Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Flávio Ribeiro"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Saberes da formação específica e atuação no contexto escolar: desafios no ensino e aprendizagem de Química
    (2021-03-02) Araújo, Flávio Ribeiro; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0819343533418318
    Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar como o professor em uma formação específica em outra área, constrói saberes relativos à docência em Química e as limitações e possibilidades na sua prática. Inicialmente, realizou-se uma breve revisão da literatura, utilizando-se livros, revistas e sites da WEB. Em termos metodológicos, os participantes foram dois professores. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário com o objetivo de elucidar os objetivos da investigação. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, relacionando detalhes citados pelos os diversos autores de assuntos relacionados com o tema. O motivo de realizar essa pesquisa está relacionado com as diversas vezes que foram observados professores da rede pública de ensino médio de Química, diante do problema de não possuírem a formação específica de Química, apresentarem dificuldades para trabalharem no cargo de professor e com isto, apresentando um baixo rendimento de ensino. Na pesquisa, foram relacionados assuntos como: metodologias de ensino aplicadas ao ensino de Química, os recursos aplicados por estes professores de uma formação não específica, identificar os problemas enfrentados por estes professores em sala de aula; a importância da pesquisa para docentes de não formação específica atuantes no ensino da matéria química e também como estes professores agem através de sua gestão em sala de aula, durante a realização dos estágios supervisionados I, II,III, IV, o que me motivou a realização dessa pesquisa. Por exemplo, quando se pretendeu identificar quais as estratégias metodológicas e recursos utilizados pelo o docente, sem a formação específica nas aulas de Química, para (P1) respondeu que realizava como um dos meios de ensino, a problematização do assunto e incentivava os alunos a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes para o assunto que seria lecionado. Para (P2), utilizava-se de aulas expositivas resoluções de exercícios. Os resultados observados pelo questionário ajudaram a justificar o que se pretendeu defender no tema da monografia com resultados significativos para um bom entendimento para o ensino de Química.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão