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Navegando por Autor "Costa, Marcos André Nunes"

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    A esportivização dos jogos eletrônicos: quando o jogo se torna esporte?
    (2022-06-02) Monteiro Júnior, José Edson; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/5411562997791318
    Esta monografia tem intuito de abordar, a esportivização dos jogos eletrônicos, quando o jogo se torna esporte? Analisando os jogos eletrônicos enquanto fenômeno esportivo, evidenciando como ocorre seu processo de esportivização, sendo este o seu objetivo geral, e em seus objetivos específicos, realizar uma análise comparativa conceitual entre jogo e esporte, categorizar os jogos eletrônicos e por fim analisar a possibilidade de inserção dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar. Haja vista que a proximidade do objeto de estudo com o cotidiano dos estudantes, considerando também a responsabilidade da educação física em fornecer o que há de mais atual na produção cultural humana, a fim de aproximar as discussões em sala de aula com as discussões fora das paredes da escola, é importante e interessante a introdução dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar, uma vez que pode ajudar no desenvolvimento social dos jovens. Sabe-se que desde os primórdios da humanidade o mundo passou por grandes transformações, até chegar nos dias de hoje, dentre elas a globalização e o avanço das tecnologias. Sendo assim, pode-se observar uma ascensão dos jogos eletrônicos, tanto para computadores, smartphones, videogames, e etc., tornando o acesso mais facilitado aos games, visto que no final da década de 90 e início dos anos 2000 o acesso do público brasileiro menos abastado dava-se por meio das famosas lan houses e play times espalhados pelos bairros, fazendo parte do cotidiano de crianças mesmo que por poucas horas. Desta feita, o presente trabalho irá abordar desde o surgimento da problemática desta pesquisa, mostrando sua relevância para a sociedade e como pode afetar a vida dos alunos e o universo educacional, uma vez que jogos eletrônicos podem ser considerados um método de aprendizagem mais interativo aos estudantes despertando seu interesse em aprender conteúdos novos, lhe concedendo vários benefícios, uma vez que o jogo desempenha um importante papel acerca do desenvolvimento humano no geral, principalmente na construção de regras e valores na infância e adolescência, já que é neste período que acontecerá um desenvolvimento de tais valores morais, tendo em conta que os jogos são orientados por regras e são capazes de ensinar valores morais as crianças e jovens. Através do estudo bibliográfico foi feito um levantamento acerca da história e dos conceitos dos jogos e eSports e como foi o seu surgimento, exemplificando a evolução da sociedade e seus marcos históricos como a globalização e o avanço tecnológico, bem como a forma de funcionamento dos eSports e possíveis intervenções escolares. Outros métodos de pesquisa que serão abordados serão o método dedutivo e dialético, para que se possa entender a lógica por trás dos eSports. Uma vez que tal tema ainda é cinzento dentro da educação física escolar e acadêmica
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    A percepção de pais/mães/responsáveis sobre a participação de crianças e adolescentes no projeto de extensão universitária: Barbatanas da Rural
    (2019-02-06) Amorim, Camila Candida; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/4210957117367584
    O presente estudo se baseia na importância da modalidade esportiva natação, pois diversos são os motivos que nos levam à procura pela prática da modalidade. Muitos procuram a natação para melhorar a postura, por reeducação respiratória, atividade de baixo impacto, melhoria do sistema cardiovascular e das capacidades físicas (força, resistência, coordenação). Diante disto, tem-se como objetivo analisar a percepção de pais/mães/responsáveis sobre os possíveis benefícios adquiridos por crianças e adolescentes, praticantes de natação em um projeto de extensão universitária. Assumindo uma natureza qualitativa, os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com 18 pais/mães/responsáveis de alunas e alunos do Projeto Barbatanas da Rural, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Sede/Dois Irmãos, Recife. A interpretação dos dados foi realizada através do método de análise do conteúdo. Os resultados revelaram afeto e confiança dos pais/mães/responsáveis com o projeto social, revelando ser uma ação muito importante para crianças e adolescentes e a percepção de melhora dos seus filhos quanto a sociabilidade e responsabilidade diante de situações do convívio em sociedade. Conclui-se que o projeto de extensão está realizado um bom trabalho diante da comunidade, obtendo resultados positivos para os pais/mães/responsáveis dos alunos, pois estão percebendo crescimento e desenvolvimento dos seus filhos não só na modalidade esportiva que praticam, mas também como seres humanos.
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    A produção e utilização de materiais alternativos em aulas de educação física escolar.
    (2023-04-27) Silva, Eronildo Pereira da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281
    O presente estudo busca compreender a luz de referências teóricas como o tema a produção e utilização de materiais alternativos em aulas de educação física escolar, vem sendo abordado por pesquisadores da área. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada a partir de artigos, periódicos e livros publicados voltados para esta temática, os quais foram analisados e serviram como base para este estudo. Como conclusão temos que, apesar desta temática ser importantíssima para desenvolvimento dos estudantes e diante de alguns problemas nas aulas de Educação Física, esta temática ainda é pouco explorada na área acadêmica. No entanto, a produção e aplicabilidade desses materiais oferece vários benefícios no desenvolvimento pessoal, social, criativo, com ênfase na consciência e aprendizagem ambiental dos estudantes, para que os mesmos sejam propagadores de boas ideias e iniciativas sustentáveis para as futuras gerações. Sendo uma ferramenta que irá auxiliar o professor no desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e práticas.
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    Análise das expectativas de aprendizagem do conteúdo jogo entre discentes do 3º ano do ensino médio em uma escola de referência em ensino médio na cidade de Tracunhaém: um estudo de caso
    (2019-07-22) Silva, Dailson Carlos de Oliveira; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/6815313906220066
    O jogo faz parte dos cinco grandes conteúdos do componente curricular educação física. Ao longo de sua história o jogo teve objetivo e finalidades diferentes de acordo com a época e sociedade e podemos observar que sua relação com a educação dá-se fortemente com o ensino infantil, porém ele constitui-se importante para outras faixas etárias no que concerne a educação. No Estado de Pernambuco, o jogo é compreendido como componente da cultura corporal a ser trabalhado nas aulas de educação física. Para o 3º ano do ensino médio, espera-se que os estudantes compreendam o jogo e sejam capazes de refletir, perceber, compreender e explicar propriedades comuns e regulares acerca do objeto. Um estudo de caso foi realizado em uma Escola de Referência em Ensino médio na cidade de Tracunhaém com o objetivo de investigar a compreensão do conteúdo jogo no ensino médio, mediante expectativas de aprendizagem e constatou-se que 90% dos discentes do 3º tiveram aulas de E.F. no ensino fundamental, 91% estudaram o conteúdo jogo nas aulas de E.F. 99% responderam que tem ou tiveram aulas sobre o jogo no ensino médio, esses discentes responderam que a estratégia mais utilizada durante as aulas foi o uso de slides e que jogos esportivos foi o que mais foi trabalhado durante as aulas. Quando as perguntas faziam referências às expectativas 57% respondeu que podiam produzir textos sobre o jogo, 80% consegue diferenciar os conceitos dos diferentes jogos, 91% compreende os conceitos de vitória e derrota dentro dos jogos, 76% respondeu que compreende a importância da prática para a saúde e 91% respondeu que compreendia a importância para o lazer e o trabalho. A escola onde foi realizada a pesquisa mostrou-se capaz de atender as expectativas dos documentos para a E.F. em Pernambuco, mesmo apresentando limitações estruturais, porém não podemos afirmar que essa é uma realidade de todas as escolas da rede Estadual de ensino.
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    As relações estabelecidas em aulas de educação física escolar a partir da vivência de jogos cooperativos
    (2023-09-11) Moraes, Thiago Brasil Alves de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/0780159166880816
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática dos jogos cooperativos como uma abordagem pedagógica na educação física escolar, com o objetivo de investigar se o comportamento cooperativo pode reduzir a competitividade exagerada presente nas aulas. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica que abrangeu estudos, artigos, teses e dissertações produzidos desde 2012 até 2023. A análise dos materiais de referência revelou a importância dos jogos cooperativos como uma ferramenta para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos, estimulando a cooperação, a comunicação e a empatia. Além disso, os jogos cooperativos foram apontados como uma alternativa para a construção de uma cultura de paz na escola, contribuindo para a redução do bullying e para a criação de um ambiente mais inclusivo e solidário. No entanto, a implementação efetiva dos jogos cooperativos na escola enfrenta desafios, como a resistência ao novo e a adequação do sistema tradicional de avaliação. Diante disso, a formação contínua dos educadores e o planejamento pedagógico adequado são fundamentais para a utilização bem-sucedida dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física. Ao final, este estudo ressalta a relevância dos jogos cooperativos como uma abordagem pedagógica capaz de promover valores positivos, desenvolver habilidades sociais saudáveis e contribuir para uma educação mais inclusiva e humanizada.
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    Atividade física e funcionalidade da pessoa idosa: influência da pratica de atividade física da pessoa idosa
    (2019-07-22) Lopes, Sandy Thayna Guedes; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281
    O Envelhecimento de uma população se dá pelo aumento de pessoas com idade igual ou maior que 60 anos e consequentemente um declínio no número de pessoas mais jovens, ou seja, a população brasileira está envelhecendo porque está diminuindo o nível de natalidade no país e também a taxa de mortalidade. Diante disso a presente pesquisa tem como objetivo geral de avaliar possíveis contribuições na manutenção do equilíbrio e da flexibilidade da pessoa idosa através da atividade física, bem como, a) Compreender conceitos e aspectos gerais sobre envelhecimento e atividade física; b) identificar fatores que influenciam no processo de manutenção das capacidades funcionais de equilibrio e de flexibilidade da pessoa idosa e c) compreender aspectos conceituais sobre os testes de avalição usados na pesquisa. A pesquisa tomou como referencia autores como Gonçalves e Vilarta (2004), Neri e Guariento (2011), Spirdusos (2005), Brito e Litvoc (2004), Birren e Schroots (1996), Shephard (2003), Mazo; Lopes e Benedetti (2001), Gil (2008), Severino (2007) entre outros para tratar das questões sobre envelhecimento, atividade física e capacidades funcionais da pessoa idosa. Esta pesquisa se caracteriza, quanto a abordagem, como uma pesquisa quantitativa, com a aplicação de três testes sendo o primeiro o de aptidão física para idodo (TAFI), em seguida o time up and go (TUG) e por ultimo o short phisical performance battery (SPPB) para poder comparar os resultados iniciais com os resultados finais. Um total de quinze idosos participou da pesquisa, sendo nove mulheres e seis homens, que não possuiam pratica regular de atividades fisicas. Foi realizada em um tempo de cinco semanas no bairro do Cordeiro no Recife. A pesquisa pode constatar que a pratica regular de atividade física para os idosos trouxe diversos benefícios para a manutenção da flexibilidade e do equilíbrio da pessoa idosa do bairro do Cordeiro.
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    Jogos de oposição: possibilidades para o ensino das lutas na educação física escolar
    (2018) Oliveira, Wandeberg Ramos Ferreira de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/6363671886974556
    O conteúdo lutas é um conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física (EF), por está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), entretanto por algumas outras pesquisas pode ser constatado que é um conhecimento rodeado de Pré conceitos, e que por muitas vezes chega a ser negado aos alunos. Nesse sentindo, esse estudo tem por objetivo analisar os jogos de oposição, como possibilidade de ampliar e qualificar o ensino do conteúdo lutas em aulas de EF escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dom Bosco e direcionada a turma do 2º ano do ensino médio na qual foi adotada como metodologia a pesquisa ação, onde contamos com 7 intervenções que ocorreram de forma continua 1 vez por semana. Conclui-se que esse conteúdo deve ser discutido durante a formação do professor, afim de que não seja negado na escola, pois o mesmo tem sua importância na formação do aluno, trazendo a discussão de temas como Violência, onde quando trabalhado durante as aulas pode ser um facilitador na diminuição dos instintos agressivos, outro tema seria Gênero onde caberia discutir o espaço da mulher nas lutas, por exemplo, além de também ser um instrumento de interação social.
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    Lutas na Educação Física escolar: estratégias metodológicas de ensino
    (2022-06-06) Avelino, Adriano da Silva; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/6916060731938373
    As lutas caracterizam-se por fazer da cultura corporal do movimento, e sempre esteve presente na vida dos seres humanos desde os primórdios, sendo impossível desvincular seu processo histórico dos povos, considerando as lutas surgem como necessidade dos nossos ancestrais utilizarem-na como forma de ferramenta para conseguir alimento, tratar de métodos de sobrevivência, e proteção dos seus. Nessa perspectiva, em se tratando das lutas como um fenômeno sócio-histórico e cultural, a escola enquanto agente socializador deve desenvolver ou ajudar o indivíduo em seu desenvolvimento social, considerando as diversas culturas existentes. Porém, a instituição também está sujeita a sofrer influência cultural de mecanismos que a regem, caracterizando um daltonismo cultural, e desvinculando-se de sua função social que é, segundo os autores, um lugar de circular, de reinventar, de estimular, de transmitir, de produzir, de praticar as diversas culturas. Para tanto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar nas literaturas norteadoras do ensino em Pernambuco como o conteúdo lutas é sistematizado no ensino médio. Para alcançar tal objetivo foi realizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra como o conteúdo lutas é tratado nas literaturas que norteiam o ensino médio no estado, dialogando com as metodologias críticas, que fornecem subsídios teóricos-metodológicos capazes de superar fatores culturais restritivos e possibilitando o trato do conhecimento acerca das lutas nas aulas de educação física escolar. Para efeito, assim como explica BRASIL (2018) a respeito das lutas como fenômeno cultural, entende-se cultura a partir das manifestações corporais, gestuais, e linguagens que são transmitidas de geração em geração, e que também está constantemente sujeita a modificações, considerando que os indivíduos são responsáveis pelas transformações culturais que acontecem historicamente. Assim, gestos, posturas e expressões faciais são criados, mantidos ou modificados em virtude do homem ser um ser social e viver num contexto cultural. Em conformidade com isso, o que se conhece hoje por Cultura Corporal do Movimento, e mais especificamente as Lutas, se deu a partir do processo de evolução das atividades executadas pelo homem como forma de suprir algumas necessidades biológicas, criando movimentos mais eficazes, relacionados a caça, rituais, festas religiosas, e razões lúdicas. Dentre as razões lúdicas destacavam-se os conteúdos referentes às lutas, que foram ressignificados pela educação física. E no que se refere a esse conteúdo vale ressaltar diversos benefícios fisiológicos e psicológicos, além de poder ser utilizado como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. Conclui-se que as literaturas norteadoras organizam e sistematizam o conteúdo lutas a partir das metodologias de críticas de ensino, possibilitando ao seu ensino-aprendizagem um diálogo com a realidade dos discentes.
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    O conteúdo luta na Educação Física escolar e sua controversa relação com a violência: há sentido?
    (2023-04-27) Carmo, Luan Filipe Barbosa do; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1446174726804121
    O conteúdo lutas, por ser um dos conteúdos da Educação Física é também um componente curricular da Educação Física Escolar (EFE), sistematizado pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Em princípio é um conhecimento que é permeado de preconceitos, sobretudo pela errônea correlação estabelecida com comportamentos violentos dentro e fora da escola e, por isso, é, muitas vezes, negado e/ou negligenciado no ambiente escolar. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo analisar a relação do conteúdo Luta com a violência na educação física escolar. Na tentativa de selecionar produções alinhadas à temática da pesquisa, utilizou-se da revisão da literatura em portais, periódicos e revistas especializadas. As análises dão conta de que esse conteúdo deve ser discutido durante a formação do professor, a fim de ofertá-lo com conhecimentos teóricos e práticos, pois o mesmo tem sua importância na formação do aluno, trazendo a discussão de temas como violência, respeito, segurança, companheirismo entre outros, possibilitando durante as aulas uma síntese ampliada da relação da luta corporal com a violência, contribuindo para que as inseguranças e preconceitos possam ser diminuídos. À luz da proposta pedagógica dos Jogos de Oposição, o presente conteúdo ratifica ser um importante aliado na garantia de que o trato desse conteúdo seja efetivo na escola sem, contudo, diminuir ou desmerecer a importância das artes marciais e modalidades esportivas de combate, apenas acrescenta uma possibilidade dentro desse fenômeno.
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    O Jiu-Jitsu brasileiro na educação física escolar: a arte suave como ferramenta pedagógica
    (2019-07-22) Maciel, Breno Henrique Moraes; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281
    O Jiu-jitsu brasileiro é uma luta que pode ter tido seu início a cerca de 5.000 anos e que tem origem incerta, mas que tomou proporção mundial após chegar ao Brasil, através da família Gracie e que pode ser considerado como parte da cultura corporal, que baseia parte das aulas de educação física escolar. O presente trabalho tem o objetivo de identificar na literatura o Jiu-jitsu brasileiro como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física. Para alcançar tal objetivo foi utilizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra que apesar de ter se tornado parte da cultura do país e da confirmação como conteúdo da cultura corporal, a modalidade ainda sofre com preconceito e se depara com argumentos restritivos dos professores de educação física, mas apresenta também argumentos que superam os restritivos e possibilitam o trato de tal modalidade nas aulas do conteúdo lutas. Durante a análise dos textos identificamos que os autores trazem as três dimensões de conteúdo como possibilidade de trato das lutas e a partir delas também a possibilidade da inserção do Jiu-jitsu brasileiro nessas aulas. Conclui-se que o Jiu-jitsu brasileiro é sim uma possível ferramenta pedagógica para as aulas do conteúdo lutas na educação física escolar quando posto através das três dimensões de conteúdos trazidas pelos autores.
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    O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação
    (2018) Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/0224433559530496
    A modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.
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    O perfil de gestão de diretores dos clubes de futebol da série A1 do Campeonato Pernambucano de 2022
    (2022-10-07) Leandro, Marcus Oliveira Martins; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1787961233939804
    Esta pesquisa buscou investigar sobre a formação acadêmica de diretores de clubes de futebol pernambucano que disputaram a série A1 do campeonato pernambucano de futebol do ano de 2022, no sentido de evidenciar as falhas que existem nessas formações. O estudo pretende apresentar as práticas de governanças corporativas dentro do clube, centradas nas áreas da gestão econômico-administrativa, gestão de recursos humanos, manutenção e marketing e promoção. O estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva exploratória, tendo em vista que é um tema pouco pesquisado até o momento dentro desses clubes, envolvendo as áreas abordadas. Além disso, compreende uma investigação aplicada que utilizou a abordagem qualitativa dos dados (DELGADO; MARÍN; SANCHEZ, 2011). A coleta de dados foi realizada através de um questionário enviado para os clubes, e aplicados para que os diretores de futebol pudessem responder perguntas sobre o perfil pessoal e de formação acadêmica, englobando questões sobre quatro áreas da gestão esportiva: gestão econômico-administrativa, gestão de recursos humanos, manutenção e marketing e promoção. O instrumento, adaptado de Beaton, et al. (2000), possui seis perguntas sobre cada área e foram respondidas em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa “Com frequência muito menor do que o necessário” e 5 “Com frequência muito maior do que o necessário”.
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    O trato com o conteúdo jogo nas aulas de educação física em escolas de referência no estado de Pernambuco
    (2019-12-17) Silva, Ednaldo Luiz da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1710065331840562
    O jogo é um fenômeno que está presente em todo o mundo, fazendo parte do quotidiano de todas as camadas sociais e é praticado com diversas intenções. Dentro do ambiente escolar, especificamente no componente curricular Educação Física, o jogo é um conteúdo a ser ensinado, porém, por muitas vezes nas aulas de Educação Física observamos o jogo sendo utilizado como um meio para abordar outros conteúdos, ou até mesmo como recreação ou premiação, como se o jogo não fosse um fenômeno dotado de conhecimentos. Está pesquisa tem o objetivo de analisar como o conteúdo Jogo é tratado nas aulas de educação física em escolas de referência no Estado de Pernambuco, assim como também busca caracterizar o jogo como conteúdo da Educação Física e identificar o uso de documentos oficiais como norteadores da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Foram aplicados questionários a professores do componente curricular Educação Física de doze (12) escolas de referência situadas na zona norte do Recife. Através desses questionários foi verificado que os professores das respectivas escolas utilizam os documentos oficiais na construção de seu planejamento e o conteúdo jogo se faz presente nas aulas de educação física. Também foi possível concluir que seis (6) dos participantes utilizam o jogo primeiro como uma ferramenta pedagógica e os outros seis (6) utilizam prioritariamente como conteúdo fim. Isso mostra a necessidade de uma formação continuada para os professores da rede Estadual, para que os mesmos possam entender que o jogo no âmbito da educação física se constitui primeiro como um conhecimento da cultura corporal que deve ser apreendido e compreendido pelos estudantes.
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    Se essa rua fosse minha: o resgate dos jogos populares através da educação física escolar
    (2019-02-06) Lima, Maria Claudia Virgínia de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/2197657366665979
    Na sociedade contemporânea, os espaços para os jogos e brincadeiras se tornam cada vez mais escassos: Violência, trânsito, construção de prédios. Aspectos que tiram as crianças de ruas e praças, o antigo palco para essas vivências populares. Em paralelo a tecnologia segue avançando e o consumo de computadores, celulares e tablets crescendo. Nessa perspectiva, o presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, discutir e analisar o espaço que os jogos populares estão ocupando na atualidade, assim sendo esse trabalho tem como objetivos historicizar sobre os jogos populares e sua importância cultural, elencar possíveis causas do distanciamento dos jogos de rua da vida das crianças e Identificar o que diz a literatura acerca da vivência dos jogos populares na Educação Física.
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    Socialização através de jogos e brincadeiras
    (2018) Fônseca, Sara Holanda Martiniano da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1809571820757325
    O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.
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