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Navegando por Autor "Lins, Rafaela Rodrigues"

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    A evasão escolar no ensino superior : uma análise acerca dos cursos de Bacharelado em Administração
    (2023-11-01) Andrade, Daniel Silva de; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
    A presente revisão bibliográfica explora a evasão escolar no ensino superior, centrando-se especificamente nos cursos de bacharelado em Administração. Através de um exame rigoroso de literaturas acadêmicas, o trabalho visa compreender os principais fatores que contribuem para a desistência dos estudantes nesse contexto específico. O referencial teórico-metodológico adotado é de natureza qualitativa, com base em uma análise sistemática de artigos, teses, dissertações e relatórios publicados em bases de dados reconhecidas. Os resultados revelam que a evasão em cursos de Administração pode ser influenciada por uma combinação de fatores socioeconômicos, pedagógicos e institucionais. Desafios como a inadequação entre expectativas dos estudantes e realidade do curso, falta de preparo para a carga acadêmica e problemas financeiros emergem como razões preponderantes para a desistência. O estudo sugere a necessidade de estratégias integradas por parte das instituições de ensino superior para combater a evasão, levando em consideração a complexidade e multifatorialidade do fenômeno.
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    A qualidade da saúde pública: um direito do povo brasileiro
    (2021-08-24) Aguiar, Vilma Karla da Silva; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/9493915509341327
    A excelência em Qualidade na Gestão da Saúde Pública é algo que não combina com a realidade que se vive nos dias de hoje no Brasil. Na atualidade o sistema único de saúde enfrenta uma serie de problemas que afeta consideravelmente a oferta de seus serviços. Neste sentido a presente pesquisa tem o objetivo de analisar a qualidade dos serviços prestados na Saúde Pública e quais os efeitos da utilização das ferramentas da qualidade. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com respaldo em pesquisadores, onde se procurou analisar a não utilização das ferramentas da qualidade na gestão da saúde pública e a falta de preparo dos gestores. O presente estudo permiti compreender a importância da implantação de ferramentas de gestão de qualidade. Acredita-se que estes achados possam contribuir para o desenvolvimento de futuros trabalhos, além de fornecer subsídios para a reorganização de atividades na área do sistema único de saúde.
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    Corrupção na administração pública brasileira : uma análise do período da pandemia da COVID 19 (2020 a 2023)
    (2024-12-07T03:00:00Z) Mata, Dálet Gomes; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
    Durante a pandemia de COVID-19, o Brasil enfrentou uma série de escândalos de corrupção na administração pública, envolvendo a compra e distribuição de insumos médicos, como respiradores e vacinas. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as práticas de corrupção na administração pública brasileira durante a pandemia da COVID-19, identificando as principais irregularidades, seus impactos na gestão da saúde pública e as medidas adotadas para mitigar esses desvios. A pesquisa justificou-se pela necessidade de compreender como práticas ilícitas em situações de emergência podem comprometer a gestão. A metodologia centrou-se em uma abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica, focada no período de 2020 a 2023. A pesquisa apontou a necessidade urgente de mecanismos de controle mais robustos, maior fiscalização e políticas de governança que impeçam a repetição de tais práticas corruptas, especialmente em momentos de crise, quando os recursos públicos são ainda mais essenciais.
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    Educação Ambiental: uma abordagem nas escolas municipais de Limoeiro-PE
    (2019) Correia, Elica Dalila Dantas; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/3029848945546469
    Diante dos problemas ambientais que tem ocorrido, a Educação Ambiental vem sendo motivo de grandes discussões no cenário político mundial. Diversos eventos foram realizados no intuito de promover mudanças na forma como o ser humano se relaciona com a natureza. Observando a importância que aescola tem na propagação do ensino e na formação de cidadãos mais éticos, críticos e responsáveis, viu-se a necessidade de pesquisar como escolas municipais de Limoeiro-PE tem contribuído na disseminação da Educação Ambiental. O objetivo desse trabalho foi investigar a forma de atuação da Educação Ambiental nas escolas do município de Limoeiro-PE através da aplicação de um questionário com discentes e docentes das escolas que fizeram parte da pesquisa. Após as análises, constatou-se que todas as escolas abordam a Educação Ambiental e a metodologia de abordagem mais citada pelos alunos e professores foi a aula expositiva. A pesquisa mostrou que a abordagem interdisciplinar da temática precisa ser melhorada, visto que nem todos os professores trabalham essa temática em suas aulas, isso se comprova quando os alunos apontam geografia e ciências como as que mais abordam a temática. Também foi apontado pelos professores que há uma carência do oferecimento de capacitação direcionada a temática pelo município.
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    FUNDEB: uma análise no município do Recife – PE
    (2021) Matos, Marcela Pereira; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/8679349200972350
    A oferta educacional foi construída ao longo dos anos na história superando desafios da desigualdade assistencial existentes no país. Por ser considerada uma área que reflete a desigualdade social, a educação básica é marcada pela disparidade na oferta, qualidade e de recursos, e, por esse motivo algumas áreas do território brasileiro não recebem o atendimento prescrito na Constituição Federal. Objetivando superar esse problema o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é o instrumento de financiamento com aplicação exclusiva na manutenção, no desenvolvimento da educação básica pública e na valorização dos profissionais da educação. Por tanto, esse estudo buscou descrever o Fundeb e analisar seu repasse as escolas que recebem o fundo no município do Recife - Pernambuco. A metodologia adotada foi um estudo descritivo de abordagem qualitativa, construído por entrevistas semiestruturadas realizadas com dirigentes de escolas conveniadas tipo comunitária do município e análise documental. Após a análise das entrevistas pode-se concluir que as dirigentes não possuem conhecimento sobre o recebimento do Fundeb para a escola. Também, a partir da análise documental, houve o entendimento de que em Recife há um crescimento de matrículas e valores Aluno/Ano referentes as escolas conveniadas, tipo comunitárias na cidade.
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    Gestão pública em perspectiva: desafios e inovações na administração pública brasileira
    (Conexões Publicações, 2025) Mulatinho, Caio Eduardo Silva; Lins, Rafaela Rodrigues; Quevedo, Andressa Pacífico Franco
    É com imensa satisfação que apresentamos esta coletânea, fruto do esforço, dedicação e excelência acadêmica dos(as) discentes, orientadores(as) e membros de bancas do Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Este rojeto nasce da vontade de valorizar e compartilhar o conhecimento produzido durante as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que representam um marco importante na trajetória de nossos(as) alunos(as) e na construção do saber científico na área de Administração Pública. Os trabalhos selecionados para esta coletânea exploram uma variedade de temas, demonstrando o compromisso dos(as) discentes com a busca por soluções inovadoras e impactantes.
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    Licitação em municípios: um estudo acerca da percepção do cidadão no município de Camaragibe-PE
    (2018) Santos, João Paulo Gonçalves Teobaldo dos; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
    Este artigo tem o objetivo de analisar os tipos de licitações executadas no munícipio de Camaragibe-PE e percepção dos munícipes sobre esse assunto. Licitações públicas podem ser definidas como uma espécie de procedimento administrativo, fundamentado nos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, entre outros. A finalidade desse trabalho é possibilitar ao leitor a necessidade de entender o conceito e o interesse dos munícipes referente às licitações no município de Camaragibe-PE, tendo em vista que a licitação é considerada uma ferramenta de controle dos recursos públicos, evitando corrupção, gastos indevidos do erário público e aos munícipesproporcionar o conhecimento de que as verbas públicas serãoalocadaspara propor interesse comum.A pesquisa foi desenvolvida em Camaragibe, onde para que fosse possível atingiros objetivos foi aplicado um questionário a população com perguntas fechadas a fim de apurarqual o nível deconhecimento sobre licitações possui os entrevistados.Por fim, esse trabalho acadêmico ofereceu uma visão de que como a população deseja conhecer as aplicações dos recursos públicos, observando-se as leis e verificar se foram cumpridas, com o propósito de combater mau uso dos recursos públicos ou fraudes nas licitações.
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    Políticas públicas para o autismo na primeira infância : uma análise da experiência do município do Recife em Pernambuco
    (2024-11-28T03:00:00Z) Moura, Priscila Soares Ferreira; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/6774814176694457
    Este estudo avalia a gestão pública municipal do Recife no tratamento de crianças autistas não verbais, com foco no Centro de Referência da Primeira Infância (C.R.I.A.R.). A análise identifica lacunas nas políticas públicas e na capacitação de profissionais, impactando a qualidade e a acessibilidade das intervenções. Apesar de iniciativas promissoras, a falta de integração e continuidade nos serviços prejudica o diagnóstico precoce e o suporte adequado às famílias. A pesquisa sugere a necessidade de uma gestão pública mais eficiente e coordenada, que assegure o acesso universal a tratamentos especializados, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento pleno dessas crianças. Conclui-se que a eficiência da gestão pública é essencial para o sucesso das políticas voltadas ao autismo na primeira infância, sendo necessário maior investimento em formação, recursos e monitoramento de políticas.
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    Programa Mais Médicos: um estudo de caso nos municípios de Carpina-PE
    (2019) Souza, Thamyrys Emmanuelly dos Santos; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/7289170665244423
    A atenção à saúde e os princípios do SUSforam construídos ao longo da história, superando os antigos modelos médicos assistenciais vigentes no Brasil. Por ser considerada uma área que refletea desigualdade social, a saúde é marcada pela disparidade na distribuição de profissionais e recursos, e, por este motivo algumas áreas do território brasileiro não recebem o atendimento preconizado na Constituição Federal. Visando superar este problema a Lei nº 12.871/13 instituiu o Programa Mais Médicos. Este estudo buscou analisar o PMMe o impacto causado da saída dos médicos cubanos no município de Carpina –PE. A metodologia adotadafoi um estudo descritivo de abordagem quanti-qualitativa constituído por entrevistas semiestruturadas realizadas comusuários de uma Unidade Básica de Saúdedo município. Após a análise das entrevistas pode-se concluir que os usuários possuíam uma percepção positiva em relação à atuação dos médicos cubanos no Programa Mais Médicos. Também houve o entendimento de que a saída doscubanos do PMM teve um impacto negativo no município de Carpina. Mesmo assim, notou-se que o PMM éuma importante estratégia para superar o déficit de médicos no SUS tendo um papel fundamental na ampliação do acesso à saúde e no fortalecimento da atenção primária no país.
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    Saúde pública: o papel do gestor de pessoas
    (2022-07-14) Rodrigues, Anderson Valeriano Alves; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
    Dentro de muitos sistemas de saúde em todo o mundo, a atenção crescente está sendo focada na gestão de recursos humanos. Tanto o número como o custo dos consumíveis de cuidados de saúde (medicamentos, próteses e equipamentos descartáveis) estão a aumentar consideravelmente, o que por sua vez pode aumentar drasticamente os custos dos cuidados de saúde. Em sistemas com financiamento público, os gastos nessa área podem afetar a capacidade de contratar e manter profissionais eficazes. Tanto nos sistemas financiados pelo governo quanto nos pagos pelo empregador, as práticas de gestão de recursos humanos devem ser desenvolvidas para encontrar o equilíbrio adequado entre a oferta de força de trabalho e a capacidade desses profissionais de praticar de maneira eficaz e eficiente suas funções. Um praticante sem ferramentas adequadas é tão ineficiente quanto ter as ferramentas sem o praticante. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar o papel do gestor na gestão de pessoas na saúde , assim como verificar como uma boa gestão pode contribuir a satisfação no trabalho. Conclui-se que, uma vez que todos os cuidados de saúde são prestados por e para as pessoas, é necessária uma forte compreensão das questões de gestão de recursos humanos para garantir o sucesso de qualquer programa de cuidados de saúde. Mais iniciativas de recursos humanos são necessárias em muitos sistemas de saúde, e pesquisas mais extensas devem ser conduzidas para trazer novas políticas e práticas de recursos humanos que beneficiarão indivíduos em todo o mundo. Por fim, a gestão de recursos humanos é importante para o sucesso de qualquer organização de saúde. Em tempos de crise, como a pandemia do COVID-19, esses profissionais cumprem um papel ainda mais indispensável.
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