Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Gustavo Folena"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação das aprendizagens no ensino de história em Pernambuco: um estudo introdutório
    (2019-12-16) Araújo, Gustavo Folena; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/6735668398414628
    Este artigo apresenta um estudo introdutório do estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação no ensino de história em Pernambuco. A pesquisa permite, pois, a percepção de opções teórico-metodológicas, avanços e redundâncias na produção de saber sobre o objeto de estudo. O corpus sobre o qual incidiu a pesquisa é composto de teses e dissertações defendidas entre 2008 e 2018 em programas de pós-graduação nas áreas de História e de Educação vinculados a universidades públicas federais situadas em Pernambuco. Foram encontradas e categorizadas duas dissertações as quais foram analisadas em profundidade, tendo como base as seguintes questões: como o tema é abordado? Qual a concepção teórica e metodológica subjacente? Há coerência entre teoria e método? Quais as concepções de Ensino de História e de avaliação que fundamentam o trabalho? Que novos aspectos são anunciados? Os autores e as autoras que nos influenciaram em toda a pesquisa foram Perrenoud, Zabala, Luckesi, Guba e Lincon; dentre outros. Os resultados demonstram que os temas são abordados por um viés qualitativo de pesquisa, preponderando a análise documental, a entrevista e a observação; a concepção de Ensino de História é ausente em uma das dissertações e em outra predomina a perspectiva crítica; e, em relação à concepção de avaliação, ambas defendem em seus referenciais teóricos a avaliação formativa reguladora. Como as dissertações foram desenvolvidas a partir de pesquisas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, registramos a lacuna existente em relação a pesquisas que investiguem a avaliação na Educação Superior e, mais especificamente, a avaliação na formação do professor de História.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão