Navegando por Autor "Gonçalves, Érica Diniz Abrantes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins(2022-06-18) Gonçalves, Érica Diniz Abrantes; Santos, Maria Lucivânia Souza dos; Dominici, Tânia Pereira; http://lattes.cnpq.br/0202840339575079; http://lattes.cnpq.br/0559225106640337; http://lattes.cnpq.br/3530135265961814A poluição luminosa e seus impactos negativos nos mais diversos âmbitos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas e pouco discutido na literatura acadêmica. Isso é um problema uma vez que, a maneira como convivemos com a iluminação artificial hoje é insustentável, sendo necessária a conscientização urgente sobre tal problemática. Pensando nisso, buscamos nesta pesquisa discutir a problemática da poluição luminosa, propondo atividades de conscientização sobre os impactos da mesma para serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental II (8º e 9º anos) e do ensino médio. Também construímos um guia didático para educadores de Astronomia e áreas afins, com informações, sugestões de atividades, experimentos e ações sobre a temática da poluição luminosa. A pesquisa aqui apresentada se enquadra no campo da pesquisa qualitativa, uma vez que buscamos analisar que efeitos a conscientização sobre os impactos da poluição luminosa pode causar em ambientes de educação formal e não-formal. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário inicial, diário de campo e materiais construídos para utilização em palestras, oficinas e encontros que ocorreram no decorrer da pesquisa de campo. A análise dos dados coletados a partir desses instrumentos demostrou que a poluição luminosa e seus impactos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas, sendo necessário a ampliação das discussões sobre a temática, especialmente nos espaços educativos, de forma a estimular a conscientização sobre os seus impactos negativos e mostrar de que maneiras podemos contribuir para minimizar o problema.
