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Navegando por Autor "Faria, Andréa Alice da Cunha"

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    A influência de práticas de educação não formal sobre o desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social: o que dizem os sujeitos da associação beneficente criança cidadã do bairro do Cordeiro, Recife – PE.
    (2019-12-17) Melo, Lilian Lucena Vieira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/3325748589109246
    A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar como as ações de uma prática de educação não-formal podem influenciar o desempenho escolar de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, realizou-se um estudo de caso junto à Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), uma Organização Não Governamental (ONG), com atuação no bairro do Cordeiro, em Recife/PE. Desde o ano de 2000, a ABCC vem se constituindo como um espaço de interação social que atende jovens e crianças, oferecendo acesso à educação, esporte e cultura com o objetivo de promover cidadania. Para estudo do tema, realizou-se inicialmente uma revisão sobre o conceito de desempenho escolar e os fatores que o influenciam, além de um aprofundamento da discussão sobre os contextos educacionais formais e nãoformais. Os procedimentos para a coleta de dados consistiram em levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas com professores e grupo focal com estudantes. Para tratamento dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Alunos e professores foram entrevistados e suas respostas, cotejadas e analisadas à luz do referencial teórico anteriormente apresentado. Como principal resultado, constata-se que as ações de uma prática de educação não-formal estabelecem relações de complementariedade com a educação formal, influenciando positivamente no desempenho escolar de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social, especialmente pela base afetiva construída diariamente através da motivação, do respeito e do acolhimento.
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    Desafios e enfrentamentos da educação infantil em tempos de pandemia à luz de uma pedagogia que vem do campo
    (2022-10-04) Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8842990042245337
    A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.
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    Desenvolvimento de mídias digitais na educação do campo: o Projeto DEMULTS em escolas municipais de Vicência - PE
    (2020-11-03) Queiroz, Shany Lira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8239910414586501
    As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm expandindo seu domínio e se tornam progressivamente mais presentes no cotidiano das sociedades do mundo contemporâneo. Entretanto, nas regiões rurais do Brasil, os números relativos ao acesso a bens tecnológicos digitais ainda são significativamente inferiores aos das regiões urbanas do país. Evidenciadas as potencialidades destas tecnologias em produzir e compartilhar conteúdos aponta-se a necessidade de sua inserção nas escolas do campo, levando em consideração, essencialmente, os princípios da educação do campo, estabelecidos após décadas de esforço dos movimentos sociais em prol de sua construção. Compreendendo esta problemática, em 2019, o grupo de pesquisa DEMULTS (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis), elaborou um projeto voltado para o contexto da educação do campo. Este grupo, em atividade desde o ano 2011, visa favorecer a aprendizagem através do desenvolvimento de mídias digitais utilizando uma metodologia participativa/cooperativa na qual o/a estudante ocupa papel de agente ativo/a na construção do seu conhecimento. A pesquisadora passou a integrar a equipe do projeto, participando de todo o seu desenvolvimento, no município de Vicência-PE, razão pela qual o estudo organiza-se como pesquisa participante. O objetivo do presente estudo foi compreender os fatores que motivaram as modificações na metodologia do DEMULTS decorrentes da sua aplicação no contexto da educação do campo. Como principais resultados da análise dessas modificações foi possível identificar um alinhamento com os princípios da educação do campo, além da inclusão de técnicos agrícolas, efetivando uma rede de aprendizagem participativa/colaborativa no processo de construção de artefatos digitais, voltados para a valorização dos saberes e da cultura campesina. A análise profunda das modificações acima descritas acrescenta reflexões pertinentes sobre o uso de TDICs no contexto da educação do campo.
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    Educação alimentar e alimentação escolar: um diálogo entre as políticas públicas e as práticas educativas de uma escola municipal do Recife
    (2019-12-18) Oliveira, Marta Raquel do Nascimento; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/3637510999034508
    A presente monografia teve como objetivo investigar as práticas alimentares e educativas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, Recife, a fim de contribuir com a articulação de ações de Educação Alimentar e Nutricional à rotina escolar. A merenda é uma das ações de EAN nas escolas e deve estar articulada ao ensino em sala de aula, considerando a relevância da alimentação saudável para o aprendizado. Desta forma, para atender ao objetivo da pesquisa, foi realizada uma Pesquisa-ação, já que essa possibilita a participação dos sujeitos da pesquisa na problemática identificada, a fim de elaborar estratégias de EAN na escola. Para isso, foram identificadas o percurso da merenda e elaboração do cardápio, os hábitos alimentares no intervalo para a merenda, as práticas de Educação Alimentar no currículo da sala de aula, e analisados os marcos legais que justificam e subsidiam as ações de Educação Alimentar e Nutricional nas instituições de ensino e o currículo da Rede Municipal. Foram feitas duas entrevistas semiestruturadas com a merendeira e a coordenadora da escola. O conteúdo coletado durante as observações, análises do currículo e marcos legais de EAN, resultaram na elaboração de uma restituição, feita a uma parte dos sujeitos da pesquisa, e elaboradas ações de EAN na escola. Foram sete ações propostas, dentre essas foi proposta elaboração de um material educativo para ser distribuído na escola.
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    Relatório final de estágio curricular obrigatório
    (2020) Silva, Ricardo Torres da; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/6032860642520882
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    Relatório final de estágio curricular obrigatório (ECO)
    (2020) Gonçalves, Juliana Barros; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/0117712109226371
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Lima, Anderson Oliveira de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7078927358036638
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Silva, Lucas Benedito da; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/2948005042743422
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2021) Amorim, Rosymeire Rayane Tenório de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/6874273108384580
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Gomes, Rúbia de Melo; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2022) Correia Neto, Melanio de Barros; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Melo, Robson Carlos Pereira de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/6643188652852381; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/6643188652852381
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Nascimento, Isabelly Meg Freitas do; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/4744657711055499
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Gomes, Tuanny Daniele de Araújo; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/3233229872213111
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Florêncio, Karla Patrícia Alves; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/0795962350746964
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Silva, Letycia Cristine Fernandes Lira da; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/3420693856221234
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2020) Perônico, Bruno Wallace do Carmo; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/0046571861031257
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    Relatório Final do Estágio Curricular Obrigatório
    (2019) Lima, Milena Maria da Silva de; Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462; http://lattes.cnpq.br/2432709691776278
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2020) Tavares, Maciel Alves; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7565366369665399
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2020) Albuquerque, Clara Almeida de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/5210707184426663
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