Navegando por Orientadores "Silva, Fabiano Barbosa Mendes da"
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Item A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental(2022-05-31) Lima Filho, Robson Marinho de; Silva, Fabiano Barbosa Mendes da; http://lattes.cnpq.br/4936474533283881Tendo em vista a necessidade de mudanças na aprendizagem dos alunos dentro da sala de aula, buscando utilizar metodologias que diferem das metodologias tradicionais e acompanhando a realidade da sociedade, pesquisa-se a utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar se uma sequência didática que se utiliza da gamificação como sua estratégia metodológica promove aprendizagem aos alunos. Para tanto, é necessário observar se houve uma motivação dos alunos acerca da aprendizagem e se as habilidades objetificadas na aprendizagem foram alcançadas quando caracterizadas na gamificação. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa exploratória. Diante disso, verifica-se que houve uma aprendizagem do conteúdo trabalhado, como também uma aquisição motivadora para os alunos, o que impõe a constatação de que há um conhecimento através do uso da gamificação organizado por sequência didática.Item Percepções dos estudantes acerca do uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática no contexto da pandemia de COVID-19(2022-09-23) Nascimento, Hugo Roberto do; Silva, Fabiano Barbosa Mendes da; http://lattes.cnpq.br/4936474533283881; http://lattes.cnpq.br/2351740258749027No contexto da pandemia do COVID-19 com a interrupção de encontros presenciais em todos os níveis da educação, foi amplamente adotado o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, as instituições de ensino fizeram uso de Tecnologias Digitais (TD) com o objetivo de adaptar o calendário acadêmico e suas didáticas à nova realidade. Durante as aulas de matemática, as TDs foram aplicadas a fim de estimular uma educação dinâmica e interativa, apesar das dificuldades encontradas pelos professores da disciplina. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar e identificar os aspectos que pudessem apontar os benefícios das tecnologias digitais para a condução do ensino remoto, descobertos durante as aulas de Matemática no contexto da pandemia do COVID-19, bem como as limitações na adoção dessas práticas. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um formulário virtual com o auxílio da plataforma Google Forms. O formulário constou de 12 questões objetivas dando ênfase aos métodos de aprendizagem, avaliação, desempenho e ao uso de softwares e jogos. A amostra foi composta por 44 alunos da disciplina de matemática do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, sendo em média aproximadamente 14 por turma. Os participantes da pesquisa tiveram a impressão de que o desempenho nas aulas de matemática piorou significativamente durante a pandemia, no entanto, relataram reconhecer a importância do ensino remoto. As ferramentas do Google foram as mais utilizadas como suporte às aulas online, ao mesmo tempo em que foi evidenciada uma desigualdade de acesso aos materiais por parte dos estudantes. Entre os aspectos negativos, desmotivação e sessões entediantes ganharam destaque, porém os alunos apresentaram um alto índice de aceitação para a utilização de metodologias como softwares, jogos e aplicativos, inclusive com a perspectiva de aplicar no ensino presencial. Portanto, a pandemia possibilitou o reconhecimento da importância de tais recursos por parte do corpo estudantil. Assim, a utilização de tecnologias em sala de aula com preparo e estruturação podem tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e estimulante. Em razão disso, conclui-se a viabilidade do uso das tecnologias para otimização do ensino da educação básica no cenário da pandemia.Item Sistema de controle patrimonial(2017-03-22) Morais, Anderson Melo de; Silva, Fabiano Barbosa Mendes da; http://lattes.cnpq.br/4936474533283881; http://lattes.cnpq.br/4825772150496499Neste relatório é apresentado o SISCOMP - Sistema de Controle Patrimonial, um sistema de controle de almoxarifado, desenvolvido com base nas necessidades da Prefeitura Municipal de Garanhuns. O SISCOMP tem como principal objetivo oferecer aos usuários um ambiente onde poderão controlar de forma eficiente a entrada e saída de recursos patrimoniais do almoxarifado central, bem como acompanhar a alocação de todos os bens e equipamentos nos mais diversos setores da empresa. A plataforma visa agilizar e centralizar o controle patrimonial da Prefeitura Municipal de Garanhuns, permitindo a obtenção rápida e prática de informações referentes a um determinado bem ou equipamento através de sua etiqueta de identificação que encontra-se afixada em local visível em todos os equipamentos. Dentre os benefícios do sistema, destacam-se: praticidade, agilidade e segurança. A aplicação foi implementada na linguagem Java juntamente com Hibernate e MySQL. Além disso, técnicas de Engenharia de Software e de Banco de Dados e uma ferramenta de controle de versão foram utilizadas para um melhor desenvolvimento do projeto. Durante o processo de modelagem, conversas com os servidores do almoxarifado central possibilitaram a criação de requisitos, que atenderiam às necessidades dos mesmos. Foram realizados teste unitários que indicaram um bom funcionamento do sistema, juntamente com uma confiabilidade no quesito de segurança. Por fim, todos os requisitos propostos foram atendidos e o sistema encontra-se em fase de implementação, aguardando apenas a resolução de questões burocráticas.
