Navegando por Orientadores "Soares, Inaldo Firmino"
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Item A importância da Linguística Forense na identificação de autoria em crimes de ameaça(2023-04-25) Assis, Sérgio José de; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/2637740965039357O presente trabalho procura analisar e trazer reflexões acerca da importância da Análise do Discurso, sobretudo, no que tange à Linguística Forense e sua contribuição para a elucidação de casos de crimes de linguagem. Para isso, usou-se como base a teoria da Semiolinguística, proposta pelo teórico Patrick Charaudeau, com o auxílio do linguista forense Welton Pereira e Silva. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva-expositiva e para isso, foram selecionados alguns textos do gênero carta e/ ou mensagens contendo conteúdos ameaçadores e, a partir desses textos, observadas as características linguísticas, tentaremos chegar ao autor, imputando-lhe o tipo penal com o auxílio da sociolinguística. Considerando que o Curso de Letras é indispensável na formação de linguistas, é necessário pensar, então, na simplificação da linguagem jurídica como uma política linguística de concretização de acesso à Justiça, unindo, desse modo, o Direito ao mundo da Análise do Discurso.Item Autodidatismo e multiletramentos digitais: fatores essenciais no processo de aquisição de uma segunda língua(2023-04-25) Pacífico, Emily Karoline Coutinho; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/0350879619776963O presente artigo busca mostrar alternativas que proporcionem a promoção da autonomia no processo de aquisição de uma segunda língua, para que possíveis alunos autodidatas, sobretudo oriundos de escolas públicas, possam aprender de uma forma mais eficaz e divertida, a partir de suas necessidades e interesses. Para tanto, discutimos o autodidatismo a partir dos conceitos teóricos de Silva (2012) e Solomon (2005), assim como o papel do professor de um aluno autônomo, às vistas do que dizem Oliveira e Silva (2022). Na sequência, discutimos o processo de aquisição de uma segunda língua a partir da Teoria do monitor, de Krashen e Terrell (1998); opiniões contrárias à referida Teoria por parte de Mclaughlin (1987) e outras possibilidades para a mesma Teoria através de Swain (1995). Ademais, discutimos o conceito de multiletramentos com base em Rojo (2012) e no paradigma da aprendizagem interativa de Lemke (2010). Por fim, recorremos a Anderson (2010) para introduzirmos o conceito de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), para, enfim, apresentarmos algumas alternativas que julgamos auxiliares ao processo de aprendizagem de uma segunda língua na escola.Item Facebook, uma ferramenta propícia à criação de estrangeirismos em língua portuguesa(2018-02-28) Silva, Pedro Henrique Corrêa; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336Este trabalho resulta de um estudo acerca da rede Facebook como espaço propício à criação e proliferação de estrangeirismos na Língua Portuguesa que, como toda Língua, é um órgão vivo, que se desenvolve em conformidade com as influências externas e com as formas de uso que se transformam no decorrer do tempo. A pesquisa realizada teve como sujeitos alunos do Ensino Médio, no intuito de saber em que medida eles têm consciência do quanto palavras e expressões oriundas de uma língua estrangeira e suas variações são utilizadas por eles e de como e se essas palavras e expressões podem, inclusive analisando como se dá o processo de consolidação de certas gírias, que aparecem sob a modalidade de empréstimo linguístico ou de estrangeirismo. A análise das falas dos sujeitos pesquisados apontam para uma relação de domínio em que o idioma predominante é o Inglês, o que reflete o domínio que a cultura americana exerce não somente no nosso país, como em todo o mundo.Item Memorial descritivo dos processos desenvolvidos na formação inicial e continuada de Micael Julio de Albuquerque rumo à docência na área de língua portuguesa e suas literaturas(2024-03-05) Albuquerque, Micael Julio de; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336Item Novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa: uma proposta didática(2017-09-01) Milhomem, Thiara Lustosa; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/2181476640821943Com intenções essencialmente propositivas, este artigo tem o objetivo de refletir sobre os impactos do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, ele se inicia com urna breve contextualização do que se compreende por TIC e com as transformações sociais e linguísticas que delas decorrem. Em seguida, ainda no âmbito da fundamentação teórica, apresentamos através da Teoria dos Gêneros Textuais e dos estudos sobre Letramento uma abordagem de lingua(gem) sociointeracionista. Por fim, na tentativa de articular esses saberes científicos desenvolvidos na academia com o cotidiano da sala de aula do professor de Português, apresenta-se uma proposta de trabalho ancorada no percurso metodológico proposta pela Escola de Genebra.Item Percepção do racismo e a análise crítica do discurso: o caso das telenovelas e a perpetuação do racismo através da língua(2019-12-12) Silva, Eliézer Ricardo da; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/4129312300776106Esse artigo discute a manutenção cultural do racismo sob a ótica discursiva considerando as telenovelas que foram veiculadas no Brasil através da televisão a partir do ano de 1962 até 1998. Para isso, foi analisado o filme documentário do diretor Joel Zito Araújo. O filme faz um resumo do período citado e descreve as relações dos atores negros do Brasil e suas personagens. Procura-se buscar na fala dos personagens representados por atores negros ou por personagens brancos, marcas discursivas que ratifiquem a perpetuação do racismo, pois acredita-se que as telenovelas não podem ser vistas apenas como uma forma de entretenimento de massa já que alcança altíssimos índices de audiência. Este trabalho acadêmico deixa evidente que apenas a legislação não é suficiente para banir o racismo estrutural que impera nas mentes de uma boa parte dos brasileiros. Racismo que é identificado através de expressões que se usa no dia a dia. Nesse ponto, a Análise Crítica do Discurso faz desvelar o que há por trás da malfadada democracia racial brasileira, através do pensamento de um dos maiores teóricos da temática, Teun A. van Dijk. Por fim, pode-se ver a importância do papel das telenovelas na manutenção da concepção racista no Brasil e também, em sentido contrário, como ponto de partida para os questionamentos e combate dessa praga que tem suas bases no pensamento colonial da História do Brasil.Item Uma reflexão sobre o ato da escrita a partir de redações de alunos do 3º ano do Ensino Médio(2019-07-08) Galindo, Igo Marques; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/5779360142252551Este trabalho tem como ponto de partida análises de redações de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de modo que seja possível identificar nas entrelinhas dos textos aspectos cognitivos, sociais e gramaticais que revelam o grau de entendimento que os alunos têm sobre saber escrever. O artigo faz um breve passeio pela Linguística, desde Saussure, com sua teoria estruturalista, passando por Bakhtin e sua teoria dos enunciados como base de todo texto, Benveniste, com a questão da pessoalidade e da referenciação essenciais ao enunciado, indo até as mais atuais discussões que regem as teorias de ensino e aprendizagem com estudiosos como Marcuschi, Soares, Bernardo etc., que contribuíram de forma singular para o processo de análise do corpus, levando em conta, especialmente, o caráter sócio-cognitivo deste artigo. Nesse sentido, esperamos rever conceitos sobre teoria e prática; contribuir para o ensino de língua portuguesa de modo que o aluno consiga perceber-se como ativo e passivo em todo o processo de letramento textual, especificamente da escrita, isto é, entender-se como leitor e autor, influenciado e influenciador; trazer ao trabalho uma discussão mais ampla do que uma análise de apontamento de “erros” na construção dos textos dos alunos.Item Visita ao interacionismo sociodiscursivo: uma proposta de integração teórico-prática para o ensino de língua portuguesa(2021) Cavalcanti, Diógenes Monteiro; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/3281402515099601
