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Navegando por Autor "Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando"

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    A literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica
    (2025-03-18) Soares, Luan José Sobral; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; Diniz Júnior, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7780006703783231; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/7417060571971210
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, visando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, analisa a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente em relação à cultura popular nordestina. A literatura de cordel é discutida como um recurso inovador que pode dinamizar as aulas, promovendo maior engajamento e participação ativa dos estudantes. A metodologia envolveu a pesquisa e análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel no ensino, além da implementação de oficinas que integraram a produção literária com conteúdo científico, facilitando a compreensão e apropriação da linguagem científica pelos alunos. Os resultados indicam que o cordel se apresenta como uma estratégia pedagógica eficaz, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para uma educação mais contextualizada e significativa.
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    Análise da percepção de professores do Ensino fundamental à utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências
    (2019-12-13) Araújo, Misrain Rayane Nunes de; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/4720922959621981
    About Science teaching, many are the encountered difficulties in the teaching learning process. For this reason, the search and implementation of new pedagogical techniques that ain to make this process easier. The music is a simple, dynamic and contextualized teaching resource wich a high potential to assist the learning process. This study aims to analyze the use of the music as a pedagogical resource in Science teaching based on school teachers’ perceptions. This survey was made with fifteen teachers using a questionnaire consisting of discursive and objective questions. This work does not intend to exclude or diminish traditional education effectveness, neither to propose the use of a unique pedagogical resource, but to show the music as am additional pedagogical resource to reach the main goal: the learning. As the society is in a constant development, a greta versatility by the teachers is required to improve t he sucess rate of their goals.
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    Avaliação in vitro de derivados 1,2-alcanodiamina frente ao Mycobacterium tuberculosis sensível e multidroga resistente
    (2019-07-09) Laet, João Paulo de Lucena; Pimentel, Lílian Maria Lapa Montenegro; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/6066865382706623; http://lattes.cnpq.br/3972432719752724
    Mycobacterium tuberculosis (Mtb) is the causative agent of tuberculosis (TB), an infectious-contagious disease, considered one of the deadliest in the world. TB remains a major global public health problem and so far, there has been no effective way to eradicate it. A major change in TB trajectory occurred with the introduction of the first anti-TB drugs and consequently the emergence of resistance forms to antimycobacteria, resistant multidrug tuberculosis (MDR-TB) and extensively resistant tuberculosis (XDR-TB). From this, the need arises for new drugs to be proposed in the treatment of this disease. The present study aims to evaluate diamine derivatives, related to ethambutol, against sensitive Mtb and MDR. Ten compounds derived from the class 1,2-alkanediamine were synthesized and characterized structurally by the pharmaceutical chemistry laboratories of the University of Salamanca and provided through international cooperation. For the biological tests, the standard reference strain H37Rv (ATCC 27294) was classified as a strain sensitive to all drugs used to treat TB and a clinical isolate of a patient affected by pulmonary tuberculosis with a MDR profile, provided by the Health Laboratory Public of Pernambuco. Minimum Inhibitory Concentration (MIC) determined the evaluation of compound activity in 96-well plates by the colorimetric microdilution method. For cytotoxicity (CC50) the MTT test (3- (4,5-dimethylthiazol-2-yl) -2,5-diphenyltetrazolium bromide) was used with the J774A.1 cell line. The selectivity index (IS) was calculated by the ratio of MIC and CC50. The ten compounds tested had a MIC ranging from 4.0 to> 64.0 μM for strain H37Rv and MDR. With respect to CC50, the compounds had a concentration range ranging from 3.9 to 32.8 μM. Compound D15 exerted the best activity against the reference strain (H37Rv) and MDR strain (MDR 1576), however in the cytotoxicity test the compound that presented the best result was D10. Regarding the selectivity index, compounds A4 and A5 were the ones that obtained the best results even though they were below the ideal index. The compounds evaluated in this study showed moderate activity against Mtb and support the continuity of the study of 1,2-alkanediamine derivatives.
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    Educação preventiva contra gravidez na adolescência em escolas da Região Metropolitana do Recife
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, 2011) Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando
    A adolescência é um período em que começam a surgir curiosidades sobretransformações no corpo, primeira relação sexual, gravidez, contraceptivos e DST, sendo assim objetiva-se integrar as atividades didáticas com os interesses da comunidade a partir de palestras e dinâmicas de grupos sobre assuntos ligados a sexualidade, como prevenir a gravidez precoce e a transmissão de DST. Como também, investigar o nível de conhecimento de adolescentes estudantes da região Metropolitana do Recife de 13 a 19 anos acerca desta temática, através da aplicação de entrevista semi-estruturada abordando o assunto. Tendo em vista que as relações sexuais, gravidez e DST vêm acontecendo cada vez mais cedo, é necessário mostrar a importância do esclarecimento de dúvidas, típicas desta faixa etária, buscando orientar os adolescentes de forma correta para prevenir estas situações, que estão sendo encaradas como um problema de saúde pública.
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    Relação entre anticoncepcionais e o câncer de mama em cadelas atendidas no Hospital Veterinário da UFRPE
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, 2011) Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando
    As neoplasias mamárias constituem um importante problema de saúde nos animais de companhia. Quando há descontrole da secreção hormonal, ocorre perda da homeostasia celular advindo várias alterações, dentre elas o câncer. O objetivo desse trabalho visa em conscientizar os tutores de cadelas quanto a possível influência dos anticoncepcionais no surgimento de tumores mamários, e também do valor terapêutico da castração, como uma forma de evitar a administração de hormônios exógenos, com isso minimizar a casuística de tumores mamários.
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