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    A importância do uso da imagem para o processo de aprendizado do surdo na Língua Portuguesa
    (2018) Medeiros, Joimária Couto Souza de; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104
    Este projeto tem como objetivo discutir o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem no processo de aprendizado da língua portuguesa no contexto escolar. O referencial teórico deste projeto da pesquisa contempla discussões como, Metodologia Visual - enfatizando estratégias visuais pautadas na língua de sinais, (FERNANDES, 2006) - A imagem como compreensão de significados. (LACERDA, SANTOS e CAETANO, 2013), Letramento visual no currículo escolar - A imagem como um elemento primordial no espaço educativo (REILY, 2003). A presente pesquisa foi realizada com uma aluna surda de uma escola da rede pública Municipal de ensino regular de Ilhéus – BA. Os dados foram coletados em três momentos: observação, entrevistas e aplicação de atividades práticas. Através dos resultados obtidos foi percebido que o processo de elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante surdo através do uso de imagem contribui para a aprendizagem proporcionando melhor entendimento da língua portuguesa.
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    Arte-terapia e Educação no desenvolvimento do equilíbrio emocional e da criatividade no ensino médio
    (2023-12-18) Souza, Lucineide Francisca de; Rolim, Amália Maria de Queiroz;  http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/3314042207941732
    A pesquisa teve como objetivo analisar princípios e práticas da Arte-Terapia enquanto ferramentas de desenvolvimento pessoal e crescimento emocional para estudantes do Ensino Médio. Buscou-se estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio de atividades artísticas, explorando os fundamentos da Arte-Terapia como um veículo de expressão e comunicação para lidar com as emoções. Empregando uma abordagem de pesquisa mista, foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos para compreender os diferentes aspectos das oficinas oferecidas. Os resultados da análise das oficinas ministradas aos alunos do 1º ano do Ensino Médio confirmam que a arte e seus recursos técnicos despertam habilidades criativas e simbólicas no processo criativo. Além disso, eles indicam um expressivo interesse dos estudantes em áreas que vão além dos limites do currículo tradicional, evidenciando a complexidade emocional enfrentada durante o processo criativo. Estes achados reforçam a urgência de integrar atividades artísticas e criativas de maneira consistente e estruturada no ambiente escolar, não só para enriquecer o processo de aprendizagem, mas também para desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Em resumo, a Arte-Terapia oferece um caminho criativo para a autoexpressão, o autoconhecimento e a transformação pessoal, utilizando as potencialidades da criação artística como um recurso terapêutico poderoso para os estudantes do Ensino médio.
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    As contribuições da comunicação visual e semiótica para o desenvolvimento do brasão de Gravatá: um estudo de caso
    (2021-12-13) Silva, Roberto Wagner Pedrosa da; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/0274124247956555
    O objetivo deste trabalho é apresentar a utilização dos elementos das artes e comunicação visual no desenvolvimento do brasão de uma cidade. As imagens é um reflexo da nossa próprias visão do mundo ao nosso redor. Embasados na leitura de Hervé Thery sobre a Heráldica e sua linguagem rápida para distinguir as tropas amigas, a visão de Peirce sobre a Semiótica, e sua capacidade de leitura dos símbolos. O referencial teórico contemplou discussões acerca da aplicação dos elementos da Arte e Comunicação Visual, quanto a compreensão e pertencimento dos significados dos símbolos que representam a cidade e seus habitantes, além de dados sobre a história da cidade, agricultura, arquitetura com traços europeus e sua emancipação política. O brasão desenvolvido pelos artistas: Roberto Wagner e Cleuton Azevedo, seguindo para a apresentação ao Prefeito o senhor Joaquim Neto de Andrade Silva, sendo aprovado pelo mesmo e encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, sendo aprovado com louvor. Foi sancionado e transformado em lei N. 3722/2017, conforme cópia de documentos que seguem no Anexo 01 e Apêndice A. Esta pesquisa tem abordagem qualitativos e quantitativa, sendo um estudo de caso da criação do brasão no ano de 2017 para a prefeitura do município de Gravatá, localizada no agreste do Estado de Pernambuco. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em apresentar uma pesquisa com personalidades que fazem e fizeram parte da história da cidade para o desenvolvimento do brasão da cidade e demonstração da aplicação dos elementos da comunicação visual na construção da referida peça gráfica, publicitária e institucional. Com base nos resultados e discussões apresentamos a análise sobre a construção do símbolo heráldico de forma coletiva, tendo a Comunicação Visual e semiótica como ferramentas de identificação e sua contemporaneidade.
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    As tecnologias da informação e comunicação no campo das artes: o audiovisual como mediação pedagógica do conhecimento
    (2019-07-06) Melo, Maria Aparecida Vieira de; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276
    Este estudo visa a certificação de que os audiovisuais promovem o conhecimento. Interessa-nos saber: como os nexos pedagógicos estão presentes nos audiovisuais enquanto mediadores da ação pedagógica a favor do conhecimento no processo formativo? Para tanto, temos como objetivo geral: analisar as tecnologias da informação e comunicação no campo das artes enquanto propulsora da cultura visual, por meio do uso de audiovisuais como mediação pedagógica do conhecimento em sala de aula. E mais especificamente, identificar o audiovisual como recurso pedagógico importante para mediação do conhecimento; destacar a presença da arte no processo da criação do audiovisual; utilizar a análise do conteúdo como instrumento metodológico do desenvolvimento da pesquisa e, por fim, descrever as categorias que permeiam os nexos pedagógicos do audiovisual que serão trabalhados em sala de aula através da análise do conteúdo. O referencial teórico/metodológico é permeado pelas reflexões acerca da tecnologia da comunicação e informação Ramos e Bueno (2019); Jordão (2009) e outros mais. O instrumento metodológico da pesquisa qualitativa é a análise do conteúdo (BARDIN, 2004); o audiovisual como recurso pedagógico Santaella (2008); Carlos (2010) e outros autores. Os achados foram as categorias de análise das práticas discursivas dizem respeito ao audiovisual como mediador do conhecimento; procedimento metodológico e didático; mediador da reflexão, curiosidade e recurso tecnológico. Estes foram os achados, após a realização da pesquisa, ao saber dos estudantes que tinham no início de suas aulas o audiovisual como introdução do conteúdo a ser estudado. Deste modo, compreende-se a educação, enquanto complexo social; a imagem visual como artefato cultural/digital que dissemina o conhecimento e a arte no processo criativo digital do audiovisual, de modo geral, tudo isto é presente, existente e perceptível nos audiovisuais, os quais são usados pedagogicamente para mediar a produção do conhecimento no contexto escolar do ensino superior, por exemplo.
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    Grafite: comunicando a vida em cores e formas
    (2021-10-13) Rocha, Barthyra Albuquerque Pinheiro; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104
    A comunicação é um dos meios que o ser humano se utiliza para dizer o que pensa, o que sente, o que deseja. Para se comunicar o homem desenvolveu estratégias como os desenhos, a escrita, os símbolos e isso, com a tecnologia ficou cada vez mais aprimorado. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é buscar analisar o impacto visual e comunicativo que a arte do grafite exerce sobre o indivíduo na sociedade brasileira. O referencial teórico contemplou discussões acerca de uma análise, histórica e a origem do grafite em diversas sociedades; diferenciar os termos de pichação e grafitagem numa perspectiva teórica; identificar os efeitos positivos e negativos das expressões artísticas em lugares urbanos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma metodologia qualitativa, de natureza exploratória, pois foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos, periódicos e sites que tratam da temática. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada, com um roteiro de perguntas para entrevistar o grafiteiro e rap, conhecido em Caruaru como Nino do Rap. Os dados obtidos indicam que os artistas do grafite, em Caruaru e região, necessitam de um apoio maior para que a divulgação e a disseminação do seu trabalho tomem o espaço do preconceito ao mesmo tempo em que ganha espaço nas paredes das periferias e das áreas urbanas das cidades. Como não há esgotamento no conhecimento, este trabalho pretende contribuir para que outros sintam-se desafiados e impulsionados a buscar investigar mais a respeito das questões que envolvem a comunicação visual por meio da arte do grafite.
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    O ensino de Artes Visuais como meio de interpretação da gramática visual do cotidiano
    (2021-08-27) Silva, Ana Paula Coelho da; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/1728471759068683
    Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos discentes acerca dos significados existentes nos logos da cultura de massa e sua influência na nossa percepção de mundo a partir da identificação da relação entre os símbolos imagéticos e arte, compreendendo a arte presente nos logos e pontuando as contribuições das imagens no ensino de artes. O referencial teórico contempla discussões acerca da representatividade cultural das imagens no cotidiano; A importância da leitura de Imagens no Ensino de Arte para a compreensão da linguagem visual. Os procedimentos metodológicos adotados consistem em uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados questionário. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, e os participantes da nossa pesquisa foram alunos do 1 ano do Ensino Médio. Os dados obtidos e as discussões propostas a partir do contribuem para pontuar a relevância da compreensão dos elementos presentes nos logos, seu significado e sua influência na nossa percepção de mundo.
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    O grafite como manifestação artística na cidade de Vitória da Conquista a partir da obra de Tiano Valarino
    (2022-09-17) Souza, Laércio Moura de; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104
    A presente pesquisa se deu após observar as obras do artista visual Tiano na cidade de Vitória da Conquista, dando assim, base para construção desta pesquisa. A proposta teve o objetivo trazer elementos que reforcem a importância de trabalhos artísticos da arte urbana de Vitória da Conquista, enfatizando o grafite como manifestação artística e cultural da cidade. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre esta modalidade artística e uma entrevista com o artista visual Tiano Valarino sobre o grafite, fazendo referência às suas obras, e sobre sua influência enquanto manifestação artística na cidade de Conquista. Um dos grandes motivos que levaram a baixa aceitação dessa arte, por parte de algumas pessoas, é pelo simples fato de ser uma arte que surgiu nos subúrbios periféricos, onde muitos a consideram como uma arte marginalizada. Observamos ao final deste estudo, que grande parte da população da referida cidade vem tendo apreço pelo grafite, muitos participando de oficinas para aprimorar ou aprender a arte de grafitar.
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    Poesia visual revisitada : uma proposta metodológica interdisciplinar entre arte visual e literatura
    (2022-12-06) Gomes, Flavio Emanuel Primo; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/9598227428237969
    Arte, literatura e poesia são palavras que estão sempre interligadas, de modo que a arte expressa um ideal estético representativo e, através da literatura temos a transformação na linguagem e na poesia como forma de manifestação artística cultural do gênero „‟lírico‟‟. Atualmente, a abordagem didática acerca do estudo da arte tem sido lecionada aos alunos de instituições educativas de forma insatisfatória diante apenas de conceitos e dados históricos sobre o tema. Todavia, é possível que haja melhor abordagem didática sobre estudo da arte que vise o aprendizado do estudante de maneira lúdica e reflexiva nas escolas? Para isso, esta pesquisa propõe uma metodologia de ensino interdisciplinar entre arte e literatura, com o objetivo de estimular o aprendizado dos estudantes da educação básica de forma lúdica e reflexiva. Utilizando uma abordagem exploratória, qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi fundamentada em artigos, livros e pesquisas de campo. A investigação incluiu uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública em Timbaúba-PE, para avaliar a satisfação dos alunos com o ensino de artes. Os resultados sugerem que uma metodologia que integra arte visual e poesia pode aumentar o interesse dos alunos e promover uma compreensão mais profunda da literatura e da autorreflexão.
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    Storytelling Visual Digital: uma proposta para o ensino de Artes Visuais
    (2024-05-29) Ramos, Raquel da Silva; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6137325138263994
    Este trabalho tem como objetivo estudar a utilização do Storytelling Visual Digital como abordagem para o ensino de arte. O referencial teórico con-templa discussões acerca da teoria do Letramento Visual e da abordagem da Storytelling Digital. O procedimento metodológico consiste em leitura e investigação bibliográfica acerca do tema mencionado, trazendo uma aná-lise de algumas propostas de práticas educativas com potencial relevância para o ensino de Artes Visuais. Espera-se que os dados obtidos e as dis-cussões propostas contribuam para explorar a Educação Visual utilizando Storytelling Digital como ferramenta, de modo que possamos identificá-lo como mais uma alternativa a ser somada às práticas de produção dos ma-teriais didáticos tradicionais.
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    Utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais
    (2023-12-20) Pereira, Luiz Eduardo; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/9734114218441036
    Este trabalho apresenta uma discussão sobre determinada ferramenta tecnológica e seu uso na criação de trabalhos didáticos, explorando assim a relação existente entre educação e tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais. O referencial teórico contemplou discussões acerca da existência de plataformas digitais que podem contribuir com o desenvolvimento educacional em diferentes níveis, tal referencial é embasado no trabalho de autores como: Lunardi, Rakoski e Forigo (2021); Telles, Fonseca e Santclair (2015); Lakatos e Marconi (2003); Gil (2002), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com obtenção de dados por meio da aplicação de questionários a um grupo de professores de uma instituição educacional estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Os dados obtidos indicam que o uso da plataforma digital Canva é um recurso que pode favorecer o desenvolvimento do fazer pedagógico, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a utilização de plataformas digitais, como o Canva, por exemplo, faz-se importante para o desenvolvimento de conhecimentos numa era repleta de dispositivos e tecnologia cada vez mais avançados.
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