira, Gilvaneide Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1867136982092239; http://lattes.cnpq.br/9387307726868334A formação inicial de professores se constitui em um complexo processo voltado para a formação profissional do docente que irá fomentar as habilidades e competências necessárias para a profissão e assim, desenvolver ressignificações, vivências singulares e desafios do ser professor. Para facilitar esse caminho o programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid), no âmbito de uma política nacional, oferece um espaço para que o estudante possa articular a teoria com a prática, tendo, portanto, um importante espaço na formação inicial do professor. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância do PIBID/Pedagogia para a formação inicial de professores, com o foco na profissionalidade docente. Utilizamos como estratégia metodológica uma pesquisa de caráter qualitativo com pibidianos do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na coleta dos dados usamos a análise documental do seu marco legal e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos dessa pesquisa. Após a coleta de dados, realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos mostram que o PIBID/Pedagogia/UFRPE ajuda a fortalecer a profissionalidade do futuro docente pedagogo, pois permite que os/as bolsistas tenham uma formação a partir do chão da escola, a fim de colaborarem com a construção de saberes e competências docentes, sendo estas indispensáveis para atuação nas escolas.Item Educação ambiental através de recursos digitais: uma proposta para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem(2022-03-25) Santos, Valentina Manoel dos; Oliveira, Gilvaneide Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1867136982092239; http://lattes.cnpq.br/2022350060699864A educação ambiental corresponde a um processo educativo relacionado a questões socioambientais, que por lei deve ser abordado nas escolas em todos os níveis de ensino. Considerando também a importância desta temática no que se refere à construção de ações sustentáveis relativas às práticas cotidianas socioambientais, com urgência de serem pensadas e desenvolvidas nas escolas. Com base nisso, este trabalho possui o objetivo de analisar as contribuições de recursos digitais, como os aplicativos, no processo de ensino–aprendizagem voltado para educação ambiental na escola. A partir de um projeto de intervenção que ocorreu no sétimo ano do ensino fundamental, foi notório o impacto positivo da utilização deste recurso, uma vez que promoveu interação e instigou o senso crítico dos estudantes quanto à importância desta temática e a amplitude dos impactos socioambientais causados de ordem antrópica. Consideramos então, o uso de tecnologias na educação ambiental, como um recurso positivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois estimula e torna a aula atrativa contribuindo com a participação ativa destes e efetivamente com seu aprendizado.Item Um processo inovador na formação continuada de professores: um olhar para a profissionalidade e os quefazeres de professores e professoras da educação básica(2023-04-26) Oliveira Neto, Aristides José de; Oliveira, Gilvaneide Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1867136982092239; http://lattes.cnpq.br/2104049718849692A formação continuada de professores e professoras constitui-se num processo que os acompanha ao longo de toda a vida, sendo indicada em diversos marcos legais, fundamentada e consolidada em pesquisas de âmbito nacional e internacional, de modo a garantir o seu caminho, marcado por lutas, desafios e conquistas, mas acima de tudo, pela formação de uma consciência crítica do que foi e é, ser professor e professora nesse cenário tão complexo e plural, onde se faz necessária uma formação continuada que atenda às necessidades vindas da realidade docente. Neste processo formativo, a construção da profissionalidade docente torna-se evidente, uma vez que este/a professor/a, durante o dinamismo de formar-se, vivencia processos, como os quefazeres docentes, que propiciam o desenvolvimento de sua profissionalidade e de sua pessoalidade. Reconhecendo a importância da profissionalidade nos quefazeres docente, e da sua construção e desenvolvimento por meio da formação continuada, propusemos este estudo que tem por objetivo a compreensão do processo de construção da profissionalidade docente e seus quefazeres no decorrer da formação continuada de professoras/es coordenadoras, durante o Interfaces, curso de formação continuada de professores no município de Vicência-PE. Este curso faz parte das ações extensionistas no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nesse sentido, realizamos esta pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de observação participante, registro em vídeos, diário de campo, grupo focal e questionário. Após a coleta e construção dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise dos mesmos, separando os textos em unidades de significados e posteriormente confrontando-o com as categorias teóricas, sendo estas: reflexão, autonomia e diálogo, gerando novas unidades para assim serem interpretadas. Os resultados obtidos corroboram o Interfaces como um curso de formação continuada inovador, sendo um espaço de reflexão, diálogo e expressão de autonomia docente, contribuindo de forma significativa no processo de construção e fortalecimento da profissionalidade e dos quefazeres docente durante o curso de formação continuada docente, o Interfaces.
