Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Caminha, Vitória Praciano Karst"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência do desconforto térmico no espaço intraescolar no processo de aprendizagem
    (2021-12-23) Caminha, Vitória Praciano Karst; Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8623894938993142; http://lattes.cnpq.br/9482529082487484
    O processo de aprendizagem pode ser influenciado por vários fatores, tanto internos quanto externos ao sujeito. Neste trabalho, refletimos sobre o desconforto térmico no espaço intraescolar e sua influência no processo de aprendizagem de estudantes. Especificamente, buscamos investigar fatores que constituem o desconforto térmico, analisar a relação entre o desconforto térmico e o processo de aprendizagem de estudantes e refletir sobre soluções que possam auxiliar a gestão escolar a fim de minimizar possíveis problemas de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza teórica, onde através de um trabalho de revisão bibliográfica sobre o tema abordado, discutimos sobre como as condições térmicas de uma sala de aula podem interferir no desempenho de professores e no processo de aprendizagem de estudantes. Também abordamos o estudo do Gráfico Psicrométrico de Givoni para conhecer métodos de obtenção do conforto térmico em espaços internos e o estudo do conforto térmico, para que seja conhecida a sua influência na cognição. As reflexões indicaram que quando um ambiente térmico não se situa na zona de conforto, há comprometimentos no processo de aprendizagem, por isso a medição da temperatura do ar e da umidade são importantes para intervir quando essas condições térmicas não se encontram em nível adequado. A partir disso, sugerimos medidas que podem ser tomadas pela gestão escolar a fim de buscar métodos que diminuam o desconforto térmico no espaço intraescolar, ressaltando a importância de uma gestão dialogada e “mediada” na busca de um ambiente propício à aprendizagem, incluindo um ambiente confortável e adequado do ponto de vista térmico.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão