Navegando por Orientadores "Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos"
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Item A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental(2018-08-30) Melo, Izabela Elias Correia de; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/5205687959943824Este trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social.Item Adaptações curriculares na educação de estudantes com síndrome de down(2019-07-16) Barreto, Queila Regia de Andrade; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/0030592428143328A trissomia 21, também chamada de Síndrome de Down (SD), é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. Crianças e jovens com essa síndrome têm características físicas semelhantes e estão sujeitos a algumas doenças. Embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizagem, são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e também são sensíveis e interessantes. Quase sempre o “grau” de acometimento dos sintomas é inversamente proporcional ao estímulo dado a essas crianças durante a infância, tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi observar o uso das adaptações curriculares na prática docente do professor de estudantes com SD, bem como as atividades desenvolvidas em sala, e a sua inclusão diante do contexto vivido no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que participou uma professora e uma estudante com Síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de observação, entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo.Item Conhecendo as percepções dos acadêmicos em Licenciatura em Pedagogia 5º e 7º período sobre a avaliação da aprendizagem(2019) Correia, Maria Beatriz Bezerra da Silva; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/7172588991719699A avaliação é um processo para todos que interagem no cotidiano acadêmico, em especial para os discentes que enfrentam situações de conflitos emocionais, com estigmas que podem acompanhá-los pelo resto da vida. Diante disso, este trabalho traz por objetivo analisar as percepções dos acadêmicos do quinto e sétimo período do curso de licenciatura em Pedagogia da UFRPE- UAG em relação à concepção sobre a avaliação da aprendizagem. Tomou-se por base os estudos de Luckesi (2011), Demo (1990), Hoffmann (2003) e Vygostky (1991), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa Exploratória com estudo de caso através dos achados teóricos de Prodonov e Freitas (2013) e Gil (2008) e, em relação as análises de dados, Aguiar e Ozella (2006) com o intuito de conhecer as percepções que os futuros professores estão adquirindo durante sua formação e prática pedagógica. Os dados mostraram que os graduandos que estão saindo do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG apresentam a percepção de que a avaliação serve para a reformulação da prática pedagógica dos docentes, que também, estão sendo avaliados quando aplicam quaisquer instrumentos de avaliação. Conclui-se, portanto, que a avaliação da aprendizagem não é sinônimo de punição, ela precisa ser percebida e concebida como uma estratégia de melhoria da aprendizagem no contexto escolar. Espera-se que esta pesquisa venha contribuir para uma melhor forma de se entender o papel real da avaliação da aprendizagem.Item Educação bilíngue: um caminho para alfabetização de pessoas surdas(2019) Soares, Rhaysa de Lima; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/5925591721789374Com o intuito de discutir as metodologias utilizadas na alfabetização de surdos, este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica desenvolvida através da análise das teses publicadas em universidades públicas do Nordeste brasileiro, de 2015 a 2018. Para tanto, realizamos um levantamento nas plataformas digitais dessas instituições, para identificar as metodologias já utilizadas. Considerando a escassez dos achados, selecionamos apenas uma tese: a que mais se aproximou do nosso objeto de estudo supracitado. Isso posto, recorremos a dispositivos legais que tratam da temática, como a Lei de Libras (Lei n° 10.436/02), o Decreto 5.626/05, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei n°13.146/15) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Ademais, foram considerados, sobretudo, estudos de Lacerda (1998, 2010, 2016) e Soares (1985, 2003). Assim, pudemos constatar, de acordo com o escopo definido no trabalho, que há na região pesquisada escolas e professores preocupados em empregar metodologias específicas para alfabetizar esses estudantes na língua portuguesa em sua modalidade escrita. Entretanto, esses métodos seguem caminhos diferentes do que é proposto para a educação bilíngue para surdos no país, cuja determinação é que tais conteúdos curriculares sejam ministrados na língua de sinais como primeira língua (L1), sendo a língua portuguesa escrita a segunda língua (L2), o que é considerado mais adequado às necessidades específicas do surdo enquanto ser visual. Nesse sentido, verificamos que as metodologias trazidas na tese estudada denunciam que ações mais efetivas se fazem necessárias para que as escolas possam, de fato, contribuir para a alfabetização dos estudantes surdos.Item Histórias sobre a educação do campo no sítio Cachoeira município de Jucati - PE(2019) Conceição, Valéria da Silva; Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; http://lattes.cnpq.br/4261347568631671; http://lattes.cnpq.br/5146671497714266Fazer o registro das histórias de vida de um determinado grupo é também uma forma de não deixar que essas se percam no tempo e com o tempo. Assim, este trabalho surgiu do interesse de conhecer como se deu o processo de escolarização de pessoas moradoras do Sítio Cachoeira, localizado no município de Jucati, no agreste pernambucano, a partir da década de 1950 até a década de 2010. Utilizou-se a metodologia História Oral, mas, especificamente o seu gênero história de vida, fazendo uso de entrevistas semi estruturadas, que, segundo Thompson (2002), é o primeiro passo para desenvolver os desfechos das suas narrativas. Tal instrumento foi aplicado em dezembro de 2018 a quatro moradoras do referido sítio, com faixa etária de 20 a 76 anos. Assim, foi possível identificar o quanto a educação foi importante e necessária na vida dessas pessoas.
