Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Andrade, Maria Eduarda Souza de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino da língua escrita no livro didático do 1º ano: um olhar sobre o manual do professor
    (2023-09-11) Andrade, Maria Eduarda Souza de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/1175764069503949
    O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o manual do professor, de um livro didático do 1º ano, organiza as propostas envolvendo o ensino da língua escrita, mais especificamente compreender a concepção de alfabetização do manual do professor, descrever como a obra está organizada e identificar os encaminhamentos destinados ao professor sobre o trabalho envolvendo o ensino da língua escrita. Conceituamos livro didático, alfabetização e letramento de modo que fosse destacada sua importância no ensino da língua escrita. Para isso, nos baseamos nos estudos de Albuquerque e Souza (2021), Morais (2020), Soares (2008). A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa. Para construção das categorias de análise utilizamos da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados revelam que a abordagem de ensino da língua escrita no Manual do Professor analisado tende a focar primordialmente na mecânica de codificação e decodificação. Por vezes, essa ênfase acaba por sobrepor-se à compreensão profunda e à exploração dos diversos gêneros textuais trazidos no volume. Embora os gêneros sejam mencionados, essa inclusão, por vezes, carece da profundidade necessária para oferecer aos alunos uma experiência de letramento rica e significativa. Fica claro que os livros didáticos desempenham um papel fundamental no processo de ensino da língua escrita, tanto facilitando como restringindo as práticas pedagógicas. Porém, é crucial refletir constantemente sobre a utilização desses materiais. Sublinhamos a necessidade de adotar uma abordagem crítica e reflexiva sobre seu uso, buscando superar limitações e promover práticas pedagógicas que gerem o melhor aprendizado possível para o estudante.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS