Navegando por Autor "Barros, Stephanny Manuelly do Nascimento"
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Item Impactos da pandemia da COVID-19 nas aulas de educação física: um estudo de revisão narrativa(2022-10-03) Barros, Stephanny Manuelly do Nascimento; Farah, Breno Quintella; http://lattes.cnpq.br/6914216878368661; http://lattes.cnpq.br/2746285589502216Os últimos anos foram marcados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus que atingiu todo o mundo. Isso acarretou a parada de vários serviços, um deles foi o serviço escolar. Diante disso, foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União que dispõe a suspensão das aulas presenciais em escolas públicas e privadas, fato que gerou diversas repercussões nas metodologias de ensino nas diferentes disciplinas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar os principais impactos da pandemia da Covid-19 sobre as aulas de Educação Física. Para tanto, recorreu-se à revisão narrativa que incluiu 12 estudos científicos originais e de revisões, retirados do SciELO, PubMed, LILACS e revistas classificadas entre A2 a B2 da Qualis Capes, também foram utilizadas leis e portarias para compreender o impacto da COVID-19 nas aulas de Educação Física. Os resultados são apresentados de forma qualitativa e quantitativa, eles evidenciaram um maior impacto na aprendizagem em estudantes de baixa renda comparado aos de alta renda, dificuldades na disponibilidade de espaço para a realização das atividades, além de obstáculos no processo educacional. Parte considerável dos professores de Educação Física da educação básica brasileira tiveram que ressignificar suas práticas de ensino para se adaptar ao formato de ensino remoto, também houve uma baixa adesão das aulas por parte dos alunos por conta do acesso aos recursos tecnológicos necessários para a participação das aulas, além da sobrecarga de trabalho sustentada pelos docentes e as diferenças sociais entre as camadas mais pobres da população ao acesso à educação. Muitos problemas já existentes antes da pandemia persistiram durante ela. Dessa forma, verifica-se que a pandemia afetou negativamente, em grande parte, a condução nas aulas de Educação Física no formato remoto.
