Navegando por Autor "Gama, Ywanoska Maria Santos da"
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Item A importância da afetividade no processo de aprendizagem de alunos: a perspectiva de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental(2021-03-01) Santana, Daise Lais Maria de; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/8960124149404969Partindo do pressuposto que segundo Amaral (2000) toda relação é baseada no afeto e a forma com que esse afeto pode influenciar positiva ou negativamente na aprendizagem do aluno, esse estudo teve como objetivo compreender a importância atribuída à afetividade nos processos de aprendizagem por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um grande aparato teórico, em especial Henri Wallon e como metodologia a pesquisa qualitativa com utilização de questionários com as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal do Recife, que a partir das análises efetuadas observou-se que o afeto na relação professor aluno é de grande importância tendo como base a confiança e respeito um pelo outro e principalmente diálogo. Sendo observado a partir das respostas das professoras que a afetividade não se dá apenas no beijo, abraço ou carinho dado ao aluno, mas também no olhar, no ouvir e no diálogo tendo a afetividade como objetivo de desenvolvimento integral do aluno. Por meio desta pesquisa vemos que a afetividade é uma peça fundamental para o desempenho educacional, e que o aluno precisa de amor, afeto, carinho, diálogo, atenção, para poder construir sua identidade e conhecimento, e que todos estes fatores contribuem e tem grande influência no ensino aprendizagem.Item A importância do movimento para o desenvolvimento psicológico da criança na Educação Infantil: o papel da professora nas atividades pedagógicas em sala de aula de uma escola municipal de Olinda(2022-10-03) Morais, Joseana Maria Ferreira de; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/7513998462030643Muitos estudos têm discutido o trabalho pedagógico na Educação Infantil, valorizando essa etapa do ensino no desenvolvimento da criança. A dimensão do movimento corporal tem sido destacada por autores diversos a partir da abordagem teórica de Henri Wallon, dentre eles destacamos Mahoney e Almeida (1996) ; Galvão (1996); Cintra (2017). Além disso, o tema é amplamente abordado nas discussões sobre currículo nessa etapa do ensino. Nosso referencial teórico foi desenvolvido a partir desses autores. O presente estudo tem por objetivo analisar a importância atribuída ao movimento das crianças por professoras da Educação Infantil no planejamento e construção de suas práticas pedagógicas. De forma mais específica, buscamos: 1) Identificar concepções das professoras sobre a importância do movimento da criança da Educação Infantil, para seu desenvolvimento sociocognitivo; 2) Verificar as atividades envolvendo o movimento das crianças e consideradas mais importantes pelas professoras ao planejar sua prática pedagógicas e 3) Analisar os aspectos do desenvolvimento sociocognitivo associado pelas professoras à estimulação do movimento na prática pedagógica com crianças da Educação infantil. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu observação em duas salas de aula da Educação Infantil e entrevistas semi-estruturadas com as duas professoras participantes. Realizamos a análise dos dados na perspectiva de Bardin (2011) através da análise de conteúdo. Os resultados nos apontam que as professoras compreendem a necessidade e importância do movimento corporal livre, mesmo que planejando de formas diferentes as atividades para serem executadas pelas crianças. Concordam que tais atividades associam-se ao desenvolvimento e que preparam para diversos aspectos da vida social da criança, uma vez que tem regras a serem seguidas, a relação com o outro (professor e colegas) e com o meio; para além disso, acreditam, as professoras, que as brincadeiras estimulam o cognitivo uma vez que tem práticas que trabalham os diversos repertórios do movimento corporal da criança. Parece haver uma associação entre a concepção de movimento e a de coordenação motora, por vezes uma sendo usada como sinônimo da outra. Observamos que as práticas oscilam entre limitar os espaços de atividades e permitir o brincar livremente sem o acompanhamento docente. Sobre isso, vemos que se faz necessário, no fazer pedagógico, ponderações em busca de um equilíbrio.Item Brincadeiras de tradição oral para curtir com as famílias(Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas; EDUFRPE, 2020) Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; Santos, Carmi Ferraz; Cordeiro, Dilian da Rocha; Silva, Fabiana Cristina da; Salvador, Maria Aparecida Tenório; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; Soares, Michelle Beltrão; Souza, Sirlene Barbosa de; Gama, Ywanoska Maria Santos daItem Concepções construtivistas e suas influências nas práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Camaragibe - PE(2023-09-05) Silva, Lilian Kelly Batista da; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/0190339222776366A presente pesquisa tem o propósito de analisar as práticas de ensino, à luz das contribuições do construtivismo para o planejamento e desenvolvimento, de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Mais especificamente procuramos analisar como as professoras relacionam seus planejamentos com os fundamentos teóricos que embasam suas práticas; identificar na rotina da sala de aula e na dinâmica das atividades realizadas aspectos que se aproximem da perspectiva construtivista e identificar concepções das professoras sobre a aprendizagem. Pesquisa de natureza qualitativa foi realizada em uma escola municipal na cidade de Camaragibe, com duas professoras do 1º ano do ensino fundamental, utilizando como instrumento de acesso aos dados a observação de suas aulas e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados obtidos foi feita tendo como parâmetro a análise de conteúdo. Observamos que uma influência teórica não é uma aplicação direta, mas se dá nas entrelinhas das escolhas e posicionamentos frente aos processos de ensino, baseadas em concepções construídas ao longo da trajetória de cada docente. Embora as professoras não associem diretamente suas práticas à teoria, nós vemos que vão consolidado nas práticas em alfabetização uma influência do construtivismo, fruto das teorias piagetianas, de forma indireta, na maioria das vezes nem mesmo percebidas por elas. Percebemos que as professoras buscam uma coerência na compreensão da individualidade dos alunos, nos níveis de aprendizagem, com as propostas pedagógicas que realizam em sala de aula. Outra questão evidente é a forma que as professoras se posicionam frente ao erro, de forma problematizadora, o que faz o aluno repensar suas hipóteses e formular uma nova até encontrar a correta. A valorização da autonomia dos alunos também aparece de forma evidente, os alunos podem se expressar, se organizam sozinhos, recebem instruções para ajudar os outros colegas. Trazendo a ideia de construção não só dos conhecimentos escolares, mas que vai além disso, constroem afetividade, empatia e autonomia para pensar e resolver situações de conflitos. Os sujeitos se apropriam de forma diferente das teorias, e isso pudemos verificar com as professoras que participaram da pesquisa, com formas diferentes de aplicar a compreensão que constroem das teorias em sua prática, mesmo que de forma indireta e ressignificada no cotidiano da sala de aula.Item O olhar docente sobre as relações entre avaliação e aspectos socioemocionais dos estudantes(2025-07-29) Brandão, Maria Eduarda Silva; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/4792394204301905O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental sobre os processos avaliativos e seus reflexos no comportamento das crianças em uma escola da rede municipal do Recife. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos a observação, realizada em sala de aula no período de semana de provas com duração de 4 dias, e uma entrevista semiestruturada com a docente regente. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (2011). Os resultados revelam uma tensão entre o discurso pedagógico da professora, alinhado a uma perspectiva formativa, e a prática, guiada por uma cultura escolar classificatória e por avaliações externas. Essa dinâmica resulta em impactos significativos nos estudantes, como o desenvolvimento de uma relação utilitarista com o conhecimento, a internalização da percepção de incapacidade, a criação de estigmas sociais em sala de aula e a manifestação de ansiedade e desengajamento. Verificamos que no cenário investigado, a avaliação tem operado mais como um instrumento preparatório do que como uma ferramenta mediadora da aprendizagem, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas que priorizem o acolhimento e a formação integral do aluno.Item O professor diante do quadro de depressão infantil: percepções e desafios no contexto escolar(2025-07-29) Florencio, Danilo Magno; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/1716571657917511A depressão na infância, um transtorno cada vez mais reconhecido e com impacto no bem-estar emocional e educacional, é o foco deste estudo qualitativo exploratório. A pesquisa analisou a atuação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, investigando suas concepções sobre o transtorno, critérios de identificação e estratégias de suporte. A coleta de dados foi realizada por questionários e entrevistas semiestruturadas com quatro docentes, e a análise baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que as professoras reconhecem a depressão infantil, mas sua compreensão é predominantemente intuitiva e baseada em observação empírica de sinais como isolamento e tristeza, sem o respaldo de protocolos formais ou formação técnica específica. As ações de suporte, em sua maioria, são esforços individuais de acolhimento e encaminhamento externo, como ao Conselho Tutelar, revelando uma notável ausência de suporte institucional na escola. A pesquisa aponta uma lacuna significativa entre a percepção docente e o preparo formal, agravada pela omissão institucional e a ausência de psicólogos escolares, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. O estudo destaca a urgência de políticas públicas que incluam formação continuada em saúde mental infantil para educadores, a efetivação da Lei nº 13.935/2019 com a presença de psicólogos nas escolas, e a implementação de protocolos claros de identificação e encaminhamento. Conclui-se que o bem-estar emocional é intrínseco ao sucesso acadêmico e ao desenvolvimento integral da criança, exigindo uma integração robusta do suporte à saúde mental na missão educacional.Item Relações entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores da sala regular na inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula de EJA(2023-09-14) Almeida, Marcos Afonso Monteiro de; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/3597509026061375Historicamente o sistema educacional pertencia apenas aos “iguais”, incluir os jovens adultos e idosos e, também, as pessoas com deficiência acarretou nas reflexões que impulsionam as reformulações das práticas educativas, propostas curriculares e, sobretudo, nas políticas públicas. Este estudo de caso de caráter qualitativo buscou analisar a construção de práticas educativas inclusivas na EJA a partir da articulação entre profissionais envolvidos (professor da turma, professor do AEE, auxiliar do AEE) em uma escola municipal do Recife e, tecendo a relação dessas práticas com os direcionamentos propostos nos documentos “Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, Educação dos Jovens e Adultos e do decreto de Lei nº 36.306”. Neste contexto, fizemos uso da análise documental e da entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados, assim, percebemos o esvaziamento das políticas educacionais quando relacionadas ao cotidiano escolar e a fala recorrente das participantes da pesquisa sobre a falta de momentos de interação entre as práticas educativas estudadas, além da falta de formação continuadas para os profissionais que compõem as instituições escolares.Item Saúde mental e início da vida acadêmica no ensino superior: um olhar sobre estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE(2021-03-05) França, Cibelle do Nascimento; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/7159830181062740Este estudo buscou compreender que mudanças relacionadas à saúde mental são apontadas por estudantes dos períodos iniciais do Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade presencial), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As 19 estudantes participantes responderam a um questionário disponibilizado na plataforma do Formulários Google, e divulgado por meio de rede social que o curso investigado utiliza, e-mail pessoal e coletivo das turmas. Resultados principais apontaram alterações no humor, reações desproporcionais diante das dificuldades acadêmicas como sintoma recorrente. Um outro aspecto relevante levantado está relacionado a família e a rede de amigos, atuando como sistema protetor. Estes resultados apontam a importância para o aprofundamento desta temática, tornando-a objeto de reflexão nas universidades, favorecendo o aprimoramento de políticas e serviços de apoio psicológico aos discentes, e uma melhor divulgação dos serviços já existentes, visando a prevenção e promoção de saúde mental no ambiente acadêmico.
