Navegando por Orientadores "Tenório, Alexandro Cardoso"
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Item Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua(2022-06-07) Silva, Gleydson Patricio de Souza; Matias, Marcelo Pereira; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/1749867373338081; http://lattes.cnpq.br/7891673760826772No presente trabalho trataremos de um modelo de metodologia ativa utilizado para o ensino de astronomia, especialmente para o caso das fases da Lua. Também foi analisado como valer-se do método para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que as metodologias ativas constituem uma possibilidade aos métodos tradicionais reconhecidos pelo processo substancialmente transmissivo em que o docente é o centro do processo. Isto foi realizado através de uma proposta metodológica tem com público alvo o 2º ano do ensino médio e foi experimentada a partir de oficina como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. A abordagem aqui apresentada está pautada na compreensão contemporânea da ciência, através da observação, investigação e prática em que buscamos por meio da ludicidade tornar o ensino da Astronomia mais atraente, prazeroso e significativo aos nossos estudantes.Item Introdução de um clube de astronomia para o ambiente escolar(2022-06-17) Ramos, Daniel Domingos; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/9790451124596594Ao analisar os grandes desafios atuais do ensino das ciências em escolas de educação básica em todo o território brasileiro, é fundamental observar quais aspectos podem contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos físicos e intelectuais presentes nas unidades de ensino. É primordial, em qualquer área do conhecimento, a inovação e o engajamento de vários componentes curriculares para que o estudante sinta-se parte do processo de aprendizado não apenas como um mero telespectador, mas como um agente efetivo da mudança realizada no seu ambiente de convívio com outras pessoas. Introduzir novas fontes de conhecimentos não é apenas um modo de mostrar que existem caminhos que ainda não foram abordados, é fundamentar no desenvolvimento de todos uma base sólida de conhecimento e ofertar oportunidades para o crescimento pessoal e, adiante, o crescimento profissional de cada envolvido. Considerando tantos aspectos particulares no modelo de ensino atual, a proposta de introdução de um clube de astronomia em escolas de ensino básico torna-se uma poderosa ferramenta de trabalho para profissionais de vários segmentos, independente de seu segmento, pode ser plausível trabalhar esse modelo de ensino fora da sala de aula, trazendo novas tecnologias, informações e perspectivas inovadoras para as possibilidades dentro de sala de aula. Ao analisar um proposta que leva informação em um formato novo é comum o questionamento “dará certo?”, mas o questionamento esbarra em um universo particularmente interessante que traz questionamentos antigos e profundos como “estamos sós no universo?”. Tantas perguntas não poderiam ser debatidas se os conhecimentos da astronomia não fossem inseridos em um ambiente onde muitas mentes jovens possam dar suas contribuições e expôr suas experiências de modo simples e lógico para que se possa buscar talvez não uma resposta definitiva para essas grandes e antigas questões, mas uma resposta que pode surgir é “sim, dará certo”.Item Literatura de cordel: a arte como recurso didático no ensino de astronomia(2022-06-20) Santos, Andralina Milina Ferreira dos; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/3466320626876159Devido às ricas possibilidades pedagógicas na aproximação entre arte e ciência, bem como a valorização da cultura popular através da literatura de cordel, houve a necessidade de produzir algum tipo de interlocução no ensino, tendo como objetivo: Promover a letramento científico por meio da aproximação entre astronomia e literatura de cordel. O trabalho se desenvolveu na escola Áurea de Moura Cavalcante, situada em Olinda Pernambuco, onde foram escolhidas 6 turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio para desenvolver a proposta, que se deu em três momentos: O primeiro foi fazer uma sondagem inicial e ver o que os discentes sabiam sobre astronomia, por meio de uma tempestade de ideias e respondendo questionamentos feitos em sala. No segundo momento, foi apresentado um cordel autoral sobre a história da astronomia no estado e se deu início uma breve abordagem sobre literatura de cordel, sua história, importância e forma de escrita, para assim solicitar que as turmas fizessem seus próprios cordéis, sejam em dupla, trio ou grupo ou individual, o prazo foi de uma semana para escrever o texto cujo tema foi de livre escolha, contanto que abordasse algo relacionado a área da astronomia. Ao terceiro momento foi feito um sarau literário para que os estudantes trocassem ideias e contemplassem os trabalhos dos colegas, ouvindo e recitando as literaturas de cordéis. Saldo final foi de 16 textos autorais com assuntos diversos que foram editados para confecção de um livreto.Item O lugar da tecnologia nas licenciaturas em pedagogia das universidades públicas de Pernambuco(2019-12-04) Souza, Bruna Lima de Araújo; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/4360303649622105A presente monografia assume o objetivo de identificar se os cursos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas de Pernambuco contemplam a formação de profissionais capacitados tecnologicamente para fins pedagógicos, discutindo qual o lugar das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) nos currículos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas do Estado de Pernambuco. Para isso buscamos analisar os principais documentos que norteiam os cursos de pedagogia das instituições públicas que estiveram disponíveis em rede como dados públicos . E assim, voltamos nossa preocupação nos Projetos Político de Curso (PPC), nas matrizes curriculares e programas das disciplinas da UFPE, UFRPE e UPE. Buscou-se ainda aplicar um questionário online junto a pedagogos e estudantes de pedagogia, para assim compreender quais elementos da área tecnológica os cursos têm abordado durante a formação, no sentido de formar um profissional de pedagogia capaz de enfrentar os desafios contemporâneos da emergente sociedade da informação.
