Navegando por Autor "Carmo, Luan Filipe Barbosa do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item O conteúdo luta na Educação Física escolar e sua controversa relação com a violência: há sentido?(2023-04-27) Carmo, Luan Filipe Barbosa do; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1446174726804121O conteúdo lutas, por ser um dos conteúdos da Educação Física é também um componente curricular da Educação Física Escolar (EFE), sistematizado pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Em princípio é um conhecimento que é permeado de preconceitos, sobretudo pela errônea correlação estabelecida com comportamentos violentos dentro e fora da escola e, por isso, é, muitas vezes, negado e/ou negligenciado no ambiente escolar. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo analisar a relação do conteúdo Luta com a violência na educação física escolar. Na tentativa de selecionar produções alinhadas à temática da pesquisa, utilizou-se da revisão da literatura em portais, periódicos e revistas especializadas. As análises dão conta de que esse conteúdo deve ser discutido durante a formação do professor, a fim de ofertá-lo com conhecimentos teóricos e práticos, pois o mesmo tem sua importância na formação do aluno, trazendo a discussão de temas como violência, respeito, segurança, companheirismo entre outros, possibilitando durante as aulas uma síntese ampliada da relação da luta corporal com a violência, contribuindo para que as inseguranças e preconceitos possam ser diminuídos. À luz da proposta pedagógica dos Jogos de Oposição, o presente conteúdo ratifica ser um importante aliado na garantia de que o trato desse conteúdo seja efetivo na escola sem, contudo, diminuir ou desmerecer a importância das artes marciais e modalidades esportivas de combate, apenas acrescenta uma possibilidade dentro desse fenômeno.
