Navegando por Autor "Ferreira Júnior, Marcos Eduardo"
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Item Aplicativo móvel de suporte ao investidor iniciante baseado em análise fundamentalista de dados(2021-12-13) Ferreira Júnior, Marcos Eduardo; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/4966069849715181Atualmente o Brasil está passando por uma tentativa de se recuperar de uma recessão que começou em 2020 com o início da pandemia de COVID-19. Somando os problemas econômicos gerados pela pandemia, Brasil tem um histórico longo de alternâncias entre recuperação ou recessão da sua economia. A montanha-russa econômica brasileira, gera para a sua população principalmente a mais carente, o desafio de além de pagar suas contas, conseguir poupar ou investir. Hoje existem inúmeras formas de guardar e alocar o dinheiro em lugares que possam gerar um lucro durante o tempo investido, uma delas é o mercado de ações. Comparado aos outros investimentos, o mercado de ações, o risco de investimento é relativamente mais alto. O funcionamento do mercado de ações é visto por muitos como algo complexo, sendo isto uma grande barreira para a entrada de novos investidores. Os investimentos no mercado de ações podem ser feitos seguindo duas vertentes de análises: a fundamentalista e a técnica. Por meio da análise fundamentalista, o investidor verifica os últimos balanços da empresa, e os seus ativos, estuda seus produtos e o mercado na qual está inserida. Após esta análise, o investidor tem embasamento para decidir se quer investir na companhia e ser sócio dela por um período de médio a longo prazo. Pensando nos desafios gerados pela economia brasileira e a dificuldade do brasileiro de obter uma renda além da sua profissão, o objetivo deste trabalho é trazer uma aplicação móvel de fácil uso e linguagem simples, usando fórmulas que combinam diferentes indicadores fundamentalistas. A construção deste aplicativo é baseada nos fundamentos das Heurísticas de Nielsen. Para manter uma linguagem simples, foi usada a técnica do Plain Language, que visa melhorar o processo de comunicação e entendimento, fazendo com que textos e documentos possam ser entendidos na primeira vez que o público alvo lê ou ouve. Na etapa de finalização e verificação da qualidade do produto criado, uma pesquisa usando formulário foi usada para comparar a qualidade do produto criado e seu concorrente.
