Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Alaide Cecília de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE
    (2021-03-23) Lima, Alaide Cecília de; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/2160149549829088
    Este trabalho tem por objetivo analisar como bolsistas do PIBID compreendem as histórias em quadrinhos (HQs) como recurso para o ensino de Matemática, após participarem de um minicurso voltado para sua formação docente sobre este tema. A abordagem foi realizada, no formato remoto, ministrado pelos participantes do grupo Neuromatemática. Como referencial teórico seguimos algumas contextualizações para o ensino de Matemática como: práticas sociais; articulações internas à matemática; história da matemática e articulações com outras áreas do conhecimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir do “Ciclo de Oficinas - PIBID MATEMÁTICA EM FOCO” realizado pela coordenação do curso de Matemática. A metodologia ocorreu por intermédio de um questionário sobre o conhecimento dos participantes do minicurso a respeito de HQs, realizado no Google Forms seguido do minicurso realizado na plataforma Google Meet que ocorreu em dois momentos. O primeiro foi discutido a importância das HQs envolvendo os diferentes tipos de contextos e a apresentação da ferramenta digital, Pixton, para a criação de HQs; no segundo momento os participantes trouxeram suas HQs produzidas no Pixton. Os resultados apresentados foram referentes à coleta de dados do questionário, as produções dos participantes e aplicação desenvolvida pelos bolsistas na escola participante do programa, utilizando sequências didáticas respeitando as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão