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Navegando por Orientadores "Souza, Angela Cristina Rocha de"

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    A jornada do consumidor minimalista
    (2023-09-14) Melo, Adriene Elizabeth Vieira de; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193; http://lattes.cnpq.br/1520245741783041
    O objetivo desta pesquisa é compreender a jornada do consumidor minimalista. Entende-se como jornada do consumidor um conjunto de etapas que envolvem o cliente em um processo que se inicia na identificação da necessidade da compra até o pós-compra. Esta temática é relevante para as Ciências do Consumo, pois sendo o consumo o objeto dessa Ciência, torna-se necessário para o profissional da área compreender como o consumidor que adota o estilo de vida minimalista realiza o seu consumo. Por outro lado, Oliveira e Da Silva Paula (2021), apontam que poucos são os estudos desenvolvidos sobre a perspectiva do consumidor minimalista. Assim, para a consecução dos objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados, no período de 25 de julho a 13 de agosto de 2023, por meio de entrevista semiestruturada com dez indivíduos que se autodeclararam consumidores minimalistas. Estes foram selecionados utilizando-se a amostragem bola de neve. O roteiro de perguntas utilizado nas entrevistas foi desenvolvido com base em Scherer (2023) e os dados foram analisados sob a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009) à luz da bibliografia de autores que tratam das categorias teóricas da pesquisa, ou seja, estilo de vida minimalista e a jornada do consumidor. Os resultados mostraram que o que diferencia a jornada de um cliente minimalista dos que não adotam esse estilo de vida é a prática do consumo consciente. Entre as práticas de consumo identificadas estão a realização de listas de compra, a busca de informações na internet e em lojas físicas, a valorização dos fatores preço, durabilidade e qualidade como critérios de avaliação das ofertas. Quanto à evolução como consumidores minimalistas, apesar da diferença entre os entrevistados no tempo em que se consideram minimalistas, todos relataram já praticar os princípios relacionados a este estilo de vida. Porém, quando se trata da “pressão” sofrida pela sociedade por ser minimalista, o consumidor que possui esse estilo de vida há mais tempo é mais resistente à pressão. Por fim, concluímos que o consumidor minimalista, em sua jornada do cliente, segue as etapas do processo de decisão de compra, conforme estabelecido por Blackwell, Miniard e Engel (2005). No entanto, este processo é influenciado pelo estilo de vida minimalista, propósito maior da jornada desses consumidores, levando à realização de compras de forma mais consciente, comprando o que é necessário e considerando também o equilíbrio das finanças. Desta forma, tal resultado corrobora o estudo de Becker et al. (2020) que entendem que a experiência de compra do consumidor é composta de uma dupla jornada, a do cliente e a do consumidor.
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    Comportamento de consumo de idosos e a pandemia da COVID-19: o que mudou?
    (2022-10-05) Damasceno, Stênio Francisco; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193
    Com a chegada da pandemia da COVID-19, várias mudanças aconteceram no cotidiano de toda a população mundial, dentre essas, pode-se destacar as relacionadas ao consumo. A partir desta conjuntura, a população idosa foi umas das que mais sofreram com estas alterações. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o impacto da pandemia da COVID-19 no comportamento de consumo dos idosos. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com 10 (dez) idosos. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, além do perfil dos entrevistados, identificou-se algumas mudanças que impactaram no comportamento de consumo destes. Elas se deram na escolha do local de compra, dos produtos obtidos e ainda na forma de realizá-las, haja vista que muitos passaram a depender dos filhos ou familiares para produzi-las, enquanto houve quem passou a usar a internet para realizar as compras ou a usar o delivery. Como exemplo, houve, por parte dos idosos, a preferência por compras em estabelecimentos próximos às suas residências, adquirindo os itens que já haviam adquirido, só adicionando produtos de higiene e farmacêuticos. Tais resultados confirmam outros estudos sobre o comportamento dos consumidores idosos.
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    Environmental, Social And Governance (ESG): um estudo bibliométrico
    (2023-04-26) Silva, Allan Alexandre da; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193; http://lattes.cnpq.br/4439803851256802
    Nas últimas décadas o termo ESG (Environmental, Social and Governance) representa um tema que vem ganhando notoriedade no ambiente corporativo. Cada vez mais a sua importância para o bom desempenho e sustentabilidade dos negócios é objeto de estudo pela academia. Sendo, assim, importante a sua compreensão para uma adequada implantação nas organizações. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral analisar os estudos sobre o tema ESG que vêm sendo publicados na Academia; e como específicos: descrever as características e identificar os assuntos abordados pelos pesquisadores sobre o tema ESG nos estudos selecionados na pesquisa. Para tal, foi realizado um estudo bibliométrico dos artigos publicados sobre ESG nas bases Scielo, Spell e Sage Journals. Na análise, os estudos foram classificados segundo: os periódicos da publicação, seu país de origem, palavras-chave, idioma e tema abordado. Os resultados apontam que a maior parte dos estudos foram publicados em inglês principalmente nos anos de 2022 e 2023 e priorizam a análise dos efeitos do ESG no desempenho organizacional. A pesquisa apontou outros assuntos que poderão servir de objeto de estudos posteriores, como investimentos sustentáveis, formulação de indicadores, transparência nas divulgações e os riscos de crédito, todos relacionados à temática ESG, servindo de fonte de informação para futuras pesquisas e para que gestores possam aplicar em suas estratégias organizacionais.
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    O uso das redes sociais como ferramenta de marketing digital por microempreendedores individuais
    (2023-04-27) Silva, Juliana de Freitas; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193; http://lattes.cnpq.br/0901032948095954
    O estudo em questão tem como objetivo analisar como os microempreendedores individuais utilizam as redes sociais como ferramenta de marketing para alavancar seus negócios. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com 15 microempreendedores individuais de diferentes setores. A análise de dados se deu mediante análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as redes sociais mais utilizadas pelos microempreendedores individuais são o WhatsApp e o Instagram. Eles consideram o uso das redes sociais importante para os negócios proporcionando diversos benefícios como a possibilidade de divulgar produtos e serviços, a facilidade no relacionamento com o cliente e o baixo custo na utilização das plataformas. Mas, também mostrou que ainda existem dificuldades a serem superadas, como a falta de conhecimento técnico e de tempo para gerenciar as contas nas plataformas. Entre as estratégias utilizadas destacam-se a produção de conteúdo relevante, promoção de sorteios e descontos, utilização de anúncios pagos. Conclui-se que as redes sociais são utilizadas como ferramenta de marketing digital pelos microempreendedores individuais, o que contribui para a alavancagem de seus negócios. Este uso, no entanto, ocorre de forma mais orgânica, sem a utilização de ações de impulsionamento pelas empresas, e decorre da facilidade de uso das redes. Apesar disso, alguns desafios ainda se impõem, decorrentes das dificuldades apontadas por alguns empreendedores.
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