Navegando por Autor "Bezerra, Antony Cardoso"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A figura feminina nas crônicas de Rachel de Queiroz e Irene Lisboa(2019-12-09) Nascimento, Amanda Silva do; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/8776645321219612Analisa-se a figura feminina nas crônicas de Rachel de Queiroz e de Irene Lisboa, explorando como se configuram as personagens a partir das questões econômicas, da violência e da representação da mulher na literatura; bem como as personagens servem de instrumento para a denúncia de um contexto histórico e social português e brasileiro do século 20. Propõe-se encontrar as confluências e divergências da representatividade feminina existente na escrita das duas autoras. Utilizamos para o embasamento teórico conceitual do gênero literário Massaud Moisés (2007), Paula Lopes Cristina (2010), Davi Arrigucci (1987), Machado de Assis (1994) entre outros para identificar suas características ao longo das crônicas lidas e analisadas, a ideia que as escritoras possuem sobre a composição de crônicas (a partir de suas crônicas metalinguísticas). Na leitura dos textos, também inquirimos os processos de adjetivação com base em Murata (2008) para aprofundarmos nosso trabalho de análise das seis crônicas utilizadas, sendo três de cada cronista. Buscamos valorizar um gênero ainda pouco apreciado pela Academia, tal qual o feito literário de duas importantes escritoras para o campo literário. Como aporte teórico a respeito de Rachel de Queiroz utilizamos Hollanda (2005), Eduardo Assis (2005), Oliveira, Freire e Chaves (2012) e para Irene Lisboa nos valemos de Paula Morão (1983), Óscar Lopes (1994) entre outros. Essas cronistas muito contribuíram para o campo literário, mas ainda permanecem pouco pesquisadas e por merecerem total estima decidimos desenvolver esta pesquisa. Reconhecendo a importância dessas escritoras para a literatura de seus países e além deles.Item A realidade ficcional em AvóDezanove e o segredo do soviético, de Ondjaki(2021) Evangelista, Fabiana Esteves; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/2461072855388351Analisa-se a construção da realidade ficcional no romance AvóDezanove e o segredo do soviético (2008), do escritor angolano Ondjaki, tendo como objetivo compreender quais recursos literários o autor utiliza para recriar a vida em Angola após a sua independência, em 1975. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, foi possível constatar que Ondjaki recorre à memória de sua infância e à adoção de um narrador-menino como personagem para descrever uma realidade lúdica e em parte segmentada por contradições sociais. Essa leitura aponta para a ideia conclusiva do elo que o autor busca preservar com a tradição angolana dos ensinamentos dos mais-velhos e com a perspectiva utópica expressa pela figura da criança.Item Alberto Caeiro entre o panteísmo e o cristianismo: o sagrado na expressão poética(2019-01-30) Mota, Izabelly Maria da Silva; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768Alberto Caeiro é um heterônimo criado pelo poeta Fernando Pessoa, sendo considerado, pelo próprio autor e pelos demais heterônimos, como um mestre. Sua principal obra, a série de poemas “O Guardador de Rebanhos”, contém muitas marcas do panteísmo, mas, apesar desse forte aspecto, também apresenta referências cristãs em algumas passagens. À luz dessa condição e para entender a articulação entre os dois eixos, analisam-se elementos do Panteísmo e do Cristianismo em peças de “O Guardador de Rebanhos”, contrapondo-as a passagens bíblicas e à tradição cristã. Percebe-se que o heterônimo, mesmo posicionando-se contra o Cristianismo, carrega elementos da religião em sua obra. Também é visível, nos versículos bíblicos e nos poemas, a representação divina no Cristianismo e Panteísmo. Sem desprezar a tradição cristã, assim, Caeiro oferece-lhe novas cores, num diálogo produtivo entreduas formas de se compreender o sagrado.Item Do livro para a televisão: a transposição audiovisual na obra “A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues(2021) Siqueira, Luiz Fillipe Mariano; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/3897439823804011Item “Eis Que Vos Preveni”: ecos da bíblia judaico-cristã no romance Assunção De Salviano, de Antônio Callado(2019) Silva, Geovany Barnabé da; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6960846544970318O gênero romance, sobretudo em suas expressões ocidentais, possui intrínseca relação com a herança cultural e o referente textual judaico-cristão, premissa conhecida e explorada, esteticamente, pelo ficcionista Antônio Callado. Em específico, neste artigo, analisa-se a relação estabelecida entre os elementos narrativos da Bíblia e o livro Assunção de Salviano (1954), primeiro romance do escritor. A trama desenvolve-se em torno dos constrangimentos entre a utopia política comunista e a doutrina religiosa católica, fatores que chegam a direcionar a própria leitura da obra. Encena-se, assim, um enredo apocalíptico que o conceito de figura ajuda a desvendar. Considerando-se a escassa apreciação acadêmica dedicada ao autor, visita-se a fortuna crítica acerca da produção calladiana, com o fito de mais bem entender o seu projeto literário, cabendo destaque a Marcos Martinelli (2006) e a Geam Karlo-Gomes (2013; 2017a; 2017b; 2017c; 2018). No que aos conceitos contemplados e aos instrumentais empregados na investigação diz respeito, recorre-se à contribuição de Erich Auerbach (1997; 1998), Northrop Frye (1973; 2004), Hayden White (1999), Mikhail Bakhtin (1990), György Lukács (2000), Yves Reuter (1996) e Jean-Michel Adam & Françoise Revaz (1997). Em todos os momentos, busca-se refletir sobre a inserção histórico-social do corpus e seu lugar na literatura brasileira.Item Futebol, literatura e sociedade em Desporto-Rei, de Romeu Correia(2019) Rosas, Ricardo Sérgio Nascimento; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/0274638796087078O romance neorrealista, talvez mais que outras formas de expressão literária, não se alheia aos problemas da conjuntura histórica em que foi produzido. Considerando-se essa premissa, é investigado o romance Desporto-Rei (1955), em busca de desvendar como o seu autor, o escritor Romeu Correia, abordou uma questão-chave de seu mundo: o abandono da prática —dita saudável —do futebol como esporte amador, em benefício de se transformar num instrumento de crescimento financeiro; e em que nível interesses políticos comandados por António Oliveira Salazar, que governou Portugal entre 1932 e 1968, influenciaram no desenvolvimento do esporte. Recorrendo-se a estudos de Antonio Candido (2005) sobre a relação da literatura com a sociedade e sobre a personagem na ficção; da narratologia de Mieke Bal (1998); bem como sobre a situação histórica de Portugal e, especificamente, do futebol e sua relação com os estrangeiros —de Neill Lochery (2012) e Ricardo Serrado (2009) —, é analisada a narrativa em sua inserção histórica.Item “Ir mais além”: a construção do espaço ficcional em João Miguel, de Rachel de Queiroz(2020) Xavier, Camilla Flávia da Mota; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/0756869356773264Define-se como objetivo a análise do espaço ficcional no romance João Miguel, de Rachel de Queiroz, bem como das relações estabelecidas com os demais componentes constitutivos da obra e dos efeitos de sentido construídos a partir de recursos e técnicas empregados pela autora. Embora sejam de importância notável para a literatura nacional, as suas produções renderam estudos escassos até aqui. Recorremos ao levantamento biográfico acerca da escritora, assim como da sua fortuna crítica, produções romanescas e de teorias relacionadas ao estudo do espaço ficcional para promover o estudo e a descrição crítica dos aspectos observados na obra. A análise procedida guiada sob a luz de teorias modernas da literatura (em que se destacam os estudos de Bourneuf & Ouellet (1976), Osman Lins (1976), e Santos & Oliveira (2001)), evidenciou o peso e a relevância do elemento espacial para o deslinde dos acontecimentos e culminância dos efeitos de sentido a partir dele derivados. Mesmo delimitado, o recorte que abordamos neste trabalho possibilita a contemplação do requinte estilístico de Queiroz, assim como a noção do potencial de sua arte, que transcende o contexto temporal de produção, importantes na construção de significados profícuos para os estudos de teoria crítica da literatura e para o desenvolvimento, sobretudo crítico e afetivo, dos seus leitores.Item Lima Barreto e Caio Prado Junior: olhares da ficção e da história sobre a sociedade brasileira(2021) Silva Neto, Mirko da; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/9357090702023832O presente artigo tem por objetivo analisar aspectos coincidentes entre as obras de Caio Prado Junior, Formação do Brasil Contemporâneo, e o Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. O livro de Caio Prado Junior escrito em 1942 faz um retrospecto do Brasil Colonial, analisando questões econômicas, políticas e sociais que envolveram o país desde sua formação, atendendo-se ao caráter histórico deste artigo. Por outro lado, tem-se a percepção da obra ficcional de Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito em 1911, alguns anos após a Proclamação da República. Com base nessas obras, uma de cunho literário, outra de cunho histórico, pretende-se indicar suas coincidências factuais. Tem-se, por exemplo, o ineficiente aparato judicial brasileiro retratado por Caio Prado como uma justiça cara e morosa; e a péssima prestação jurisdicional ficcionalizada por Lima Barreto. A excessiva burocracia da administração pública destacados por um e por outro, como também aspectos sociais de nosso povo. Sobreleva-se a questão moral do indivíduo, que em seu cerne pouco contribuiu para a formação de pátria livre e transcende-se no tempo.Item O clássico na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen(2022-10-11) Santos, Amanda Batista da Silva; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/2753722923785275São características da obra da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen a fluidez e a recorrência de temáticas - mar, tradição, memórias de que se pode destacar a presença da mitologia grega em toda a sua totalidade, recuperada numa face contemporânea que se mostra presente, sobretudo, nos livros Dia do Mar e Coral. Nesse plano, configura-se a busca de uma identidade e da representação feminina por meio da personagem mitológica Eurídice, numa transposição de um tempo anterior existente para o real em protagonizaçáo e em religiosidade. Com vistas a analisar os poemas que figuram a personagem mitológica em questão, recorreu-se aos estudos de Eliot (1989), para se analisar a inspiração poética e concretização literária da autora; o sentimento e a categorização do clássico viu-se com Monfardini (2005), Vemant (2006), Funari (2002), Eliade (2007) e Sousa (1981), com o fito de se aprofundar o que diz respeito ao mundo grego - em particular, o mito - e a relação desse ambiente com a obra de Sophia. Além disso, empregam-se Harvey (1989) e Graves (1985) para abarcar a significação da cultura Greco-Latina.Item O conto “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto: transcrição e colação(2020) Silva, Marcus Vinícius Ferreira da; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/5867224217534161Item O projeto literário de Augusto Frederico Schmidt e seu diálogo com a tradição bíblica em Babilônia(2021-03-01) Briano, Amanda de Andrade; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/0894314830824202O presente ensaio tem por objetivo recuperar a produção lírica do poeta Augusto Frederico Schmidt, trazendo à luz um poeta há muito esquecido pela crítica brasileira. Em específico, propõe-se o estudo do livro Babilônia, tanto no contexto do projeto literário do autor, quanto em seu diálogo com a tradição bíblica. O estudo consiste na leitura de sua obra e a indicação da sua fortuna crítica, considerando-se fundamentos sobre poesia e sobre a obra do autor em questão. Em Babilônia, vê-se claramente a manifestação das principais características da produção poética de Schmidt, que aponta um claro diálogo com o livro bíblico do profeta Ezequiel, Antigo Testamento, cuja temática aborda o exílio do povo judeu na Babilônia, sob domínio do então rei, Nabucodonosor. Em seu poema, Schmidt se debruça sobre as questões espirituais contrastadas através da figura do profeta, explorando, assim, os temas e procedimentos estéticos aplicados ao longo de toda sua produção lírica.Item O romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto: investigação do espaço narrativo(2020) Silva, Renatto Max de Oliveira da; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/2841416629191532Numa investigação que considera o elemento espacial, estudam-se as suas funcionalidades no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto. Primeiramente, comentam-se alguns fatos sobre o autor e a obra-chave da pesquisa. Na sequência, aprofundam-se teorias literárias ligadas ao espaço, o que descortina o nosso objetivo de analisar de modo mais reflexivo. Em um terceiro momento, analisa-se algumas características do enredo do romance que são afetadas pelo espaço e percebe-se como isso contribui para a construção narrativa. Como lastros teóricos, dialoga-se com: R. Bourneuf e R. Ouellet (1976), Osman Lins (1976), Luis Alberto Brandão (2013) e Antonio Dimas (1987). A contribuição parte de uma maior reflexão do romance Clara dos Anjos sob a luz das teorias do espaço na literatura.Item Os espaços da cidade no romance O Rabo da Serpente, de Leonardo Padura(2018-08-08) Santos, Viviane Silva; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/2779773908445712Desde o seu princípio, com as narrativas de Edgar Allan Poe e de escritores sucedâneos, o gênero literário policial apresenta as relações entre personagens e as cidades nas quais elas vivem. O ambiente faz emergirem a essência do ser ficcional e a dicotomia entre o bem e o mal; esta, tão característica do gênero e que pode espelhar uma macroestrutura. As cidades acabam por revelar, no que diz respeito às personagens, tanto a ordem dos pensamentos quanto as atitudes que tomam ao longo da narrativa. A partir do exposto, analisa-se o romance O Rabo da Serpente, do escritor cubano Leonardo Padura. Consideram-se, na investigação, a relação da obra com o gênero policial, a representação do espaço em que se desenvolve a fábula — a cidade de Havana —, assim como a divisão do espaço com o “estrangeiro” (no caso, a comunidade chinesa residente na capital cubana). Tais fatores são empregados pelo autor para a construção do perfil das personagens e para a recuperação de momentos do passado.Item Os tempos e as relações familiares no romance Cecília entre os leões, de Gilvan Lemos(2021) Martins, Andreza Karoline Cavalcanti; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/1045889800430305Item Religião e romance português: entre o real e o sobrenatural(2021) Souza, Marivaldo Batista de; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768
