Navegando por Autor "Couto, Janaína de Albuquerque"
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Item Desidratação de frutas: uma estratégia para conservação de alimentos e geração de renda no município da Jurema - PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal., 2011) Couto, Janaína de AlbuquerqueItem Elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática à luz do Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco (MoMuP-PE) para a construção de conceitos Bioquímicos(2019) André, Woldney Damião Silva; Couto, Janaína de Albuquerque; Sá, Risonilta Germano Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6164731091247331; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537O processo de ensino-aprendizagem da Bioquímica apresenta algumas dificuldades, dentre ela podemos destacar as atribuídas à necessidade de um olhar sistêmico acerca de suas temáticas, as quais permeiam entre um macro e microuniverso. Numa tentativa de investigarmos uma estratégia facilitadora para a construção de conceitos bioquímicos, buscamos elaborar, aplicar e validar uma Sequência Didática (SD), com base nos pressupostos teóricos estabelecidos pelo Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuPPE), trazendo aspectos da alimentação como contexto problematizador. Na presente pesquisa, a SD construída, foi aplicada em uma turma do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio vinculado ao Colégio Agrícola Dom Augustinho Ikas (CODAI/UFRPE), no âmbito de uma intervenção escolar atrelada a um projeto de extensão institucional. A SD pesquisada teve como objetivo orientar as ações previstas na construção de conceitos envolvendo o metabolismo energético, conteúdo previsto no Ensino Médio, trabalhando-se a composição dos alimentos dentro de um universo químico e biológico, estando esses articulados ao conceito de saúde e sociedade. A partir das análises de questionários aplicados antes e depois da intervenção, como também das atividades produzidas durante a SD, foi possível validar a SD proposta, tendo em vista as reelaborações conceituais realizadas pelos estudantes e as articulações envolvendo os micro e macro nutrientes, o processo de alimentação e os fatores que interferem na construção de um hábito de alimentação saudável. Nesse sentido, os pressupostos teórico metodológicos do MoMuP-PE orientaram a construção das ações presentes na SD desenvolvida, de forma que, a partir dessas orientações presentes nas ações propostas, permitiram aos estudantes vivenciarem, ainda numa perspectiva inicial de estudo, atividades de desconstruções e reconstruções (mentais e materializadas), conduzindo-os no processo de elaboração conceitual numa perspectiva paradigmática e articulada, permeando neste processo, as travessias temáticas, observadas ao longo das atividades.Item Implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) aplicada no ensino das ciências: uma revisão sistemática à luz da análise estatística implicativa (ASI)(2022-10-03) Oliveira, Gabriela Pinheiro Gomes de; Couto, Janaína de Albuquerque; Cordeiro, Priscila Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1352379618124390; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/9889975714666120A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) compreende o processo pelo qual um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária e não literal à estrutura cognitiva do ser que aprende, de modo que o conhecimento prévio do educando interage, de forma significativa e ganhando novo sentido, com o novo conhecimento que lhe é apresentado, provocando mudanças em sua estrutura cognitiva, em vista de ultrapassar a aprendizagem mecânica, literal, e arbitrária. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo construir um estudo de revisão sistemática para caracterizar e identificar as principais tendências da TAS aplicada no ensino das Ciências de forma a compreender o perfil da produção científica referente ao tema mencionado, em um recorte temporal de 2011 a 2021. O estudo consistiu na análise dos artigos das bases de dados eletrônicas e foi elaborado em quatro etapas: busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2), extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3) e Análise Estatística Implicativa – A.S.I. (etapa 4). Foram selecionados cinquenta e sete artigos que contemplaram os critérios de inclusão, sendo que cada um deles estudou a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa em sala de aula. Os resultados apontaram que a TAS contribuiu para que o processo de aprendizagem ocorresse de forma mais dinâmica, valorizando os conhecimentos prévios dos discentes e instigando a motivação, o interesse e a curiosidade dos alunos no ensino das Ciências, propiciando uma significativa evolução conceitual dos mesmos. Os dados dos artigos passaram pelo tratamento estatístico do software CHIC que também opera a A.S.I. para a produção de Grafos Implicativos e outros tratamentos. A utilização da Análise Estatística Implicativa no processo de análise dos estudos incluídos na Revisão expandiu a visão de uma abordagem qualitativa para um tratamento quantitativo, se apropriando de elementos estatístico-probabilísticos, contribuiu de forma significativa para uma visão sistêmica e articulada dos dados. Dessa forma, as potencialidades da ferramenta A.S.I. demonstradas neste trabalho induzem a uma capacidade de expansão e complementação da abordagem qualitativa, despertando possibilidades e necessidades de sua aplicação em novas investigações e estudos em processos de ensino e aprendizagem.Item Kit educacional como facilitador do processo de ensino aprendizagem na construção do conceito de biomas brasileiros(2023-04-19) Silva, Ana Carolina Soares; Couto, Janaína de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/4797438152053136A metodologia ativa é uma ferramenta que busca as melhores maneiras de colocar em prática a produção do conhecimento, é considerado algo completamente diferente daquilo que encontramos hoje em dia nas instituições de ensino. Sendo assim, o currículo deve ser organizado para permitir que a escola desempenhe com êxito sua função na formação dos estudantes e para alcançar seu objetivo. O uso dessas metodologias podem favorecer a autonomia do discente, despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática igualitária. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de um kit educacional para a construção de conceitos sobre Biomas, na perspectiva de uma abordagem ativa. A proposta metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, com estudantes do terceirou ano do ensino médio em uma Escola Técnica Estadual em Gravatá. A intervenção teve por base o Ciclo de Experiência de Kelly - CEK, que destrincha a intervenção em 5 etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva. Ademais, antes do CEK, foi aplicado o Questionário de Verificação Anterior a Ação (QVA) e ao concluir o CEK que foi aplicado o Questionário de Verificação Posterior a Ação (QVP), sendo estes questionários os documentos analisados na presente pesquisa. A partir dos resultados, observamos avanços em relação à construção dos conceitos, não apenas sobre biomas, como também conceitos sobre estufa e espécies endêmicas. Portanto, o uso de kits educacionais voltados ao estudo dos biomas contribuiu de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.Item Sala de aula invertida para a construção e articulação de conceitos bioquímicos(2021-02-26) Gomes, Isabela Lemos; Couto, Janaína de Albuquerque; Cordeiro, Priscila Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1352379618124390; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/9160682195907995A Bioquímica tem despontado nos últimos anos como objeto de discussões no meio acadêmico por conta das dificuldades presentes no processo de ensino e aprendizagem. Essas dificuldades são mais acentuadas quando o professor pauta sua prática pedagógica no ensino tradicional. Diante desse contexto, surge a necessidade de os professores buscarem novos caminhos e novas metodologias de ensino que foquem na interação entre os sujeitos, no protagonismo, na postura crítica e na autonomia dos estudantes. A Sala de Aula Invertida é caracterizada como uma abordagem pela qual o discente deve estudar previamente o conteúdo, servindo a sala de aula presencial como ampliação e aplicação prática dos conceitos estudados. Diante do exposto, a presente proposta metodológica teve como objetivo desenvolver uma ação pedagógica inovadora para a construção de conceitos bioquímicos através da Sala de Aula Invertida. A pesquisa foi realizada numa turma do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública, onde foi feito o acompanhamento por meio de presença nas aulas, registro das atividades através de anotações em caderno de campo e coleta do material produzido na intervenção. Mediante a apresentação e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) por parte da docente, foi realizado o acompanhamento das intervenções. Assim sendo, foi planejada uma sequência de ações pedagógicas para trabalhar o conteúdo Expressão Gênica, o qual é abordado na disciplina de Bioquímica. A ação foi precedida pelo levantamento das concepções prévias dos estudantes, seguindo-se as demais etapas por meio da Sala de Aula Invertida, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, sendo o processo avaliado por meio de produções coletivas e individuais. Os resultados foram analisados, a fim de avaliar o processo de construção de conceitos acerca do conteúdo específico.Item Sequência de ações didáticas à luz do Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuP-PE) para a construção de conceitos sobre metabolismo energético(2019-12-18) Lopes, Jade Porfíria da Silva; Couto, Janaína de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6725691063310522A Bioquímica é um campo da Biologia que estuda fenômenos de natureza abstrata, por esse motivo é considerada como uma matéria de difícil compreensão. O ensino de Bioquímica encontra algumas problemáticas inerentes ao ensino de Biologia, incluindo a verticalização do conteúdo específico, a necessidade de abstração e descontextualização das temáticas específicas, proveniente de uma prática pedagógica construída à luz de um paradigma predominantemente cartesiano. Nesse cenário, a presente pesquisa vem buscando por meio do Modelo das Múltiplas Perspectivas Pernambuco (MoMuP-PE) uma base teórico-metodológica que possibilite a construção do conhecimento de forma significativa, por meio de um paradigma emergente e inovador. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação de uma sequência de ações didáticas, baseada no MoMuP- PE num contexto de formação inicial de professores de Biologia, tendo em vista a construção de conceitos em Bioquímica. A Sequência de Ações Didáticas foi elaborada e aplicada em uma turma do segundo período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e foi validada de forma interna a fim de avaliar se os estudantes conseguiram atingir o objetivo traçado pelo professor, construindo e reelaborando conceitos bioquímicos a partir do uso do Modelo das Múltiplas Perspectivas Pernambuco (MoMuP- PE).
