Navegando por Autor "Ceolin, Alessandra Carla"
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Item Aplicação da lei de responsabilidade fiscal na gestão municipal: um estudo de caso no município de Moreno-PE(2019) Oliveira, Luan Dayvson Santos de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948Item Atuação dos conselhos municipais como forma de participação do cidadão na administração pública municipal(2021-03-15) Macedo, Andreza Evangelista; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948Item Atuação dos profissionais de enfermagem como gestores nas unidades de saúde familiar(2020-01-28) Silva, Joyce Fernanda Ferreira da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/5753018511099178The Unified Health System (SUS) is an existing health program in Brazil, available to all citizens. This program is operated through social security, because when the population pays their taxes, part of them reverts to health. One of the creations of the SUS was the Family Health Unit (USF) to provide primary care to patients in a particular location, and each USF created is managed by a nursing professional. The nurse's duties in a USF are to lead, plan, coordinate and carry out administrative and health activities so that citizens are satisfied with the service provided, but for that, the nurse has the help of the Community Health Agent (CHA) . This article aims to analyze the role of the nurse as a manager in the USF. For this, articles that were linked to the research objective were investigated in the specialized literature in order to perform a more accurate data analysis. Eighteen articles, published between 2005 and 2019, were selected. The main results show that nurses feel overloaded due to the care and management work that needs to be performed daily, the often inadequate infrastructure, lack of materials, lack of training, among others. others. However, they point out that patient satisfaction is their main motivation for continuing their work.Item Burocracia e administração pública: relevância para o estado brasileiro(2019-07-13) Silva, Emanoel Filipe Bezerra da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/6635892047897840Item Casas de Farinha de Feira Nova-PE: uma análise do projeto “sou Feira Nova, sou terra da farinha”(2020-01-28) Silva, Iciele Ursulina da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/2296737965622051Item Design thinking: uma proposta para a criação de uma solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs)(2022-10-03) Costa, Mariana dos Santos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948Item Educação ambiental na formação do empreendedorismo sustentável: estudo de caso em uma comunidade litorânea do Recife(2022-12-19) Barros, Robson José Oliveira de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/8106253967530731Item Empreendedorismo feminino: uma comparação do período pré e durante a pandemia da COVID-19(2022-10-05) Gomes, Ramana Carvalho; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948Item Empreendedorismo sênior no Brasil: uma análise do perfil do empreendedor(2022-05-19) Santos, Michele Silva dos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948Item Estudo do comportamento e perfil do consumidor de Petshop X em Pernambuco: perfil do consumidor(2021-08-04) Silva, Marcelo Honorato da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1206428457088423Item Explorando o potencial da Tecnologia da Informação e Comunicação na empregabilidade do Programa Socioaprendizagem(2024-11-27) Araújo, Victória Paula Avelino Pereira; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1264971944537774No contexto atual, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social. Com a crescente digitalização e as mudanças no mercado de trabalho, novas habilidades são exigidas dos profissionais, tornando a formação dos jovens aprendizes essencial para promover a empregabilidade e a inclusão social, qque há 45 anos oferece qualificação profissional para jovens de 14 a 24 anos e para pessoas com deficiência de qualquer idade, garantindo seus direitos conforme a Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000). O objetivo desta pesquisa foi o de explorar como a TICs podem melhorar a empregabilidade dos jovens aprendizes do Programa de Ensino Aprendizagem(ESPRO), desenvolvendo competências técnicas e comportamentais e facilitando a inserção no mercado de trabalho. Os principais resultados mostram que a aquisição de competências digitais amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalece as habilidades necessárias para a adaptação aos avanços tecnológicos. Foi evidenciada, também, a importância da mediação dos instrutores no processo de aprendizagem, especialmente ao orientar o uso responsável e consciente a TIC.Item Implantação do sistema de controle interno: um estudo de caso no município de Pesqueira/PE(2019) Calado, Edvaldo Ferreira; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948Item A importância do marketing na atuação da Medicina Veterinária(2021-03-04) Melo, Hadassa Bezerra de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/4529184571338859Item Inclusão Escolar da Pessoa com deficiência: sua evolução e análise(2017) Simplício, Abimael de Almeida; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/2916373695083303Item Marketing digital: um estudo de caso em uma loja de animais na cidade do Recife/PE(2023-04-28) Lima, Ana Carla Almeida Carneiro de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1612563731424027Item Pesquisa de satisfação nas ouvidorias gerais dos estados: aplicação e modelos(2020-09-14) Almeida, Nilson Braga de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/2458153938745233The legislation in force has required the public sector to provide instruments for the citizen to evaluate the public services provided. This article aims to analyze the satisfaction survey models adopted by the state general ombudsmen with their users, considering aspects such as form of application and elaborated questions. For this, a questionnaire was applied with all the states and the DF, obtaining a sample with 23 federative entities, whose results were analyzed through a qualitative approach. The information collected allowed us to identify that, from this sample, nine general ombudsmen (39.13%) do not apply satisfaction surveys, having as main reason aspects related to technological support; while the others (60.87%) apply, however, without a defined standard as to the questionnaire model adopted. The main difficulty in the elaboration of the surveys involves the definition of questions and the majority of the ombudsmen follow their results, including through indicators, aiming at improvements.Item Planejamento estratégico das políticas públicas para atenção primária à saúde no estado de Pernambuco(2021-02-26) Cavalcanti, Joelandia Maria; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948Item Políticas públicas de combate à dengue: um estudo de caso no município de Afrânio/PE(2021-02-26) Lacerda, Emanuelly de Sousa; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948Item Políticas públicas educacionais para inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista(2024-12-07) Coelho, Roberta Maria; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1509017945545193Este trabalho busca avaliar a efetividade das políticas públicas educacionais para a inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa utilizou uma revisão integrativa da literatura, envolvendo artigos publicados entre 2019 e 2024, com foco na identificação das principais barreiras e lacunas para a efetiva inclusão de pessoas com TEA. Os resultados indicam que, embora exista um arcabouço legal robusto, ainda há desafios significativos na implementação das políticas, especialmente devido à falta de formação adequada dos educadores e de recursos especializados. Conclui-se que é necessário um maior compromisso com práticas inclusivas e formação interdisciplinar para garantir uma inclusão mais efetiva e equitativa.Item Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): conhecimento e adesão de pequenos produtores rurais na cidade de Lagoa do Carro - PE(2021-09-09) Bezerra, Wagner Luiz; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
