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Navegando por Orientadores "Silva, Maria Zênia Tavares da"

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    A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar
    (2025-03-20) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894
    Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.
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    A experiência de estágio em Ciências do Consumo na unidade de atendimento do PROCON Pernambuco em Camaragibe/PE
    (2023-09-12) Matias, Beatriz Lins; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/5025084228056234
    O presente trabalho resulta da experiência de Estágio Supervisionado Não Obrigatório (ENO), posteriormente alterado para Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no período de 02/01/2023 a 09/09/2023, no Procon/Camaragibe, órgão de proteção e defesa do consumidor situado no centro da cidade de Camaragibe/PE que está inserido dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) da Prefeitura Municipal de Camaragibe (PMCG). Devido a inquietações acerca das relações de consumo, tive o interesse em estagiar e vivenciar a experiência de funcionamento em um órgão de defesa de consumidor/a. Por acreditar que um órgão de defesa de consumidor/a não está somente apto para proteger, mas também para educar consumidores/as e assim, contribuir para o exercício da cidadania por parte dos mesmos, é que tive o interesse em aliar o conhecimento obtido na vida acadêmica ao Procon Camaragibe. O estágio teve o objetivo de desenvolver um trabalho de educação para o consumo, através de palestras e ações educativas, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de Ciências do Consumo. Em virtude da necessidade do órgão, foram realizadas diversas atividades. Dentre essas, realização de oficinas temáticas sobre consumo e educação do/a consumidor/a, promoção de ações em espaços públicos, elaboração de materiais educativos, divulgação das ações do Procon/Camaragibe, organização e gestão processual, planejamento, organização e controle das atividades, atendimento online e presencial de consumidores/as, notificação de empresas, abertura de reclamações e avaliação mensal das atividades direcionadas pela coordenadoria do posto de atendimento. Dessa maneira, foi possível dimensionar o trabalho desta instituição, como também acompanhar administrativamente o seu funcionamento. Essa experiência contribuiu para entender o trabalho e a responsabilidade que o Procon Camaragibe possui para a sociedade.
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    A responsabilidade do fornecedor e a satisfação do/a consumidor/a na resolução de danos em aparelhos eletrônicos: um estudo no PROCON Recife
    (2023-09-12) Linden, Sarah Maria Silva van der; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875
    Essa pesquisa teve como objetivo verificar, no Procon Recife, como ocorre a resolução da demanda do/a consumidor/a no âmbito do vício de aparelhos eletrônicos e se o comportamento das empresas e fornecedores/as perante o dano do produto está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Para isso foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, documental e com roteiro de entrevistas semiestruturado com consumidores/as e o acompanhamento de suas audiências de conciliação mediadas pelo Procon Recife. Foi observado o comportamento do consumidor/a, a conduta das empresas após a venda do produto, a experiência do/a consumidor/a no auxílio em caso de ocorrer dano ao produto e como isso interfere em uma relação de consumo equilibrada. Entre os resultados, destacamos a inoperância das empresas para resolução do problema e a insatisfação do consumidor perante essa situação. Por fim, nas conclusões é ressaltado a necessidade da educação para o consumo, tanto para consumidores/as como para fornecedores. Evidenciamos, especialmente, a educação para o consumo para empresários/as e fornecedores/as como função social para uma melhor harmonia nas relações de consumo e a importância da contribuição do Cientista do Consumo nesse processo.
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    Caminhos e veredas na Agroecologia: um fio pelos aprendizados, memórias e ancestralidade
    (2023-04-04) Santos, Samara Santana dos; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/7792007870490897
    Este trabalho tem o propósito de relatar algumas memórias e reflexões que vivenciei no curso Bacharelado em Agroecologia e aspectos singulares de sua dinâmica que diferencia de outras graduações. Apresento retalhos de minha história que antecederam a jornada acadêmica que estão diretamente relacionados com a escolha pela Agroecologia, revelando as influências e experiências que moldaram meu interesse por essa área de estudo e prática. Relato a experiência do grupo Bordando pelo Cuidado e a importância da utilização do bordado como uma ferramenta arte-educativa que transcende a prática manual, promovendo a expressão criativa, o cuidado afetivo e a reflexão sobre questões sociais, ambientais e políticas. Concluo com aprendizados sobre relações étnico-raciais, campesinato e educação popular de modo articulado a vivências particulares, históricas e comunitárias, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento acadêmico e os conhecimentos tradicionais que surgem a partir da experiência cotidiana.
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    Experiências vividas com a agricultura urbana e a alimentação saudável na periferia do Recife
    (2024-03-07) Nunes, Gilberto Manoel da Silva; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/4035928624986569
    Esse memorial tem como objetivo trazer as experiências vivenciadas no Bacharelado em Agroecologia com ênfase no Campesinato e Educação Popular (Bacep). Meu ponto de partida para a escrita, foram minhas memórias, revisões de trabalhos e imersões realizadas, assim como consultas a textos e livros. A agroecologia urbana tem diversos desafios, porém é preciso agir de maneira imediata, pois é necessário buscar estratégias juntamente com toda sociedade para melhorar o nosso mundo. Este trabalho, traz a minha trajetória na agricultura urbana e mostra que é possível produzir com eficiência a partir de tecnologias alternativas com o intuito de promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas que vivem em ambiente urbano, especialmente na periferia do Recife. A agroecologia é feita por várias mãos e a luta dos coletivos sociais mostra que a união faz força, buscando sempre fortalecer o campesinato e a educação popular. Assim, este memorial não registra apenas minhas experiências pessoais, mas também celebra a possibilidade de promover mudanças significativas em nossa relação com a comida, com a terra e, em última instância, com o planeta. Que cada passo dado na direção da agricultura urbana e da alimentação saudável inspire outros a trilharem caminhos semelhantes, guiados pelo compromisso de preservar a saúde do nosso planeta e de nós mesmos.
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    Ferrovia BACEP: trilha para a estação do bem viver
    (2024-02-05) Santana, Danielle de Oliveira Pereira de; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/6758604493178127
    O presente trabalho de conclusão de curso visa compartilhar e refletir sobre minha atuação como Agroecóloga e Educadora Popular. Ele segue como metodologia a minha narrativa reflexiva baseada em minha trajetória acadêmica, tendo como base as experiências vividas, os relatórios de atividades, anotações, registros pessoais, diário de campo e materiais audiovisuais, que foram consultados para essa construção. Em termos de representação ele é uma oportunidade de socializar os aprendizados, desafios e conquistas vivenciados ao longo de minha trajetória no curso de Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular e experiência profissional, destacando a importância de abordagens integradas para promover práticas sustentáveis, equidade econômica e transformação social. Ao longo desta jornada, mergulhei nas nas complexidades da Agroecologia, descobrindo e reconhecendo formas sustentáveis de cultivar alimentos, respeitar os ecossistemas, promover a segurança alimentar e nutricional no campo e na cidade, a partir dos princípios da justiça social e de práticas mais solidárias de Economias. Ao longo de minha atuação, os movimentos sociais se revelaram como catalisadores de transformações significativas, fortalecendo minha compreensão sobre questões sociais, ambientais e econômicas, contribuindo para a construção de práticas e relações sociais mais conscientes e igualitárias. A interação com os povos originários emergiu como uma fonte essencial de aprendizado. Suas práticas sustentáveis, respeito pelos ecossistemas naturais e conhecimentos tradicionais foram fundamentais para a compreensão mais ampla da interconexão entre ecossistemas, sociedade e natureza. A Economia Solidária desempenhou um papel crucial em minha trajetória, proporcionando experiências enriquecedoras de cooperação e autogestão. Com o tempo, fui aprendendo a utilizar metodologias participativas que promovem o diálogo e a troca de saberes, numa prática de que fortalece os laços sociais e transforma realidades. O maior aprendizado que tive foi, sem dúvida, em relação ao papel do/a Educador/a, especialmente por meio dos estudos e das experiências em Educação Popular. Essa abordagem rompe com o modelo tradicional de ensino ao valorizar a construção coletiva do conhecimento, respeitando as vivências de cada indivíduo e promovendo uma prática pedagógica libertadora. Durante meu estágio na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) da UFRPE, tive a oportunidade de vivenciar uma experiência transformadora: a concepção, gestão e implementação da primeira feira agroecológica da Rural. Essa vivência me aproximou da Práxis agroecológica e de suas dimensões políticas, da dimensão sociocultural e econômica e da dimensão ecológica e técnico produtiva, consolidando minha compreensão sobre a importância da educação participativa.
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