Navegando por Orientadores "Sousa, João Morais de"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A importância da manifestação de cultura popular (a capoeira) e a perspectiva furtadiana de cultura(2022) Silva, Raphael Fernandes Xavier da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/2822376827933592Item Cocos de roda em Igarassu: saberes, práticas e resistências presentes na cultura popular(2023-09-13) Silva, Natasha Hevelyn Oliveira da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/1376953044534321Situada no campo dos estudos culturais, a partir de um recorte sociológico, essa pesquisa aborda a manifestação do coco de roda no município de Igarassu. Tangenciado os aspectos de identidade e memória, este trabalho tem como objetivo identificar quais as práticas e saberes dos fazedores e fazedoras do coco de roda em Igarassu que contribuem para a construção de identidades culturais que resistem à dominação da cultura de massas, da indústria cultural e as imposições do poder político local. No aporte teórico, a cultura é compreendida como um sistema de símbolos (Geertz, 1978) construído mediante o processo de socialização, ou seja, trata-se dos costumes, hábitos, códigos e crenças que são aprendidos pelos sujeitos a partir da sua inserção na sociedade (Laraia, 2020). Ainda para compreender a cultura é preciso compreendê-la como um processo social e material, de modo que as questões relativas à economia não estão separadas da cultura, compondo uma totalidade indissociável. Nessa ótica, a acepção da cultura está intimamente conectada aos conflitos sociais, às questões políticas e todo arcabouço das relações de poder presente nas sociedades (Canclini, 1983; Williams, 2011). E a cultura popular como referente às tradições, costumes, usos e memórias das classes populares (Bosi, 2000), onde também prepondera o conflito e se estabelece um limiar entre agência e estrutura, a estrutura de dominação produzida por uma identidade legitimadora e a agência produzida por uma identidade de resistência (Castells, 1999). Nesse sentido, compreendemos a cultura popular como tenaz e com capacidade para resistir e construir alternativas contra-hegemônicas (Gramsci, 1995; Thompson, 1998). No que tange a metodologia, utilizamos o método qualitativo, tendo como arcabouço teórico-metodológico o interacionismo simbólico. Para coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação direta, participante, e entrevistas semiestruturadas. Como técnica de análise, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os grupos culturais do coco de roda sofrem com ampla desvalorização por parte do poder público, mas que vêm resistindo e contribuindo para a formação de identidades participativas, solidárias e contra-hegemônicas. Portanto, o impacto social dessa pesquisa está em desvelar essas realidade, promover visibilidade para temática e fortalecer a construção de outros trabalhos e políticas públicas que valorizem a cultura popular como parte do desenvolvimento de uma sociedade humana, integrada e diversa.Item “Do rio ao concreto”: uma análise dos desafios enfrentados no pós-ocupação das famílias do habitacional Naná Vasconcelos no bairro Linha do Tiro(2021-07-22) Pires, Francine Albuquerque; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/1175643994619379O objetivo geral desse artigo foi compreender no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe as mudanças e os desafios enfrentados pelos moradores do Habitacional Naná Vasconcelos no processo pós-ocupação. Para o desenvolvimento do estudo se partiu de uma rápida abordagem sobre o processo de urbanização no Brasil mostrando como ele é marcado por desigualdades socioeconômicas e como a trajetória da política pública habitacional é caracterizada por acumular enorme déficit de moradias, empurrando para as periferias, sobretudo dos grandes centros metropolitanos, as populações de baixa renda. Nesse sentido foi mostrado que a expansão da estrutura urbana da cidade do Recife causou muitos assentamentos precários e que o PAC Beberibe se inseriu no contexto das estratégias para solucionar o problema desse déficit habitacional. Como resultados o estudo apontou que ocorreram melhorias nas condições de vida das pessoas realocadas como a diminuição dos riscos aos problemas sanitários e às enchentes, presentes nas moradias anteriores, bem como a ausência da coleta de lixo regular e de área de lazer. Contudo, o novo contexto também tem gerado insatisfações advindas pelas dificuldades de adaptação, a exemplo da divisão das áreas comuns de convivência, da configuração física do imóvel e pelas dificuldades de arcarem com os custos da nova moradia, como as altas taxas de luz. E, ainda, a sensação de insegurança jurídica com relação à documentação do imóvel. Em suma, analisando se a efetividade das ações do poder público nesse processo ajudou os moradores a se sentirem pertencidos e seguros às suas novas moradias.Item “No lixão nasce flor”: arte-educação como ação política na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PE(2025-03-21) Silva, Josué Mendes da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513O objetivo dessa composição musical em forma de trabalho monográfico é trazer à luz a reflexão acerca de dois mundos: Arte-Educação e Políticas Públicas em ambientes de privação de liberdade. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana, e sendo uma arte é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhuma pessoa. Daí, seu “uso” na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido “utilizada” em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a Arte-Educação e, em especial, a música não é exclusividade das pessoas ditas “livres”, sua interação junto às políticas públicas bem estruturadas, podem facilitar o processo de humanização para mulheres que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PFAL.Item O paradigma da indústria cosmética no século XXI: o homem um novo mercado(2024-09-30) Barbosa, Rafaela de Souza; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/4333220150655629Esta monografia objetivou analisar a influência da indústria cosmética nos homens, em sua essência é abordado um estudo dinâmico que delimita com precisão a contundente viabilidade do padrão estético adotado pelo público masculino na atualidade. Diante disso, fica visível a participação da mídia, em especial das redes sociais e dos influenciadores digitais, parcerias com a indústria cosmética, no lançamento de produtos e conquista efetiva desse público. Além disso, tem um estudo representativo no comportamento do homem na antiguidade e sua relação com o aspecto beleza, ponderando a sua importância e influência na época. Em suma, vem uma apresentabilidade de dados de pesquisa sobre a aceitação e aderência homens no mundo da beleza, com referenciação aos cosméticos. A objetividade desse estudo é bem representativa e visa à interpretação de dados informativos e comparativos, além da investigação do comportamento do homem em relação ao setor do cosmético. Essa monografia tem um estudo bibliográfico, qualitativo, descritivo e informativo, através da pesquisa em livros digitais. Artigos e sites educativos. Portanto, fica evidente que a indústria cosmética conquistou definitivamente o público masculino vem lançando cada vez mais produtos destinados para esses, cuja aceitação é bem representativa.Item Os Princípios Yogyakarta na igualdade de gênero das pessoas LGBTQIAP+ e seu impacto no Brasil(2023-09-19) Prazeres, Paulo Joviniano Álvares dos; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/8219143137437690Este trabalho tem como objetivo analisar os Princípios de Yogyakarta e seu contexto histórico, contextualizando-os dentro do panorama global dos direitos humanos e da luta por igualdade de gênero e diversidade sexual, visando compreender como foram aplicados e recepcionados pela legislação brasileira, observando os desafios, avanços e obstáculos encontrados na incorporação desses princípios em políticas públicas, legislações e práticas sociais. Isso porque, os Princípios de Yogyakarta são mais do que um mero documento; eles representam um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A pesquisa demonstra que a aplicação desses princípios tem sido constante nas ultimas decisões do judiciário brasileiro, bem como, contribuem para a realização de políticas públicas igualitárias, entretanto, ainda há muito a ser avançado e conquistado pela comunidade LGBTQIAP+.Item “Que a sua sede não precise só de água, nem sua fome necessite só de pão”: um olhar sobre o significado dado à arte pelos estudantes e funcionários da Escola Municipal de Arte João Pernambuco(2024-02-26) Alves, Mariana da Conceição; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/9994777527111627Este trabalho discorreu sobre o olhar dado à arte e a importância do espaço da Escola Municipal de Arte João Pernambuco a partir da perspectiva das pessoas que dão vida a essa escola, funcionários e estudantes. Considerando a escola em seu papel de promotora de inclusão social e democratização do ensino das artes em contribuição para uma formação cidadã, esse trabalho se concretizou através da realização de uma pesquisa qualitativa in loco, fazendo uso da observação participante, observação direta e de entrevistas. Entre os achados da pesquisa foi evidenciado que em referência à significação dada à relação com a arte e o espaço escolar pelos entrevistados se destacam a visão terapêutica do ambiente artístico, seu vínculo com o caráter religioso e a sensibilidade de despertar neles uma visão mais ampla e crítica da realidade social. Além da realização profissional, da concretização de sonhos e da elevação da autoestima.Item Trabalho na pandemia: um estudo sobre a uberização entre entregadores de fast-food em um grande shopping center de Recife(2021-03-12) Silva, Thiago Valença de Siqueira Travassos da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/5160889025090687O objetivo principal deste trabalho foi o de discorrer sobre a realidade de alguns dos trabalhadores de aplicativos de entrega de comida, demonstrando os motivos que os levaram a trabalhar nesse ramo, como é a sua jornada de trabalho, quem são eles e quais as razões que os levaram a tomar essa escolha. Será que ainda são suficientes para que continuem trabalhando por aplicativos ou, se tiverem oportunidade, desejam uma recolocação no mercado formal de trabalho? Procuramos esclarecer se a pandemia levou esses entregadores a esse mercado, ou se os afetou de alguma maneira, positiva ou negativamente. Como objetivos específicos o trabalho buscou definir a noção de trabalho a partir da visão dos autores clássicos: Marx, Weber e Durkheim, que trazem para nós o arcabouço teórico, mas também autores modernos, como Ricardo Antunes, Tom Slee e Ricardo Abramovay. Esses autores trazem à discussão do tema da uberização do trabalho, termo recente cunhado para definir mudanças nas leis trabalhistas com cunho neoliberal e precarizado. Tentamos assim traçar o perfil socioeconômico desses trabalhadores, através de uma pesquisa qualitativa exploratória com trabalhadores uberizados no Shopping Center Recife. Pudemos assim constatar a intensa jornada de trabalho a que se submetem, sem garantias trabalhistas ou vínculos empregatícios, mas considerando o contexto da pandemia e da crise do desemprego, a maioria informou que mesmo diante de incertezas, não pretendem voltar ao mercado formal de trabalho.Item Trabalho voluntário: a importância do voluntário no hospital de câncer de Pernambuco(2019-12-20) Guimarães, Elza Luzitânia de Moraes; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/4513524181221117O presente estudo discorreu sobre o trabalho voluntário no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) buscando compreender a importância do voluntariado para o desenvolvimento dos serviços e tratamentos oferecidos pelo Hospital. Aqui, definimos o trabalho voluntário, conforme a Lei 9.608/1998, como uma atividade não remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Assim, o voluntário atua de forma livre, desinteressada e responsável, comprometendo-se, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre, a desenvolver ações de voluntariado. No caso específico do Hospital de Câncer de Pernambuco, o voluntariado funciona em vários setores do hospital, sobretudo no acolhimento aos pacientes. A pesquisa aqui proposta buscou, como em um estudo de caso, saber as impressões, e opiniões dos pacientes, seus familiares, voluntários e dos funcionários do hospital, a respeito da importância do trabalho dos voluntários e sua contribuição aos serviços oferecidos pelo HCP. Para tanto, os instrumentos utilizados para a coleta de dados, foram a entrevista semiestruturada e a observação. Entre os achados, podemos destacar que o trabalho dos voluntários no HCP é considerado de fundamental importância para o pleno desenvolvimento dos serviços e tratamentos ofertados aos pacientes, familiares e público em geral.Item (Trans) Formação no cinema: imagens do universo transexual segundo o público e os realizadores do 6º Recifest(2021-07-22) Araujo, Janderlan Alexandre de; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/6796170010488852O objetivo principal deste trabalho foi abordar sobre que imagens o público e os realizadores do 6º Recifest entrevistados fizeram do universo transexual passadas no cinema e como eles discorreram sobre a importância dos festivais e mostras de audiovisual para o fortalecimento da diversidade cultural e a desconstrução de preconceitos referentes à população trans. A relevância do estudo está em contribuir no despertar de um senso crítico no enfrentamento às discriminações e aos estereótipos voltados às minorias, especificamente ao público trans. A pesquisa foi de natureza qualitativa, de caráter exploratório descritivo e contou com sete sujeitos entrevistados. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feita uma abordagem sobre o universo transexual apontando os desafios por espaços de fala e de visibilidade no cinema. Em seguida, foi feita uma rápida descrição apresentando a cidade do Recife como espaço de diferentes cinemas e de festivais, a exemplo do Recifest. Depois, vieram os resultados: primeiro, um relato detalhado sobre visibilidade trans em uma roda de diálogo. Segundo, foi mostrada a percepção do público e realizadores do 6º Recifest sobre as imagens do universo trans passadas no cinema. Assim, a percepção descrita foi a da visão preconceituosa e distorcida no que tange as personagens e o universo trans passados no cinema e na tv. Entretanto, apontaram que essa realidade vem sendo mudada a partir do contexto de lutas por respeito e por direitos, a exemplo de movimentos como o LGBTQIAP+. Segundo as pessoas entrevistadas, resultados positivos estão aparecendo e produções recentes sobre o universo trans estão sendo mais cuidadosas. Como superação desse contexto, afirmaram ser necessário luta, resistência, formação, estudo, vivência e respeito às liberdades e a democracia. Também há a necessidade de se lutar por cidadania e inclusão social, fazendo com que a convivência com a população transexual faça parte do cotidiano das pessoas de forma plural e respeitosa.Item Virada afetiva e invisibilidade social: (r)existência, criatividade e potencial de desenvolvimento local no Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu/PE(2020-10-30) Maia, Tiago Macedo Bezerra; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0108189730040447Esta monografia tem um duplo objetivo. Desvelar afetos e emoções que mobilizam e motivam, subjetiva e intersubjetivamente, as práticas e ações coletivas, que direcionam comportamentos e decisões que influem na vida pública, diante de situações de sofrimento social, como nas de déficit de reconhecimento, que provocam e naturalizam uma invisibilidade a ser enfrentada, e, também, melhor evidenciar o potencial endógeno de desenvolvimento advindo da criatividade e resistência, própria das manifestações da cultura popular de Pernambuco. Para isto, numa mão e primeiramente, se buscou refletir sobre o papel que os afetos e emoções assumem, existencial e socialmente, nos sujeitos e nas suas relações intersubjetivas, dentro das ciências sociais, após a recente “Virada Afetiva”. A partir disso, se adentrou na compreensão dos fenômenos das patologias do sofrimento social, tal como sofrem comunidades marginalizadas na invisibilidade social e que não são contempladas por políticas públicas que as reconheçam, na agenda da arena de construção dos problemas sociais, na contemporaneidade. Na outra mão, se desenhou e articulou uma perspectiva cultural do desenvolvimento endógeno local, com foco nas potencialidades e possibilidades da criatividade na cultura popular pernambucana, exemplificada, neste trabalho, com o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu/PE. Para atingir os objetivos acima expostos, foi escolhida uma pesquisa qualitativa com a utilização das técnicas de observação direta, observação participante, entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfico-documental, tudo isto iluminado pelas ideias da pesquisa social interpretativa, a fim de poder fazer dialogar a realidade social da comunidade negra deste Maracatu Nação, o seu sentido religioso e celebrativo, sua tradição e a memória de sua ancestralidade com a necessidade e urgência de apoio aos mesmos, através das reivindicações de políticas culturais que quase inexistem por parte do poder instituído local. Nas análises das falas dos integrantes desta manifestação/fenômeno de cultura popular da característica da “pernambucanidade”, se verificam uma gama de afetos e emoções que delas emergem e que marcam as percepções e vivências das relações das pessoas que compõem o Maracatu Nação aqui estudado e canalizam o esforço coletivo comunitário para a manutenção e sobrevivência desse patrimônio da cultura negra de matriz africana e afro-brasileira, bem como para, a partir do potencial de criatividade e de resistência que abre caminhos de um desenvolvimento endógeno local, transformar esta realidade social que historicamente os seus participantes segrega e invisibiliza e que a esses impõe e expõe, nas margens da sociedade, a constante sofrimento social.
