Navegando por Orientadores "Tavares, Nayana Pinheiro"
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Item Formação dos professores de educação física da UFRPE: uma análise do perfil do formando para atuação com pessoas com deficiência(2018) Bastos, Thúlio Albuquerque; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar norteou esta produção. Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar o perfil do formando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a atuação educacional na perspectiva da inclusão e como objetivos específicos: a)compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais das Pessoas com Deficiência; b)relacionar conceitos e aspectos sobre a Pessoa com Deficiência com a Educação Inclusiva e Educação Física Inclusiva; c)investigar se a temática inclusiva durante a trajetória acadêmica cumpre o que demanda o Projeto Político Pedagógico do Curso; d) Verificar a necessidade dos formandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, de uma maior aproximação durante a graduação da temática Inclusão. A pesquisa tomou por referência a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), Freire (2008), Brasil (2010), Jesus e Effgen (2012), Brasil (2015), entre outros autores e documentos, para tratar das questões ligadas às pessoas com deficiência e as deficiências, Machado e Nazari (2012), Diehl (2006), Sassaki (2003), Monte e Santos (2005), Amiralian (2000), entre outros, e questões ligadas à educação, Garcia (1977), Martins (2005), Saviani (1991), Fonseca (2003), Chicon (2008) entre outros. Baseado na pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, aplicaram-se questionários online, através do Google Docs, à 39 alunos considerados formandos do curso. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários para a efetivação da proposta inclusiva na formação dos futuros docentes. A principal dificuldade indicada para a realização da inclusão na sua futura docência referiu-se à dificuldade de relacionar conhecimentos teórico-práticos à atitudes docentes face à Educação Inclusiva. Como sugestões se destacaram: necessidade da presença da temática Inclusão em disciplinas desde o início do curso e através de disciplinas optativas que tratem da temática, experiência junto a alunos com deficiência durante o curso, meios apropriados de adquirir conhecimentos teórico-práticos e de que maneira podem ser articulados à atitudes adequadas na docência. Conclui-se que é importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que os alunos que nele são formados estejam aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão.Item Implicações da pandemia COVID-19 na prática de atividades físicas em idosos do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAISI)(2021-12-07) Amaral, Geane Conceição do; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989; http://lattes.cnpq.br/4814709011824058O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da COVID-19, sendo o vírus detectado na China no ano de 2019 o denominado SARS-CoV-2. A partir das medidas de distanciamento social para contenção do vírus, houve uma tendência para que as práticas de atividades físicas fossem alteradas. Com a alteração na rotina de todos, devido ao distanciamento social, houve uma mudança nas atividades físicas não podendo ser praticadas em espaços públicos e privados. Esse distanciamento social pode favorecer o aparecimento de doenças psicossociais, além de agravar problemas físicos, por falta de atividades físicas. Após as medidas de distanciamento social, houve uma redução na prática de atividades físicas, sendo ainda maior para pessoas dos grupos de riscos. O envelhecimento humano é encarado de diferentes formas, conforme as sociedades e cultura de cada povo. Não se pode alterar o processo de envelhecimento humano, porém esse é influenciado através da inatividade física. A prática de atividade física na terceira idade é um fator determinante para a manutenção da saúde e independência funcional. Por meio de uma pesquisa quantitativa de cunho estatístico descritiva através da aplicação de um questionário online, elaborado na plataforma Google Forms contendo 10 perguntas que buscaram identificar como a pandemia da COVID-19 impactou as práticas de atividades físicas de idosos do Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso, bem como o impacto ocasionado pelo distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus causou na realização dessas atividades durante o período de isolamento social, exigido pela pandemia da COVID-19. Entramos em contato com os idosos via WhatsApp, explicamos os objetivos da pesquisa, onde 10 deles aceitaram responder o questionário. Como resultados, constatamos que a pandemia impactou as práticas de atividades físicas dos idosos do Programa de atenção integral a saúde do idoso, a e que os participantes alteraram seus hábitos consideravelmente durante o período este período. Devemos refletir sobre as possibilidades de buscar novas estratégias e realizar uma reorganização das atividades físicas. As tecnologias podem ser grandes aliadas para fornecer redes de apoio social.Item Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica(2022-05-25) Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989; http://lattes.cnpq.br/0345463960180807Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo compreender a Educação Física enquanto possibilidade de inclusão de crianças com deficiência intelectual, partindo do questionamento: como as aulas de Educação Física podem auxiliar na inclusão de crianças com deficiência intelectual? A pesquisa possui os objetivos específicos: apresentar histórico da Educação Inclusiva, e da Educação Física Inclusiva, compreender a deficiência intelectual a partir de seu conceito, características e os níveis de comprometimento e apresentar elementos facilitadores e barreiras na atuação do professor de Educação Física com alunos com deficiência intelectual. O referencial teórico será dividido em três partes, sendo o primeiro capitulo o contexto histórico da Educação Inclusiva, segundo capitulo sobre a deficiência intelectual, as características e níveis de comprometimento da deficiência intelectual e como capitulo final o contexto histórico da Educação Física Inclusiva. Conclui-se que é importante o professor ter conhecimento sobre seus alunos, como qual o fator de risco da prática de atividade física e se há alguma limitação. O professor tem que fazer os planejamentos e estruturar quais serão as adaptações necessárias nas aulas de Educação Física.Item O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice(2018) Cavalcanti, Everton Willian de Oliveira; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989; http://lattes.cnpq.br/3956248009938233As mudanças ocorridas na distribuição demográfica na população brasileira vêm causando inúmeras mudanças no funcionamento da sociedade como um todo, bem como na maneira da sociedade lidar com os idosos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as atitudes de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à velhice e como objetivos específicos: a) identificar conceitos de envelhecimento, bem como, concepções e representações da velhice ao longo da história e na sociedade atual; b) problematizar sobre a escola, sua função social e o professor e aluno enquanto sujeitos da mesma; c) verificar aproximações e distanciamentos entre documentos que regem o conteúdo curricular educação física no ensino fundamental anos iniciais e a temática velhice. A pesquisa tomou por referência autores como Beauvoir (1970), Freitas e Py (2016), Neri (2007), (2013), Papalia, Olds e Feldman (2010), entre outros, para tratar das questões ligadas ao envelhecimento, Freire (1987), (2000), (2002), Saviani (1999), Manacorda (1997), entre outros, para tratar questões relacionadas a educação, Bracht (1999), Darido (2012), Soares (1994), entre outros, para falar sobre a educação física, Ostrom (1969), Todaro (2008), Luchesi (2011), Newman, Faux e Larimer (1997), Neri (1991), entre outros, para tratar das problemáticas relacionadas as atitudes das crianças. Essa pesquisa se caracteriza, quanto a abordagem, como uma pesquisa qualitativa, e classifica-se como uma pesquisa exploratória descritiva. Como instrumento de coleta foi escolhida a aplicação de um questionário composto por uma parte de dados sociodemográficos e outra pela Escala Todaro (composta por quatro domínios, a saber, agência, relacionamento social, persona e cognição), que posteriormente foi analisado através da análise de conteúdo, conforme Bardin (2010) e Souza Júnior, Melo e Santiago (2010). Dessa forma, foi possível verificar uma atitude positiva das crianças em relação à velhice, o que se encontra em acordo com os achados de pesquisas anteriormente realizadas a nível nacional e internacional. Esse achado, entretanto, não extinguiu a existência de pontos específicos em que as atitudes foram mais negativas, como pode ser verificado no domínio cognição, apresentando uma pontuação de quase 0,2 pontos acima da média geral. Essa pesquisa concluiu, assim, que, apesar de encontrar atitudes mais positivas, é necessária uma atuação educativa direcionada que trate a temática velhice dentro da escola, pois assim, crê-se ser possível proporcionar uma mudança em estereótipos atrelados ao idoso e formar uma geração que lide com a velhice de maneira diferente das gerações passadas.
