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Navegando por Orientadores "Silva, André Pedro da"

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    O mapeamento dos processos de hipersegmentação na escrita de alunos de uma escola pública da cidade do Recife
    (2018-08-06) Silva, Letícia Karla Belmiro da; Silva, André Pedro da; http://lattes.cnpq.br/0620934260898634; http://lattes.cnpq.br/7723488792103117
    O presente artigo é resultado de reflexões teóricas e metodológicas acerca dos processos de hipersegmentação na escrita de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Recife-PE. Nos preocuparemos em explicar e analisar dados acerca de tal fenômeno com o principal objetivo de verificar o porquê deste processo, geralmente recorrente nos primeiros anos do Ensino Fundamental, persistir no 9º ano e quais fatores condicionam sua ocorrência nesse nível de escolaridade. É de nosso interesse também observar se os hábitos de leitura e escrita dos estudantes influenciam nos resultados, além de perceber como se dão as relações entre palavra gramatical e palavra fonológica no fenômeno observado. Para a elaboração desta pesquisa, nos pautamos nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista. Os dados coletados foram analisados à luz dos pressupostos sociolinguísticos encontrados em Labov (2008), Bisol (2004), Cunha e Miranda (2009); Miranda (2006); e Rocha e Robles (2017). O corpus desta pesquisa foi coletado a partir de produções textuais elaboradas por um total de 22 alunos, 11 sujeitos femininos e 11 sujeitos masculinos, do 9º ano ensino fundamental. Foram realizadas leituras, discussões e produções textuais, além do preenchimento de dois questionários sobre os hábitos de leitura e escrita dos estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que os casos de Hipersegmentação produzidos por alunos do 9º ano sofrem influência de ordem morfológica e fonológica e revelam as tentativas que o escrevente faz em busca da delimitação das palavras escritas, espelhando o que é mais regular na língua e revelando o seu conhecimento linguístico. Os hábitos de leitura e escrita revelam possíveis fatores que dificultam a aprendizagem dos alunos, como a falta de escrita.
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    O processo de epêntese vocálica na escrita de alunos do Ensino Fundamental de escola pública da cidade de Recife/PE: por um projeto de intervenção
    (2018-08-06) França, Andréa Maria de; Silva, André Pedro da; http://lattes.cnpq.br/0620934260898634; http://lattes.cnpq.br/5863996368620195
    Neste trabalho, apresentaremos os resultados da pesquisa realizada sobre o fenômeno da epêntese vocálica, que é uma variação típica da linguagem oral e geralmente representada na escrita durante a fase da aquisição, em escritas de alunos do Ensino Fundamental II, como podemos observar nas palavras ritimo ~ ritmo; pineu ~ pneu; adivogado ~ advogado que caracterizam este fenômeno, além de propor atividades para sala de aula entorno do fenômeno. Esta pesquisa visa investigar, a partir de textos escritos em contexto de sala de aula, a influência das variantes extralinguísticas sobre a variação linguística no fenômeno fonético-fonológico em decorrência da epêntese vocálica e a relação da fala na escrita neste fenômeno. Para isto, adotamos uma análise quantitativa, com base nos estudos Sociolinguísticos Laboviano (LABOV, 1972 [2008]), e de metodologia indutiva dos dados retirados da pesquisa de campo, realizada por meio de dois ditados de palavras, constituída de 15 palavras previamente selecionadas. O corpus foi montado através da produção de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Cônego Rochael de Medeiros, na cidade de Recife - PE. Os resultados obtidos, neste estudo, revelaram que há a ocorrência do fenômeno epentético em todos os anos pesquisados, porém com o passar dos anos esse índice diminui.
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    Um estudo variável do rótico na escrita escolar
    (2019-07-08) Dias, Layanne Alves Lopes; Silva, André Pedro da; http://lattes.cnpq.br/0620934260898634; http://lattes.cnpq.br/5640353044234496
    A língua escrita possui grande relevância sociocultural, pois grande parte das esferas da atividade humana se organiza por meio do seu uso. Considerando essa importância e a necessidade de escrever atendendo às convenções ortográficas, este trabalho objetiva investigar a produção do rótico em posição de coda silábica, tanto em posição inicial, quanto em posição final, na escrita de alunos do ensino fundamental de um colégio particular, da cidade de São Loureço da Mata - PE. Analisamos, então, a ocorrência de processos fonológicos relacionados ao rótico em posição de coda silábica que intervenham na escrita ortográfica e verificamos os possíveis motivos que engatilham o processo fonológico de apagamento do rótico nessa posição. Tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Bisol (2009), Cagliari (2002), Callou, Moraes e Leite (1998), Cardoso et al (2014), Costa (2009), Faraco (2006), Garcia (2010), Miranda (2010), Mollica (2003), Signorini (2001), Tasca (2002) e Vegini (2007). O corpus dessa pesquisa se constituiu de treinos ortográficos e ditados realizados no ambiente já descrito, tomando por base o método indutivo e consecutiva análise quantitativa desses dados. Destarte, foi possível a apropriação de material que nos permite conjecturar sobre a heterogeneidade da escrita, pois identificamos que os erros ortográficos dos estudantes são, na maioria, advindos do fato de que há vazamento de processos do campo fonológico para o campo da escrita. Os resultados apontam que esse processo de apagamento dos róticos tende a diminuir com o avançar do nível de escolaridade, visto que, dentre as 440 palavras analisadas, ocorreu apagamento do rótico 98 vezes no 6° ano e apenas 35 casos no 9° ano. Cabe ressaltar ainda que ambas as turmas variaram mais as palavras em que o rótico estava em posição de coda medial.
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    Uma abordagem sociolinguística: o fenômeno de monotongação no EJA em escolas públicas do interior do Agreste de Pernambuco
    (2019-07-08) Andrade, Lorena Félix de; Silva, André Pedro da; http://lattes.cnpq.br/0620934260898634; http://lattes.cnpq.br/4998384640491195
    O fenômeno de monotongação dá-se pelo apagamento do glide de um ditongo, este evento ocorre em virtude de fatores internos e externos à língua, formando-se, geralmente, por ditongos compostos. De acordo com Câmara Jr. (2015), o monotongo constitui-se da vogal simples resultante deste processo, principalmente, quando a ortografia continua a indicar que há o ditongo e ele ainda se realiza em uma linguagem mais cautelosa. Através desta premissa, pensar-se-á nas interferências na vida dos alunos como falantes que dominam a língua e que variam nela, uma vez que a fala interfere na escrita. Esta pesquisa será pensada à luz do pressuposto de que primeiro aprendemos a falar e, só assim, entramos no advento da língua escrita. Autores como Câmara Jr. (2015), Bagno (2007), Silva (2006), Marcuschi (2008) entre outros formam as bases teóricas que compõem este artigo. A aplicação da pesquisa, no entanto, será através de palavras e frases propícias ao evento linguístico, seguida de uma análise realizada considerando tanto fatores sociais [localidade, faixa etária e sexo biológico] quanto fatores linguísticos [tipo de ditongo e contexto fonológico seguinte] em uma escola da zona urbana e outra da zona rural ambas localizadas em Passira, interior do Agreste de Pernambuco; sendo a partir destes dados que serão apresentados os resultados.
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