Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Silva, Noadia Iris da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
    (2019) Gondim, Thaís Tomé; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/6632560254241093
    O presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Considerações sobre o processo de avaliação externa da leitura no Estado de Pernambuco
    (2018) Nascimento, Mariana do Carmo; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/1779484955947984
    Este estudo resulta de uma investigação bibliográfica e tem como objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e os impactos produzidos pelas avaliações externas na prática docente tendo como foco as avaliações em larga escala na educação básica –SAEB e o Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco –SAEPE, apontando as implicações destas no cotidiano da sala de aula a fim de modificar as práticas dos professores e as consequências destas no processo de aprendizagem dos alunos. Para tanto, sefez necessário abordar a formação dos professores e a importância da qualificação profissional para a aplicação do processo de avaliação visando o alcance dos resultados desejados pela comunidade escolar. Os resultados da pesquisa sugerem que a metodologia dessas avaliações resulta num insignificante desenvolvimento processual e integral do aluno, além de gerar um clima de responsabilização do professor pelo sucesso ou fracasso do mesmo, além de um ambiente de pressão para que o discente obtenha resultados de excelência nessas avaliações.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Didatização de conhecimentos linguísticos em livro didático de ensino médio
    (2018) Santos, Tâmara Taís Rodrigues dos; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
    O livro didático de língua portuguesa assume uma presença de destaque em sala de aula e, muitas vezes, ele é utilizado como único material para desenvolver os conteúdos e atividades. Considerando-se a sua importância para professores e discentes, a presente pesquisa propõe a examinar os conteúdos e atividades propostas para o eixo de reflexão e análise sobre a língua ofertadas pelo livro didático adotado em uma escola de ensino médio. Especificamente, investigamos a pertinência de tais atividades em relação ao ensino tradicional de gramática ou à perspectiva de prática de análise linguística. Para efetivação do nosso estudo nos embasamos teoricamente em documentos e autores específicos, tais como PCNEM (BRASIL 2006), Mendonça (2006), PNLD/2018, Bezerra e Reinaldo (2013) que apontam formas “adequadas de ensino” da língua em uso, segundo essas fontes, e a partir daí verificar a oferta de conteúdos e atividades presentes nos livros didáticos. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa que lida com as interpretações das realidades sociais, a partir de textos e entrevistas como dados de análise. Verificamos, dentre os resultados, questões que reforçam a existência da forma tradicional de ensino nos livros didáticos sendo estas puramente gramaticais e sem nenhum propósito reflexivo/expressivo confirmando a afirmação dos PCNEM (BRASIL 2006) que caracterizam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio como “aula de expressão em que os alunos não podem se expressar”.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino de conhecimentos linguísticos e documentos oficiais: Uma análise comparativa entre o Currículo de Pernambuco (2012) e a Base Nacional Comum Curricular (2017)
    (2019) Mourato, Maria Alidia Gondim; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
    A educação é primordial no processo de transformação do individuo por meio da interpretação do mundo em que vivemos, nesse contexto, algumas medidas são tomadas para fornecer ao educando acesso ao ensino de qualidade, dentre os quais deve apontar para os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Estadual (PC/PE), dentre outros, tais documentos são fundamentais para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Todavia, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por intuito avaliar dois dos documentos citados anteriormente, dos quais a Base (2017) e o Parâmetro Curricular Estadual (2012). Vale salientar que a escolha dos anos de cada documento a ser avaliado foi dada pela observação de que o currículo estadual referente ao mesmo ano da base é uma reprodução do mesmo, visto ser função dos estados adequar a BNCC sem causar-lhe perdas, a realidade vivenciada por cada região, desse modo, por observar as mudanças ao longo dos anos nos documentos oficiais têm-se aqui uma análise comparativa por meio dos conhecimentos linguísticos existentes nos currículos. Portanto, objetiva-se analisar de maneira comparativa o Currículo Estadual (2012) e a BNCC (2017) a partir da implementação da linguística na sala de aula. Destaca-se que a metodologia utilizada para a elaboração deste TCC foi a análise documental, em que ao longo da leitura será possível perceber a utilização do texto primário para enriquecer este trabalho. Os currículos trazem a preocupação em fornecer ao aluno a possibilidade de aprender de acordo com sua realidade, portanto, a adequação da BNCC pelos estados é de suma importância uma vez que corrobora significativamente para o sucesso do ensino aprendizagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramento: discussões teóricas acerca a concepção dos professores sobre as práticas pedagógicas da leitura, produção de texto, análise linguística e oralidade em sala de aula, no ensino fundamental II
    (2018) Melo, Adimilsa Alves da Silva; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
    Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar como os professores trabalham em sala de aula o letramento de modo a priorizar os eixos de ensino da língua portuguesa. Mais especificamente, tentamos alcançar os seguintes objetivos:a) Examinar se os professores trabalham todos os eixos de ensino da língua portuguesa;b) Analisar se os gêneros textuais são utilizados como instrumentos para o ensino da língua;c)Averiguar com que frequência os professores realizam atividades para desenvolver o letramento dos alunos. Participaram da pesquisa duas professoras da rede municipal de ensino de Triunfo, a professora A, que atuava em um 7° ano e a professora B, que também lecionava em um 7°ano. Foram realizadas entrevistas e as mesma foram transcritas para analise. O aporte teórico para este trabalho está baseado nos estudos de Soares (2003; 2009) e Leite e Botelho (2011) sobre o conceito de Letramento; de Antunes (2003) sobre os eixos de ensino de língua portuguesa, e nas reflexões de Marcuschi (2005) e Barros (2011) acerca da relação entre gêneros textuais e letramento. Através das análises pudemos observar que em relação ao trabalho com os eixos de ensino (oralidade; leitura; produção textual e analise linguística) ambos os professores priorizam a leitura e a produção textual. Em detrimento a isto, o eixo da oralidade foi negligenciado e a análise linguística, para as mesma se restringiu ao trabalho com a gramática normativa. No que diz respeito à utilização de gêneros textuais em suas aulas, as duais professores privilegiaram um ou dois gêneros, prática essa negativa, pois o letramento é favorecido a partir do contato com os mais variados gêneros textuais.Em relação às atividades em que os professores tentam propor situações reais de uso da língua, percebemos que o professor A, através de sua fala tenda a utilizar diversos gêneros textuais, pratica essa positiva, já que tais atividades tendem a ampliar o letramento nos alunos. Já a professora B mostrou a preocupação na escolha dessas atividades, levando, para sala de aula, textos que faziam parte da realidade dos alunos. Diante de tais resultados, acreditamos que ainda haja uma falta de compreensão do que seja o Letramento e suas habilidades. Por isso, fica clara a importância de proporcionar formação inicial e continuada sólida no que diz respeito ao trabalho relativo às práticas de letramento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O desafio de alfabetizar surdos em libras como língua materna (l1): um estudo de caso numa escola de ensino regular na cidade de Serra Talhada
    (2019) Araújo, Mauricéia Salvador de; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/6993314837221693
    O objetivo desse trabalho, é investigar a coerência entre os documentos oficiais e a oferta de alfabetização/educação de surdos nas redes de ensino. Para isso, fez-se necessário uma análise documental de leis e currículos que versam sobre educação de surdos nos âmbitos federal e estadual. Foram feitas pesquisas de campo com pessoas envolvidas nas políticas educacionais para surdos na região do Sertão do alto Pajeú (intérpretes, gerente “interina” da GRE, diretores de escolas, coordenadora de gestão de educação de Serra de Talhada). E por fim, fizemos um estudo de caso (observações de aulas e questionários) com atores de uma turma de alfabetização em LIBRAS da escola Cornélio Soares na cidade de Serra Talhada em Pernambuco. Ao longo da pesquisa foi notado há insuficiência de registros sobre o histórico da educação/alfabetização de surdos, como também sobre os estudos a respeito da legislação, logo, acreditamos que essa pesquisa tenha contribuído acerca dos avanços na educação de Surdos, bem como na priorização da sua alfabetização na Língua materna e sua inclusão no ensino regular, de modo que tenha despertado um olhar sensível para a valorização desse sujeito histórico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções de professores sobre a avaliação externa de leitura (SAEPE) em escolas da cidade de Serra Talhada
    (2019) Moreno, Suzana Camila de Lima; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/8911168253492775
    Este estudo resulta de uma investigação realizada com professores de escolas públicas estaduais em Serra Talhada. Temos como objeto as percepções desses docentes acerca das avaliações em larga escala, com ênfase no Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco (SAEPE) e, consequentemente, os resultados do Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco (IDEPE). Objetivamos apontar possíveis implicações desses resultados nas concepções e práticas dos professores sobre leitura. Nesse sentido, abordamos também a formação inicial e continuada desses profissionais. A relevância dessa pesquisa reside no fato de que as políticas educacionais no Brasil vêm demonstrando preocupação com a qualidade do ensino ofertada pela escola pública, decorrente das pressões dos organismos internacionais, que veem na educação a solução dos problemas enfrentados por um mundo cada vez mais globalizado, de transformações e descobertas tecnológicas que caracterizam hoje a chamada sociedade do conhecimento. É importante ressaltar que esse sistema de avaliação é fruto das transformações e reformas educacionais ocorridas no Brasil na década de 90 e que a aplicação deste processo se dá no monitoramento das ações educativas, tendo em vista verificarem e acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos. Torna-se necessária a colocação de que o princípio desta política educacional está na defesa das avaliações externas como recursos pertinentes para promoção da educação pública de qualidade. Os resultados da pesquisa sugerem que a metodologia dessas avaliações contribui para um clima de responsabilização do professor pelo sucesso ou fracasso de seus estudantes, criar um ambiente de pressão para os atores da comunidade escolar (docentes, gestores e discentes) além de promover competividade entre as unidades escolares numa mesma cidade.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão