Navegando por Autor "Barbosa, Leandro José"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?(2022-05-30) Barbosa, Leandro José; Simões Neto, José Euzébio; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/3815549830656148Perfis Conceituais foram pensados por Mortimer como uma maneira de modelar a heterogeneidade do pensamento nas salas de aula de Ciências e, ao curso das décadas, passou a contar com um arcabouço teórico e metodológico que permite pensar a proposta como uma teoria de aprendizagem, a Teoria dos Perfis Conceituais. A proposição de perfis conceituais, as reflexões teóricas e metodológicas e as aplicações em sala de aula configuram os caminhos mais usuais das investigações neste programa de pesquisa, porém, mas recentemente, alguns trabalhos centram as atenções em modos e pensar e formas de falar relacionadas a comunidades de prática, grupos que compartilham mesmos interesses. Assim, situamos o presente trabalho nesta perspectiva, apresentando o objetivo geral, analisar a emergência das zonas dos perfis conceituais de Energia, Substância e Vida em imagens e em vídeos de jogos de videogame clássicos, que foram apresentados a três gamers, com diferentes relações com as Ciências Naturais, que atuam em instituições diferentes, mas que fazem parte da mesma comunidade de prática. A partir de entrevista semiestruturada com os participantes, buscamos analisar a emergência dos modos de pensar sobre tais conceitos, a partir de suas formas de falar, quando colocados em situações específicas dos jogos, a partir das situações apresentadas, imagens e trechos curtos de jogos, exibidos em vídeo. Nas análises, buscamos associar as formas de falar com os modos de pensar que são característicos das zonas de cada um dos perfis conceituais considerados. Percebermos a emergência de várias zonas dos perfis conceituais destacados, associados a cada um dos contextos apresentados, em situações dos jogos, levando em consideração o valor pragmático de cada modo de pensar. Ainda, consideramos a proposta como uma possibilidade de ampliar a compreensão sobre conceitos fundamentais nas Ciências, em situações fora das salas de aula, ampliando os direcionamentos para o programa de pesquisa em perfis conceituais.
