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Navegando por Autor "Florencio, Danilo Magno"

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    O professor diante do quadro de depressão infantil: percepções e desafios no contexto escolar
    (2025-07-29) Florencio, Danilo Magno; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/1716571657917511
    A depressão na infância, um transtorno cada vez mais reconhecido e com impacto no bem-estar emocional e educacional, é o foco deste estudo qualitativo exploratório. A pesquisa analisou a atuação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, investigando suas concepções sobre o transtorno, critérios de identificação e estratégias de suporte. A coleta de dados foi realizada por questionários e entrevistas semiestruturadas com quatro docentes, e a análise baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que as professoras reconhecem a depressão infantil, mas sua compreensão é predominantemente intuitiva e baseada em observação empírica de sinais como isolamento e tristeza, sem o respaldo de protocolos formais ou formação técnica específica. As ações de suporte, em sua maioria, são esforços individuais de acolhimento e encaminhamento externo, como ao Conselho Tutelar, revelando uma notável ausência de suporte institucional na escola. A pesquisa aponta uma lacuna significativa entre a percepção docente e o preparo formal, agravada pela omissão institucional e a ausência de psicólogos escolares, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. O estudo destaca a urgência de políticas públicas que incluam formação continuada em saúde mental infantil para educadores, a efetivação da Lei nº 13.935/2019 com a presença de psicólogos nas escolas, e a implementação de protocolos claros de identificação e encaminhamento. Conclui-se que o bem-estar emocional é intrínseco ao sucesso acadêmico e ao desenvolvimento integral da criança, exigindo uma integração robusta do suporte à saúde mental na missão educacional.
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